Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 31 de outubro de 2010

Cruzamento

Para produzir uma boa mula, é preciso ter sensibilidade a fim de escolher os melhores pais, uma artimanha para fazer com que um jumento tenha atração por uma égua e sorte para a hibridação dar certo.

 

O melhor é usar um jumento e uma égua e não o contrário, por alguns motivos. Os jumentos em geral são mais férteis que os cavalos. Porém, o cérvice (equivalente ao colo do útero) dilatam menos que os dos cavalos, quando no cio. Portanto, a chance de haver fecundação no cruzamento de um cavalo com uma jumenta é menor do que de um jumento com uma égua.

 

Para atrair jumentos e éguas, diferentes artifícios são usados. Conta-se que, antigamente, matava-se o potro e colocava-se o jumentinho para mamar na égua, uma crueldade totalmente desnecessária. Um método utilizado hoje em dia consiste em desmamar o jumento com cerca de seis meses de idade e coloca-lo junto a uma potra da mesma idade. Os dois carentes da mãe, acabam se aproximando.

 

Quando o jumento começa a manifestar libido, ele é colocado no meio das éguas adultas, não permitindo que cubra uma jumenta pelo menos até os seis anos de idade.

 

O resultado desse cruzamento é um animal estéril, embora raras vezes uma mula ou um burro possam procriar. No caso do burro (estéril ou não), costuma-se castra-lo cedo para que fique com boa índole.

Um comentário: