Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Brucelose

O QUE É BRUCELOSE?
É uma doença contâgiosa causada por bactéria (Brucella Abortus) que ataca bovinos, caprinos, ovinos, equinos, suínos e o homem. A brucelose não tem tratamento nem cura e o animal precisa ser sacrificado (abate sanitário).


PREJUÍZOS CAUSADOS PELA BRUCELOSE
- Elevado número de abortos (o que pode significar o primeiro sintoma da doença na fazenda);
- Quando a fêmea não aborta, nascem animais fracos;
- Não ocorre prenhez nas fêmeas;
- Diminuição da produção de leite;
- Esterilidade nos machos;
- inflamação no útero das vacas em decorrência de retenção placentária (não limpa anexos fetais após o parto).


O HOMEM PODE SER CONTAMINADO DA SEGUINTE MANEIRA:
- Trato direto com animais doentes é uma doença funcional, profissionais como produtores rurais e familiares, peões, vaqueiros, veterinários, etc podem se contaminar;
- Manipulação de fetos abortados;
- Manipulação de carcaças durante o abate;
- Ingestão de leite e queijos crus (não pasteurizados) e sem inspeção sanitária.


SINTOMAS DABRUCELOSE
-Aborto, geralmente nos últimos meses de gestação. Nas gestações seguintes, a fêmea pode não abortar mas os bezerros nascem fracos.
- Retenção da placenta. As fêmeas parem e a placenta não descola.
- Repetição do cio. As fêmeas entram no cio, são cobertas e não pegam cria.
- O macho pode apresentar inflamação nos testículos (orquite), o que torna o animal estéril ou sub-fértil.
- corrimento purulento no genital por infecção uterina (endometrite).

 
COMO OS ANIMAIS SÃO CONTAMINADOS
- Espalha-se facilmente, por ser doença de rápido contágio, normalmente pela via digestiva.
- Uma vaca doente, ao abortar, pode contaminar a pastagem, a água, os alimentos e as instalações, colocando em risco a saúde de todo o rebanho.
- Pode também ser transmitida pela inseminação artificial (sêmen contaminado) ou pela monta natural (casos raros)


CUIDADOS 
- Vacinar todas as BEZERRAS entre 3 e 8 meses de idade, não vacinar machos.
- Não vacinar fêmeas com mais de 8 meses de idade.
- Só permitir a entrada de animais na propriedade com o resultado do exame negativo para brucelosc e o “V” na cara, que indica animal vacinado.
- Enterrar restos e/ou queimar fetos abortados e restos de placenta.
- Não alimentar animais com leite cru pois as vacas podem estar contaminadas.
- É proibido por lei vacinar suíno, caprino e ovino.
- Não compre animais que não tenham exame negativo para brucelose ou que não sejam vacinados.


NÃO ËSQUEÇA
-A vacinação é a melhor forma de evitar a brucelose.
-Uma única dose da vacina B-19 conta a brucelose bovina protege a fêmea por toda a vida útil. - A vacinação de bovinos contra a brucelose é OBRIGATÓRIA.
- Fêmeas acima de 24 meses não vacinadas com vacina B 19, vazias (não prenhes) e negativas no teste sorológico podem ser vacinadas sob responsabilidade do Médico Veterinário com a CEPA RB 51, conforme Instrução Normativa 33 de 24/08/07 do MAPA,.
- O atestado de vacinação emitido pelo médico veterinário é um documento importante e deve ser guardado como prova de que o animal já foi vacinado.
-Todas as bezerras serão marcadas com um “V” no lado esquerdo da cara, seguido do último número do ano de vacinação.
-Os animais positivos para a brucelose devem ser marcados com um “P” no lado direito da cara e enviados para abate somente em frigoríficos com inspeção sanitária.
- Periodicamente, chame um médico veterinário para fazer exame de sangue e verificar se os animais estão com a doença. Em caso de qualquer suspeita, procure este profissional imediatamente.
- A vacinação contra brucelose deverá ser realizada sob responsabilidade de médicos veterinários. A compra de vacina só poderá ser efetuada apresentando receita emitida por médico veterinário, em razão de tratar-se de uma vacina viva atenuada. Estes profissionais ficarão obrigatoriamente cadastrados no serviço veterinário oficial de seu estado de atuação.
- Existe legislação específica que determina a exigência, para animais destinados à reprodução, de atestado negativo para brucelose e tuberculose. Estas normas foram adaptadas ao regulamento do programa nacional, em particular quanto aos métodos de diagnóstico utilizados. Está prevista, em prazo a ser determinado pelo MAPA, a exigência de origem em propriedade com certificado de livre ou de monitorada, para todos os machos e fêmeas reprodutores que transitem entre estados ou que participem em exposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário