Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Noticias Antigas sobre Jumentos 2

19/11/2001 00:00

Os jumentos

 

O jumento é um animal muito conhecido e utilizado em todo o Brasil. Tradicionalmente utilizado para o transporte de carga e para tração, é um animal que se adapta muito bem à montaria, sendo, muitas vezes, mais indicado que os cavalos para certos trajetos.


É um animal bastante rústico e resistente. Quando há o cruzamento com uma égua ou o cruzamento de uma jumenta com um cavalo, obtemos como resultado os muares.


No Brasil, as principais raças encontradas são:


- Jumento Nordestino - chamado de jegue, é utilizado desde o sul da Bahia até o Maranhão, sendo encontrado, também na região Centro-Oeste. É um animal pouco musculoso, se comparado à outras raças, mas é muito resistente e utilizado para montaria e para o transporte de carga. Sua altura pode variar de 90cm até 1,10m.


- Jumento Pega - Raça tradicional do sul do Estado de Minas Gerais, alcança até 1,30m de altura, é bastante rústico e, além de ser utilizado para carga e montaria, também é muito usado na tração. Pode apresentar pelagem cinza, ruça (branco-sujo) ou avermelhada.

- Jumento Paulista - Esta raça que, como o nome já o diz, é de origem do Estado de são Paulo. As pelagens mais comuns são a avermelhada, tordilha e baia. Há uma semelhança com o Pega, no que diz respeito à sua aptidão para o trabalho, sendo utilizado tanto para montaria, carga ou tração. Além disso, se assemelha ao Pega, também, no porte físico sendo que além da altura semelhante, ambos apresentam lombo curto e musculoso.

 

http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=10183

Nenhum comentário:

Postar um comentário