Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Anemia Infecciosa Equína -AIE


O que é AIE?
A Anemia Infecciosa Eqüina ou AIE é uma doença de evolução lenta causada por um vírus que ataca os cavalos, jumentos, burros e mulas de qualquer idade.


A AIE tem cura?
Não existe cura nem vacina contra essa doença, por isso, a prevenção e a conscientização são as maneiras mais eficazes de combater a doença.
Essa doença enfraquece progressivamente o animal, diminui sua capacidade de trabalho e possibilita o aparecimento de outras doenças, o que pode  levá-lo à morte.


Como se transmite a AIE?
A transmissão ocorre de um animal doente para um animal sadio através:       
• Da picada de insetos como mutucas e moscas do estábulo;
• De objetos contaminados como: agulhas, seringas, cabrestos, freios, esporas, arreios, material de casquear,  etc.;
• Da monta natural (coito).


Quais são os sintomas da AIE?
Os sintomas apresentados são:
- Febre não contínua, de 40 a 41°C;
- Pontos vermelhos (hemorragias) embaixo da língua;
- Anemia de moderada a severa;
- Inchaço na região ventral do abdômen;
- Redução ou perda de apetite;
- Cansaço;
- Sangramento nasal.

 IMPORTANTE:
- A AIE não é transmitida ao homem.
- O animal doente pode não apresentar sintomas.


Quais são os prejuízos causados pela AIE?
Os animais doentes são impedidos de participar de eventos esportivos, exposições e feiras de animais. Os animais doentes têm maior facilidade para contrair outras doenças. Diminuição da força de trabalho, exigindo a aquisição de novos animais. Aumento da mortalidade e diminuição do nascimento de potros. Não há tratamento para esta doença.


O que devemos fazer para prevenir a AIE?
Faça EXAMES para AIE em todo o seu plantel, no mínimo a CADA SEIS MESES. Um animal positivo para AIE deverá ser isolado, impedido de transitar e sacrificado o mais rapidamente possível. O sacrifício do animal positivo deverá ser feito na própria propriedade, na presença de um Médico Veterinário da ADERR; Faça o controle das mutucas ou moscas de estábulo, nos animais e nas instalações de sua propriedade.
Antes de comprar um cavalo, um jumento ou um burro consulte um Médico Veterinário e só feche negócio após ter a certeza de que o animal tem exame negativo para  AIE, com prazo de validade não vencido;
Não permita que seu animal participe de leilões, feiras, exposições, rodeios, vaquejadas, cavalgadas e demais concentrações de eqüídeos onde não exista fiscalização oficial. Só venda ou transporte seus eqüídeos com exame negativo para a AIE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário