Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cuidados com os Cascos 2

ALTERAÇÕES FREQUENTES DOS CASCOS

RANILHA PODRE
image

É importante que o tratador saiba identificar o apodrecimento da ranilha, cuja origem está na falta de limpeza e tratamento dos cascos.
Caracteriza-se pelo amolecimento e decomposição da ranilha, podendo atingir camadas mais profundas do casco, que exala um cheiro típico e se desfaz.


TRATAMENTO
Deve limpar-se cuidadosamente os cascos, retirando todas as partes podres para fazer aparecer tecido são. Se o animal for confiante, poderá inclusivamente lavar-se o casco por baixo com água, à mangueira, e Sabão Betadine (frasco encarnado), medicamento de venda livre à base de iodo, passando-se abundantemente por água. Seguidamente e após o casco estar enxuto, aplicam-se algodões embebidos com Solução Betadine (frasco amarelo). Estes algodões devem ser substituídos todos os dias ou mesmo duas vezes ao dia, durante 10 a 15 dias. Quando as lacunas da ranilha, por estarem muito danificadas, não mantêm os algodões no sítio, aplica-se a Solução Betadine directamente no casco, mais vezes ao dia. Alternativamente poderá utilizar-se um produto do tipo "Licor de Villate", à venda nas lojas de produtos para cavalos, dado que as farmácias já não fazem preparados. O animal deverá ser instalado num local seco e frequentemente limpo. Se o casco estiver muito afectado, doloroso, ou o animal coxear suspeitando o tratador que foram atingidas estruturas internas, melhor será consultar um Veterinário que avaliará a situação.

SEIMAS

image 

Seimas são fissuras na muralha do casco. A sua prevenção depende em grande parte do tratador. A sua cura, não. As seimas que começam na parte de baixo, como a da figura, são devidas à consistência frágil e seca do casco, pelo que nunca é demais frisar a vantagem da limpeza diária e tratamento preventivo dos cascos com unturas. Outra das razões para o seu aparecimento é a falta ou incorrecto aparamento dos cascos. As seimas que começam em cima, junto da coroa do casco, são devidas a feridas da coroa cuja consequência é o deficiente crescimento do casco nessa região. Assim, o tratador deve estar especialmente atento a feridas na coroa do casco, mesmo que pequenas. A sua boa lavagem e desinfecção são essenciais. O tratamento de seimas exige a chamada de um Ferrador que saberá como proceder. Seimas infectadas, contudo, podem ter como consequência a formação de um abcesso no interior do casco que só poderá ser tratado por um Veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário