Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como criar jumentos?

Muitas pessoas criam jumentos, é um mercado em plena ascenção. Existem muitos iniciantes entrando para o ramo precisando de instruções, então aqui vão algumas dicas:

  1. Passo 1

    Encontre jumentas de qualidade com pelo menos 3 anos de idade, não é aconselhavel cruzar um animal mais novo, uma jumenta só atinge a maturidade dos 3 aos 5 anos.

  2. Passo 2

    Obtenha um jumento de qualidade. Se achar que não tem jumentas suficientes para manter um jumento você pode levar sua jumenta para cruzar em outra propriedade (vários planteis oferecem esse serviço), pegar emprestado um jumento, ou fazer inseminação. Lembre-se que um reprodutor precisa de cuidados e instalações adequadas. 

  3. Passo 3

    Observe quando a jumenta entra em cio, procure por sinais de que esteja pronta. Jumentas abrem a boca e fazem movimentos de mastigação, como se estivessem mascando chiclete. As orelhas caem para trás e elas urinam em certas posições. Isso significa que ela está no cio e pronta para a cruza. Algumas jumentas só mostram esses sinais se estiverem perto de um jumento.

  4. Passo 4

    Peça ao seu veterinário para fazer um exame nos animais antes da cruza para ter certeza que ambos estão com boa saúde e aptos a cruza (caso um dos animais tenha vindo de fora da sua fazenda, ou tenha tido contato com algum animal de fora, é importante fazer um exame de AEI).

  5. Passo 5

    Você pode deixar os animais soltos em um pasto para fazerem a cruza natural, ou você pode fazer uma cruza controlada. A cruza natural dá menos trabalho, mas corre o risco de algum dos animais se machucar. A cruza controlada reduz o risco de acidentes e lhe dá a certeza que eles realmente cruzaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário