Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Idade para treinamento de Equídeos

Idade para treinamento de Equídeos - Sugestão do Sr. Rivaldo Nunes da Costa

Prezados Criadores

A Associação Brasileira dos Criadores do Jumento da Raça Pêga se constitui de um grupo de pessoas que respeitam o Jumento e os muares e preocupam com sua evolução. É muito interessante observar que um criador, muladeiro ou proprietário de um muar, que se preza, não monta em seu animal sem prepará-lo adequadamente, rasqueando, limpando seus cascos, amarrando a cauda, conferindo toda a tralha.

Isto é muito importante em termos de cultura eqüestre, de valorização das pessoas e dos animais. Por falar em respeito ao animal, temos que nos preocupar com alguns aspectos relacionados aos muares. Foram feitas algumas alterações no regulamento de exposições e concursos sobre idade dos animais.

Os eqüídeos de forma geral devem ser montados aos três anos de idade, quando seu desenvolvimento ósseo, muscular e tendíneo sustentam o trabalho sem riscos para seu corpo. O aspecto fundamental para esta orientação é o Fechamento das Placas de Crescimento Epifisário, comprovada através da avaliação radiológica das articulações do Carpo ou Tíbia.

O animal vai continuar crescendo, desenvolvendo sua musculatura e comportamento, adaptando sua estrutura ao trabalho que será submetido. Mas podemos iniciar a doma dos muares no dia que nascem, sem problemas e isto é muito saudável e gratificante, a doma é a conquista da confiança do animal.

Portanto não precisamos preocupar de amansar os animais antes de três anos de idade, justificando que depois fica mais difícil, porque o animal fica mais forte para “quebrar”, este é outro aspecto que temos que avaliar. Animal não precisa ser quebrado, tem é que obedecer aos comandos do cavaleiro, o método quanto mais suave, melhor.

O animal pode ser trabalhado do chão antes dos três anos, por vários métodos, cabresteado ou charreteado, mas só deve ser montado após os três anos, assim teremos um muar com uma vida útil mais longa. Temos vários exemplos de cavalos e mulas que foram vítimas da ansiedade ou desconhecimento de seus proprietários e após pouco tempo de trabalho apresentam lesões de articulações, sensibilidade na coluna, menor desempenho de suas funções e com isto seu valor comercial é menor. Raros são os animais que passam dos 10 anos sem problema. E isto é muito sério.

Um animal fica pronto aos 6 anos de idade, se for iniciado seu trabalho aos três anos, nesta idade ele está maduro, com seu desenvolvimento completo, suas estruturas físicas adaptadas ao exercício, está um animal direito no trabalho, confiável.

Com isto devemos levar nossas mulas, burros e jumentos montados em exposições, por volta dos 39 meses em diante, assim já teremos preparado os animais e condicionados ao trabalho, porque você pode montar um burro ou cavalo em um dia, mas você não condiciona ao trabalho em menos de três meses. Antes disso ele poderá ter prejuízos em sua estrutura óssea, muscular ou tendínea pelo resto da vida.

Estamos fazendo um trabalho de avaliação da maturidade óssea dos muares e jumentos para uma comprovação destes aspectos na Raça Pêga. No próximo ano apresentaremos os resultados.

 

Autor: Dr. Rivaldo Nunes da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário