Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 16 de outubro de 2010

Cuidados com os Cascos 3

AVALIAÇÃO DOS APOIOS E CASCOS

image

Ferrados ou não, os cascos, apesar do seu ritmo de crescimento ser desigual ao longo do ano, devem ser aparados todas as 6 semanas, no máximo de 2 em 2 meses.O critério para aparar os cascos, independentemente do ângulo que façam com o solo, deve ser sempre o de seguir a inclinação natural das 1ª, 2ª e 3ª falanges.

CASCOS BEM APARADOS

image Os cascos bem aparados seguem a inclinação natural da estrutura óssea do animal 
image   Pé muito reto e pé muito inclinado.

 

CASCOS MAL APARADOS

image   

PÉ BOTO

Considera-se o pé boto se faz um ângulo com o solo superior a 60 graus. Mesmo no caso de pé boto, o Ferrador deve respeitar o ângulo natural da estrutura óssea do animal, aparando o casco de forma a manter o eixo quartela/pé. Dada a especificidade do Pé Boto, transcreve-se seguidamente o constante no livro Soins aux Chevaux 2 – Les Imprévus, Sylvie Guigan, Ed. Maloine, 1992, pág.136, 137

image

image    

 image

A limpeza dos cascos por envolver perigos quer para o bem-estar e saúde do animal quer para quem a faz, deve ser feita sempre por tratadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário