Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 30 de outubro de 2010

Raças de Jumentos – Parte 21

Mais uma raça para vocês conhecerem…
  • Provence (Provença) / Migração / Aries / Crau / Savoie

    image_thumb411

    É uma raça única de jumentos originária das regiões francesas de Basse-Provence, Haute-Provence e Dauphine. A raça foi desenvolvida por pastores de ovelhas para ajudá-los nos cuidados e manejo das ovelhas, desde o século 15 são usados para manejo de pastagem das ovelhas entre Basse-Provence  e as montanhas de Haute Provence. A raça também é conhecida como Jumento de Migração (porque ajuda os pastores a migrar os animais de um pasto a outro), Jumento Aries, Jumento Crau e Jumento Savoie (Ane d'Arles; Ane de berger; Ane de la Crau; Ane de Savoie; Ane de transhumance; Ane gris de Provence; Provence; Savoie; Savoy-Esel).

     

    Desde as invenções dos automóveis e dos trens, o número de animais desta raça caiu dramaticamente. No final do século 19, um censu na regial de Provença registrou 13,000 jumentos, mas em 1956 esse número caiu para 2000 donkeys. Em 1993 foi registrada a existência de apenas 330 jumentos Provence.

     

    Jumentos Provence são conhecidos pela formação sólida, ossatura forte e temperamento calmo e paciente. Os pés são bem grandes para um jumento, o que os ajuda a dar passos certos até mesmo em terrenos difíceis, isso os torna ideias para serem usados pelos pastores que os criam. Cabeça larga e retilinea bem implantada em um pescoço grosso e forte.

     

    A pelagem é acinzentada, variando do claro ao escuro, algumas vezes com matizes rosadas. Eles devem possuir uma cruz escura e bem definida nas costas e ombros, frequentemente também possuem listras de zebra nas pernas. Tipicamente também tem a pelagem branca na região ao redor dos olhos e do focinho, suas orelhas quase sempre tem uma coloração marrom ou avermelhada.

    image_thumb181

    Os machos medem em média 120 cm a 135 cm e as fêmeas 117 cm a 130 cm na idade adulta.

     

    A associação dos jumentos de Provença foi fundada em 22 de dezembro de 1992, por criadores e entusiastas, com o propósito de divulgar conhecimento e preservar essa raça única. Em 18 de dezembro de 1995 a Coudelaria Nacional Francesa  incluiu o jumento de Provence a sua lista de raças reconhecidas. 

     
    A contagem do rebanho em 2004 teve os seguintes resultados:

    Total (2004): 190

    Reprodutores: 33

    Matrizes 157

    Animais registrados no livro genealógico: 97

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário