Para quem não fala inglês coloquei um resumo abaixo do video.
Essa égua não é agressiva quando foge, mas fica meio desorientada pois é um lugar estranho para ela. Por isso é importante deixar que o animal se acostume (por 3 ou 4 dias) com o local em que vai treina-lo antes de começar o treinamento.
Devemos acostuma-los a correr para os dois lados, pois animais em fuga gostam de investigar todas as possibilidades e em um curral circular eles só tem duas direções disponíveis.
Uso uma corda leve pois caso bata nela não irá causar nenhuma dor. Dor é algo que não queremos que ela sinta nesse momento, pois ela não viria ao meu encontro nesse caso.
2min – Agora que fizemos ela rodar nas duas direções e vamos tirar a pressão para que ela permita a aproximação. Quando ela abaixa a cabeça é sinal que está quase aceitando a aproximação (mastigação e lambida é outro sinal).
Como proximo passo vou ficar parado passivamente, de lado e desviar meus olhos para lonje dos olhos dela, quando ela chega perto me viro devagar e esse é o momento de toca-la. Converso com ela, convido ela para encostar no meu peito. Não encaro ela, desvio o olhar para baixo. Saio para ver se ela me segue.
6min – Vou tentar pegar nas pernas dela, sem nada para segura-la, esperando que ela fique comigo. Quando for colocar a sela quero que ela fique parada por que quer e não porque estou forçando. Essa é a primeira sela dela.
9min – Ela está parada sem ser foçada, esses movimentos são possiveis se você ganhar a confiança do animal.
10min - Vou desamarrar a corda agora, não me importo que ela pule um pouco, já é esperado.
20 min- Primeiramente eu só quero que ela sinta o peso dele, se ela decidir pular ele pode sais fácilmente.
Todo esse processo foi feito em apenas 23 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário