Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dicionário de Pelagem

 

Recebi um e-mail e estou postando uma parte dele aqui, achei interessante pois muitos não sabem descrever a pelagem do animal quando tem que fazer um comunicado de nascimento à associação:

 

“Percebemos que a Academia Brasileira de Letras apresenta muitas falhas e omissões quanto ao vocabulário específico rural e enviamos, então, um "Minidicionário" com mais de 3.000 palavras para serem incluídas em próximos dicionários. A maioria, obviamente, distingue anotações realizadas nos sertões nordestinos. A língua é "viva" e admite a incorporação de palavras utilizadas pelos moradores dos imensos sertões brasileiros.”

 

Embora seja um texto longo, apresentamos a seguir, algumas anotações sobre as pelagens utilizadas no Brasil, tanto para bovinos, equinos, caprinos e ovinos.

 

Anotações sobre Pelagens

Agé - Marca que demonstra a qualidade do animal. Os agés são seis, de acordo com o ditado: "um agé é bom, dois é melhor, três é ruim, quatro é pior, cinco é brinco e seis é reis". Os quatro primeiros agés são as patas; o cinco é a estrela na testa e o seis é uma marca branca no pênis". Também Argel.

Alazã - Pelagem dos equinos, formada por um grande número de matizes, que vão de uma coloração aloirada até uma avermelhada, lembrando a canela, ou de uma coloração vermelha escura queimada, lembrando a cutícula da castanha, tendo sempre as crinas e as extremidades da mesma cor do corpo ou mais claras, nunca escuras.

Alazã - Pelos, crina e cauda de tonalidade vermelha, que pode variar de escura a amarela. A crina pode ser de tonalidade mais clara.

Alazã Amarilha - pelos de tonalidade amarela, que pode variar da clara à escura, com crina e cauda branca ou creme. Também chamada erroneamente de Palomina (nome de uma raça americana onde todos os animais registrados são portadores desta pelagem) e baia amarilha (geneticamente a pelagem alazã amarilha se relaciona com alazã e não com a baia).

Alazã Apalusa - pelagem alazã com malha despigmentada na garupa e pintas da pelagem na malha.

Alazã Apalusa Mantado - pelagem alazã com malha despigmentada na garupa atingindo o dorso, lombo, cernelha e costados com pintas da pelagem básica.

Alazã Cereja - pelos com tonalidade vermelha, lembrando a cor da cereja.

Alazã Clara - cabeça, pescoço, tronco e membros cobertos por pelos de tonalidade vermelha clara, com algumas áreas como membros, cauda e crina mais claras.

Alazã Pampa - malhas brancas sobre fundo alazão.

Alazã Persa - fundo com áreas de depigmentação, pintas de tonalidade vermelha.

Alazã Salpicada - cabeça, pescoço, tronco e membros de tonalidade vermelha, com interpolação de pelos brancos no tronco.

Alazã sobre Baia (acima de baia) - cabeça, pescoço e troncos amarelos, com crina, cauda e extremidades avermelhadas.

Alazã Tostada - pelos do corpo, crina e cauda de tonalidade vermelha escura, lembrando a cor do café torrado.

Alazã Tostada Apalusa Mantada - pelagem alazã tostada com malha branca na garupa que invade as regiões do dorso, lombo e flanco com pintas da pelagem básica.

Alazã Tostada Persa - fundo com áreas de depigmentação e manchas circunscritas da pelagem alazã tostada.

Alazão - pode variar sua tonalidade entre uma extensa gama de tons castanho-avermelhados. O mais escuro possui um tom quase arroxeado, enquanto que o mais claro é brilhante, possuindo um profundo tom ouro-avermelhado. Os alazões normalmente possuem marcas de tonalidades diversas. Podem apresentar crina, cauda e pintas castanhas ou negras, ou ainda, ter crina e cauda cor de palha dourada.

Alazão Amarilho -

Alazão chamalotado ou apatacado: Quando tem manchas mais claras e arredondadas.

Alazão Crinalvo Salpicado - pelagem composta

Alazão dourado: O típico com reflexos do ouro.

Alazão ruano: Quando tem a cauda e crina claras.

Alazão típico: O que tem a cor da brasa ou da cereja.

Alazão Tostado Crinalvo Apatacado -

Albino – Diz-se do animal sem pigmentação alguma na pele, nos pêlos, etc e que resulta da atividade de um gene pleitrópico.

Aleonada - Pelagem Simples alazã, quando é de um tom amarelo-claro, com as extremidades mais carregadas, lembrando o leão.

Alto calçado - Cavalo que mostra a cor branca alcançando os joelhos e jarretes.

Amarela - pelagem de gado.

Amarela chitada - pelagem típica de Gir.

Amarela gargantilha - pelagem típica de Gir.

Amarelo cobre - pelagem típica de Gir. Condenada.

Amarilha - Pelagem Simples baia, também chamada Pelagem Amarela, de tonalidade dourada, lembrando a gema de ovo. Obrigatoriamente a crina e cauda são mais claras, razão por que também é conhecido como Baio Ruano. Também chamado de Baio Marinho ou Palomino.

Andorina - Ver Pelagem Tordilha.

Apalusa - Qualquer pelagem que apresentar malha branca despigmentada na garupa será designada de Apalusa. Essa malha poderá se estender atingindo outras regiões do tronco (dorso, lombo, costados, cernelha, espáduas) e poderá apresentar ou não pintas da pelagem básica. O potro pode não ter a pelagem apalusa claramente evidenciada ao nascimento, mas há quatro sinais que quando observados no eqüino jovem caracterizam esta pelagem: 1 – esclerótica facilmente visível, 2 – cascos rajados ou mesclados, 3 – áreas de despigmentação em determinadas regiões da cabeça. O animal apresentará um padrão borrado de pele pigmentada e não pigmentada principalmente em volta dos olhos e focinho, 4 – despigmentação na região anal, órgãos genitais e às vezes na vulva. Essas regiões apresentarão áreas de despigmentação, lembrando um mapa irregular de pele clara e escura. Animais que não apresentarem a pelagem apalusa característica, mas apresentarem essas quatro características, poderão ter filhos de pelagem apalusa. Essa é característica de uma raça de eqüinos dos EUA, denominada Appaloosa, onde a dominância sobre a garupa, podendo estender-se a todo o exterior do animal (Leopardo).

Apalusa Mantada - Com manta. Refere-se a pelagem que apresenta uma área, sem limite, branca sólida, normalmente na garupa e outra(s) região(ões) do tronco. Esta malha poderá ou não apresentar pintas da pelagem básica. Na resenha deverá ser especificada a presença ou não de pintas e quais as regiões do corpo do animal são atingidas por essa malha. Pelagem preta com malha branca na garupa, dorso, lombo, cernelha, espádua e costados com pintas da pelagem básica.

Apalusa Nevada - Com “neve”. Pelos claros e escuros na região da garupa podendo atingir todo o corpo. As áreas de pelos brancos são semelhantes a flocos de neve.

Apatacada - com forma de patacas.

Araçá - Particularidade de pelagem em bovinos, que consiste na presença de pêlos castanhos ou escuros formando pequenas listas ou raias transversais ao comprimento do corpo do animal. Depende um gene recessivo. Nome da pelagem de bovino caracterizada por estrias verticais, com gradação em várias cores, como na raça Normanda.

Argel - Cavalo que exibe apenas um membro calçado.

Arminhado - Calçamento com malha escura (preta ou castanha), arredondada.

Arregaçada - marca clara que sai do membro e penetra na região do tronco. Mais comum em animais multicoloridos.

Arregaçado - Cavalo que mostra a cor branca ultrapassando os joelhos e jarretes, alcançando os antebraços e pernas.

Azeviche - Pelagem Simples baia, tipo preto, quando a coloração preta dá um reflexo brilhante. Alguns hipólogos consideram o preto azeviche não como "tipo", mas sim como particularidade do Preto Murzelo, ou Preto Franco.

Azulega - Pelagem que resulta da presença de pêlos escuros na Pelagem clara dos bovinos, dando-lhe uma tonalidade escura esfumaçada.

Azulega - Ver Pelagem Tordilha.

Baia - Caracterizada pela presença de pelos de tonalidade amarela (varia do claro ao bronzeado) na cabeça, pescoço e tronco, com crina, cauda e extremidades pretas.

Baia - Caracterizada pela presença de pelos de tonalidade amarela (varia do claro ao bronzeado) na cabeça, pescoço e tronco, com crina, cauda e extremidades pretas.

Baia - Pelagem Simples de equino, com crina, cauda e extremidades claras. Todas as variedades de Baio Simples podem apresentar, ou não, listras de mulo, banda crucial e zebruras, embora sejam, algumas vezes, um tanto apagadas.

Baia Cabo-Negro - Pelagem Composta Castanha, formada pela gama de pêlos claros amarelados da cor da palha de trigo até a gama bem escura do bronzeado. Divide-se em Claro ou Palha (cor da palha de trigo), Ordinária (parecida com brim cáqui), Escura (tom amarelo bem carregado), Encerado (amarelo sombrio, lembrando cera bruta), Camurça (Isabel) (amarelo claro lembrando branco encardido) e Gateado (com todas as nuances).

Baia Clara - pelos de tonalidade amarela clara, com crina, cauda e membros pretos.

Baia Clara Apatacada - formada de pelos amarelos claros, com manchas arredondadas delimitadas na superfície lembrando patacas (moedas antigas). Apatacado não é uma variedade exclusiva da pelagem baia, pois pode ocorrer nas outras pelagens.

Baia Encerada - formada de pelos amarelos escuros, lembrando a cor de cera natural.

Baia Escura - a tonalidade do amarelo é escura, quase marrom. Diferencia-se da pelagem castanha clara porque o marrom, da baia escura, é amarelado e na castanha é avermelhado.

Baia Palha - pelos amarelos bem claros, lembrando a coloração da palha do milho.

Baio - o cavalo baio não é muito comum. Um bom baio deve apresentar cauda e crina prateadas. Embora sejam atraentes, os baios, como acontece com animais de tonalidade pouco vibrante, não são muito indicados para a equitação em geral.

Baio achamalotado ou apatacado: Quando apresenta manchas redondas e mais claras do que o resto do corpo.

Baio amarelo: É como uma gema de ovo, quando estendida numa porcelana branca.

Baio branco ou claro: É uma tonalidade de creme desmaiado.

Baio cabos negros: Quando tem as extremidades dos membros, da cauda e a crina escuras.

Baio cebruno: Também escura, levando no corpo manchas mais escuras do que o baio encerado.

Baio dourado: quando tem reflexos do ouro.

Baio encerado: Quando tem a cor mais escura, parecendo-se com a cera virgem.

Baio ovo de pato: Quando tem uma cor amarelado creme. Sua crina, cauda e cascos também são cremes.

Baio ruano: é um baio com a cauda e crina claras.

Baixo calçado - Cavalo que mostra a cor branca descendo até o boleto.

Barroca - (Pronúncia: Barrôca) Pelagem rosácea ou barrosa.

Barrosa - pelagem conenada na raça Gir.

Barrosã - Raça bovina portuguesa que também entrou no Brasil.

Barroso - Nome que se dá ao bovino cuja pelagem é melada, quase alaranjada, avermelhada, imitando barro.

Bebe-em-branco - Nome que se dá ao cavalo que apresenta um dos lábios ou ambos na coloração branca, devendo isto ser esclarecido na resenha.

Bebe-em-branco - Nome que se dá ao cavalo que apresenta um dos lábios ou ambos na coloração branca, devendo isto ser esclarecido na resenha.

Bebe-em-branco - quando os lábios e região limítrofe forem claros.

Beta - Marca clara entre as narinas. Também “Ladre”.

Beta - Pinta branca que corre entre as narinas do cavalo.

Boca-de-Leite - quando as narinas e região limítrofe for clara.

Bocalvo - quando a região da boca for clara.

Bracelete - mancha clara ou escura ao redor da parte baixa da canela.

Braga - faixa ou malha despigmentada na parte baixa do animal (região abdominal).

Bragado - Cavalo que apresenta malhas brancas no terço posterior do ventre e nas partes internas das coxas.

Bragado - Cavalo que apresenta malhas brancas no terço posterior do ventre e nas partes internas das coxas.

Braiada - Expressão sertaneja para indicar um caprino com influências raciais diversas. "Braiada" deve ser corruptela de "embaralhada". Ver Disbraiada.

Branco - os cavalos brancos podem ser tordilhos muito velhos, cuja pelagem tende a embranquecer com a idade, ou albinos, caso em que possuem olhos rosados e pele sem pigmentação. Os cavalos conhecidos como brancos são, de fato, tordilhos na maioria dos casos.

Branco albino, melado ou rosado: Quando há uma despigmentação congênita, inteira ou arcial, das pestanas e da íris. Sua pelagem tem reflexos rosados. É sensível ao sol.

Branco mosqueado: O que leva pelo corpo, em forma irregular, pontos pretos do tamanho de uma mosca.

Branco porcelana: O que tem manchas pretas, as quais, por transparência, por meio dos pêlos brancos, produzem reflexos azuis da porcelana.

Cabeça de mouro - Cavalo que apresenta uma mancha escura - pêlos mais escuros ou pretos - em toda a cabeça.

Calçado - Cavalo que exibe a cor branca nos membros, bem delimitada, nas pelagens que não incluem o branco nestas partes.

Calçado alto - marca que inicia na coroa e atinge ou ultrapassa o joelho ou jarrete.

Calçado baixo - ou Baixo Calçado. marca situada entre a coroa do casco e o boleto.

Calçado em diagonal - Cavalo que exibe o calçamento em diagonal, devendo ser esclarecido apenas qual o anterior que forma a diagonal.

Calçado médio - marca que inicia na coroa e termina abaixo do joelho/jarrete.

Calçado sobre coroa - Cavalo que mostra a cor branca apenas na circunferência da coroa do casco.

Calçado sobre coroa - parte clara sobre a região da coroa do casco.

Calçamento - As marcas brancas, bem delineadas e com pele despigmentada, nos membros.

Calçamento completo - quando atinge todo o membro do animal.

Calçamento diagonal - quando a parte clara está situada em membros diagonalmente opostos.

Calçamento incompleto - quando não atinge todo o membro do animal.

Calçamento lateral - quando a parte clara está em um dos lados do membro.

Camurça - Pelagem Simples baia, pouco encardida. Também chamada Pelagem Encardia, ou Pelagem Isabel, lembrando a princesa austríaca Isabel Carla Eugênia que governou os Países Baixos de 1601 a 1604, prometendo que somente trocaria de roupa depois que terminasse o cerco de Ostende - o que aconteceu oito meses depois.

Cana-preta - Cavalo com as canelas pretas nas pelagens que não as incluem.

Cascalvo - Cavalo que apresenta somente os cascos brancos.

Cascalvo - Cavalo que apresenta somente os cascos brancos.

Casco branco - coloração anormal para cascos de animais em regime de muita insolação, mas natural em região fria (neve).

Casco marfinizado - Diz-se do casco amarelado, admissível e até comum em muitas espécies animais. Também Marfinizado.

Casco mesclado -

Casco mole - Diz-se do casco branco, considerado frágil, sendo evitado na maioria das espécies animais.

Casco negro - coloração normal de animais em ambientes rústicos.

Casco rajado - manchas claras no casco.

Casco tigrado - Diz-se do casco que apresenta listras verticais negras. Geralmente em equinos.

Castanha - Pelagem Composta, formada pelo pêlos avermelhados no corpo, com intensidades diversas, com crina, cauda e membros negros. Divide-se em Clara (vermelho meio amarelado), Ordinária (cor de castanha madura), Escura Cereja ou Zaina (aproxima-se do preto pezenho, mas com tons mais claros em certas regiões como focinho, axilas, ventre, flanco e períneo. Zaino significa "ausência de pêlos brancos", mas - nesse caso - significa castanho-escuro. Também as variedades Pinhão e Vermelho Sanguíneo.

Castanha - Presença de pelos vermelhos na cabeça, pescoço e tronco, lembrando a cor da castanha madura, com crina, cauda e extremidades pretas.

Castanha Clara - o vermelho da pelagem é de tonalidade clara com crina, cauda e membros pretos, sendo que a tonalidade preta dos membros pode não atingir toda a canela.

Castanha Escura - o vermelho da pelagem é de tonalidade escura com crina, cauda e membros pretos.

Castanha Pampa - fundo castanho com manchas avermelhadas.

Castanha Pinhão - pelagem de tonalidade vermelha bem escura, quase preta. Pode ser diferenciada da preta maltinta avaliando-se a cabeça, que na castanha pinhão tem predominância de pelos vermelhos e na preta maltinta é coberta de pelos pretos.

Castanha Zaina - pelagem castanha escura ou pinhão que não apresenta particularidades na cabeça e nos membros.

Cebruno ou barroso: Com a tonalidade mais escura do que a do baio cebruno, parecendo-se com a cor do elefante.

Celhado - animal com cílios brancos.

Celhado - Pêlos brancos que aparecem nas sombrancelhas de um cavalo.

Cereja - Pelagem Simples alazã, quando a coloração lembra a cereja madura.

Chita – Pequena mancha de margem pouco definida ou indefinida na pelagem do animal.

Chitada – Animal com pelagem com "chitas", ou chuviscos, salpicos, de coloração variada. O mesmo que “chuviscada. Pelagem própria da raça Gir e pequenos ruminantes, que consiste na presença de pequenas manchas numerosas de pêlos vermelhos, em fundo branco ou rosilho. O mesmo para chita vermelho. Diz-se vermelho chitado quando o fundo é vermelho e as manchas são de pêlos brancos. Reproduz-se parcialmente no Girolando e outras raças.

Chitada de amarelo - pelagem típica de Gir.

Chitada de vermelho - pelagem da raça Gir.

Clara - É a pelagem Simples alazã, quando a cor é loira, clara e pálida.

Colorada - Pelagem Simples alazã, quando a coloração é de um vermelho vivo, lembrando o sangue de boi. Também Pelagem Vermelha ou Pelagem Sanguínea.

Colorado pinhão: Tem a cor do pinhão.

Colorado típico: É avermellhado com o tom claro.

Com embornal - Designação que se dá ao cavalo que apresenta uma mancha clara abrangendo apenas a parte inferior da cabeça.

Composta - Pelagem de equinos formada por pêlos bicolores misturados, com crina e cauda diferentes.

Conjugada - Também chamada de Pelagem Justaposta, apresenta malhas e pintas de contorno irregular, mescladas com branco, nos equinos. Divide-se em Tobiano ou Pampa e Pintada.

Cordão - É o filete, quando encorpado, saliente. Também “Listra”.

Cordão - Fina mancha branca - mais larga que o filete - que se estende da fronte ao chanfro do cavalo, e até as narinas às vezes, podendo ser interrompido ou desviado.

Cordão - Fina mancha branca - mais larga que o filete - que se estende da fronte ao chanfro do cavalo, e até as narinas às vezes, podendo ser interrompido ou desviado.

Crinado - Cavalo que apresenta a crina branca ou desbotada. Particularidade comumente encontrada na pelagem alazã, variedade amarilho.

Crinalvo - crinas brancas em animal alazão.

Debrum - Filete mais claro que volteia os lábios de algumas raças de bovinos, como o Guzerá e o Pardo-Suíço. Ou mais escuro que volteia a orelha de animais claros, como o Nelore.

Douradilho -

Douradilho pangaré: É o que tem o focinho, axilas e ventre mais claros.

Douradilho: É um colorado desmaiado com reflexus dourados.

Embandeirado - Rabo levantado e voltado para a direita ou esquerda através de uma intervenção cirúrgica, denominanda "niquitagem", feita com o objetivo de imprimir mais elegância no animal ou por fraude, quando se quer dar a característica inata do árabe puro em cavalos mestiços ou comuns.

Encerada - Pelagem Simples baia, quando o amarelo é mais sombrio, lembrando a cera bruta.

Entrepelado: O que tem uma mescla de pelagens diferentes, formando assim um total indefinido.

Escorrida - Mancha branca na fronte do cavalo, alongada. Variação de Estrela.

Escura - Pelagem Simples baia, quando a tonalidade do amarelo é mais carregado.

Espada Romana - nome de espiga quando situada no pescoço do animal.

Espigada - direção irregular dos pelos, em forma alongada como uma espiga.

Estrela - Mancha branca na fronte do cavalo, podendo ter várias formas: em coração, em losango, em meia lua, em U. Pode ser "escorrida".

Estrela - marca de estrela na testa. Também há “Meia-Estrela” e “Estrela em triângulo”. Também “Flor”.

Estrelinha - Pequena pinta branca na fronte do cavalo.

Estrelo - Animal que tem "estrela" na testa (marca clara).

Façalvo - Malha branca sobre as faces laterais da cabeça do cavalo ou somente sobre um dos lados, esquerdo ou direito.

Faixa crucial - Cavalo que apresenta uma faixa escura cortando transversalmente a cernelha, geralmente de pelagem vermelha, alcançando as espáduas.

Faixa crucial - quando há uma malha na parte baixa do animal (região abdominal).

Filete - Estreito fio de pêlos brancos que escorre pela fronte ou chanfro do cavalo.

Filete - Mancha alongada, estreita, na fronte e chanfro do animal.

Frente aberta - Nome dado ao cordão que se alarga tomando todas a frente da cabeça do cavalo e indo até a região das narinas.

Frente-aberta - Quando o cordão alarga-se tomando boa parte da fronte e chanfro.

Gateada - Pelagem baia Simples dos equinos, com membros, crina e cauda da mesma cor, desde o matiz palha de milho até as nuances mais carregadas, apresentando quase sempre listra de mulo, banda crucial e gateaduras. Divide-se em Clara, Ordinária, Escura e Ruiva. Os gaúchos consideram a Pelagem Gateada como tipo e não como variedade baia.

Gateada - Pelagem Simples alazã, quando a tonalidade amarelo-clara desce uniformemente para os membros, geralmente acompanhada de "gateaduras" pelas canelas, antebraços e jarretes, bem como de listra de mulo e banda crucial - quase sempre apagadas. Também Pelagem Lavada ou Pelagem Sopa-de-Leite.

Gateado osco ou pardo: É mais escuro que o típico, assemelhando-se ao gato pardo.

Gateado pangaré: O que tem o focinho, as axilas e o ventre com a pelagem mais clara.

Gateado ruivo: O que tem a cauda e a crina aproximada a cor do fogo.

Gateado típico: É um baio escuro acebrunado nas quatro patas e com uma linha escura, que vai da cernelha à garupa, com aproximadamente dois dedos de largura.

Jaguanês - Gado bovino leiteiro, negro, com linha dorsal, cauda, pernas e ventre brancos.

Jaguanesa - Designação da pelagem preta com dorso e ventre branco, nos bovinos. Também raça em formação, 5/8 Pinzgauer x 3/8 Zebu. Também denominada “Jaguané”. Animal Jaguanês ou Jaguané.

Lavra - Mancha de forma irregular, com linhas retas. Bordas bem definidas.

Lavrado - Bovino, caprino ou ovino de pelagem multicolorida, com manchas longitudinais.

Listra de burro - Cavalo que apresenta uma listra estreita, mais escura que a pelagem, que se estende ao longo da linha dorsal, indo da cernelha à base da cauda.

Listra-de-burro - quando a faixa escura percorrer a espinha. Da cernelha até a base da cauda.

Lobuna -  Caracterizada pela interpolação de pelos amarelos e pretos. Essas duas tonalidades podem também estar presentes no mesmo pelo. Na cabeça há predomínio de pelos pretos.

Lobuna - esta é a tonalidade dos cavalos e asnos pré-históricos. Várias raças mantêm essa pelagem hoje em dia e ela pode ser muito atraente, especialmente se houver pontos negros. O lobuno-dourado possui um tom levemente puxado para o tom de areia, enquanto a pelagem do lobuno-azulado é uma espécie de preto lavado, empalidecido, lhe dando reflexos azulados. A maioria dos cavalos lobunos possui uma listra sobre o dorso.

Lobuna - Pelagem Composta, amarelo na base e preto na extremidade, dando uma coloração pardo-acinzentada. Sendo tosquiado, ficará baio (amarelo). Divide-se em Clara, Ordinária e Escura, de acordo com o tom pardo final. Também é chamada de Libuna ou Lobeira.

Lobuna Clara - predomínio de pelos amarelos.

Lobuna Escura - predomínio de pelos pretos.

Lobuno claro: Quando se parece com a plumagem de uma pomba.

Lobuno escuro: Quando mais escuro do que o lobuno claro.

Lunarejo - Diz-se do cavalo que tem qualquer mancha ou sinal no pêlo, de modo a ser facilmente distinguido dos outros animais do mesmo pêlo ou semelhança.

Luzeiro - Malha clara na fronte do cavalo, podendo ser também "escorrido".

Luzeiro - Malha clara na fronte do cavalo, podendo ser também "escorrido".

Luzeiro - Mancha evidente na fronte.

Malacara - Quando a mancha clara tomou conta da maior parte da fronte, chanfro e frente.

Malha - Mancha bem definida nas bordas. Geralmente arredondada.

Malhada - Diz-se da pelagem conjungada, de certas raças bovinas, como a Holandesa malhada de preto e malhada de vermelho. A expressão “preta e branca” é tecnicamente errada (Domingues, 1961, p.387).

Maltinha - Pelagem Simples baia, tipo preto, dando impressão de desbotado, com laivos ruços, lembrando o pez negro. Também conhecida como Pelagem Macaco ou Pelagem Pezenha.

Manalvo - Cavalo que exibe somente os membros anteriores calçados.

Manalvo - mesmo tipo de calçamento nos dois membros anteriores.

Médio calçado - Cavalo que mostra a cor branca abrangendo qualquer parte da canela.

Meísta - Animal ou raça caprina cuja pelagem é dividida ao meio, explicando o nome.

Mil-Flores - Ver Pelagem Rosilha Alazã.

Moura - Pelagem Composta, formada pela mistura de pêlos brancos sobre um fundo escuro, fazendo lembrar a cor mais ou menos acentuada "ardósia", caracterizado pela cabeça e extremidades negras. Divide-se em Claro (cor cinzenta clara), Ordinário (a cor acinzentada é intermediária entre o claro e escuro) e Escuro (menor presença de pêlos brancos na mistura).

Moura - Pelagem na qual o corpo é branco, ou quase, e a cabeça é escura (mouro claro). Ou com outras partes também escuras no corpo (mouro escuro).

Moura clara - pelagem típica de Gir. Predominância de branco com orelhas e cabeça total ou parcialmente pretas.

Moura de vermelho - pelagem típica de Gir. Também rosilha clara.

Moura escura - pelagem típica de Gir. Predominânica da cor escura com cabeça e orelhas pretas.

Mouro claro: É um gris azulado.

Mouro negro: Se parece com o tordilho negro, com tonalidade azulada.

Murzelo - Pelagem Simples baia, tipo preto, com laivos arroxeados, como a amora madura. Também chamada de Pelagem Franca.

Negro - Apesar de ser atraente, muitas pessoas sentem-se predispostas contra ele por causa de sua fama de ser indigno de confiança. Outro motivo para a prevenção, possivelmente, reside no fato de os cavalos negros terem sido sempre usados nos funerais, antes do aparecimento do carro funerário motorizado.

Ordinária - Pelagem Simples alazã, quando a cor é de canela.

Ordinária - Pelagem Simples baia, quando o amarelo é o intermediário entre o Palha e o Escuro.

Oveira - Malhas de despigmentação em fundo de qualquer pelagem. Essas malhas apresentam contorno irregular e não são bem delimitadas como na pelagem pampa, mas se infiltram com a pelagem de fundo. As áreas brancas incluem grande parte (ou a totalidade) da cabeça, podem atingir as faces laterais do pescoço, costados, ventre e flancos, porém nunca cruzam a linha dorsal. Na maioria dos cavalos, a área pigmentada é mais extensa que a branca, e a cauda normalmente é de uma só cor.

Oveiro - os cavalos oveiros podem ser do tipo piebald quando possuem pelo branco coberto por manchas negras grandes e irregulares; skewbald, se as manchas forem castanhas, escuras ou avermelhadas, sobre um fundo também branco; e add-coloured, caso as manchas de duas ou mais tonalidades estão presentes sobre o fundo branco. Os animais oveiros são muito procurados pelos circos.

Oveiro azulego: É um mouro claro com manchas brancas.

Oveiro bragado: Quando em qualquer pelagem portam manchas isoladas no baixo ventre.

Oveiro chita: É overo com manchas brancas salpicadas num fundo rosilho.

Oveiro chita: É overo com manchas brancas salpicadas num fundo rosilho.

Oveiro de índio: Qualquer pelagem com manchas de tamanho médio.

Palha - Pelagem Simples baia, quando se parece com a cor da palha do trigo. Também Pelagem Clara.

Palomino - Denominação do cavalo com Pelagem Baia Amarilla.

Palomino - Denominação do cavalo com Pelagem Baia Amarilla.

Palomino ou baio branco - os palominos têm uma coloração dourado-clara, não apresentam marcas em seu pelo e suas crinas e caudas são abundantes e soltas, quase brancas. A tonalidade varia de acordo com as estações do ano. A pelagem se torna mais clara, quase branca, durante o inverno, voltando a aparecer o tom dourado com o renascimento da pelagem de verão.

Palpação, apalpação – Ato de verificar lesões no animal com a mão.

Pampa - Conjugação de malhas brancas despigmentadas, bem delimitadas, em qualquer outra pelagem. A designação pampa precede o nome da pelagem de fundo, se a proporção de malhas brancas for maior, ou deve vir depois do nome da pelagem de fundo, se as malhas brancas estiverem em menor proporção.

Pampa - Ver Pelagem Tobiana.

Pampa de Alazã - pelagem alazã sobre fundo branco.

Pampa de Castanha - pelagem castanha sobre fundo branco.

Pampa de Preto - pelagem preta sobre fundo branco.

Pampa de Tordilha - pelagem tordilha sobre fundo branco despigmentado (róseo).

Pampiana - Pelagem ou raça bovina formada pelo cruzamento entre fêmeas Tabapuã (3/8) com touros Hereford e Polled Hereford (5/8), no Rio Grande do Sul. Também denominada Santa Clara, Braford. Pelagem avermelhada, manchada de branco.

Pangaré - Cavalo que apresenta a parte inferior do ventre, face interna das coxas e outras partes do corpo, esbranquiçadas.

Pangaré: Quando descolorido em algumas regiões do corpo, sobretudo nas partes inferiores, destacando-se nas axilias, focinho e ventre, seu descolorido se assemelha a cana da Índia.

Patacado - Nome de animal com pelagem "patacada", ou com patacas: pequenas manchas coloridas. Também Tartarugado.

Pedalvo - Cavalo que exibe somente os membros posteriores calçados.

Pedalvo - mesmo tipo de calçamento nos dois membros posteriores.

Pedrês - Ver Pelagem Tordilha.

Pelo de Rato - Caracterizada pela presença de pelos cinza na cabeça, pescoço e tronco, lembrando a cor do rato de esgoto, com crina, cauda e extremidades pretas. Esta pelagem não é encontrada nos eqüinos (cavalos e éguas), só ocorre nos asininos (jumentos) e muares (burros e mulas), bovinos e pequenos ruminantes.

Persa - Pelagem de pelos brancos, com deficiência de pigmentação na pele e pequenas malhas circunscritas de outra pelagem distribuídas por todo o corpo do animal. Apesar de ser classificada como tipo diferente da pelagem apalusa, publicações recentes revelam que geneticamente essa pelagem é uma variedade da apalusa. Nas raças de pôneis, quando a malha com pintas atinge todo o corpo do animal, a pelagem é denominada Persa.

Pinhão - Pelagem Composta Castanha, quando se parece com o matiz particular do pinhão (freqüente nos muares).

Pintada - Pelagem Conjugada, formada por pequenas malhas ou pintas escuras (pretas, avermelhadas, alazãs ou castanhas), justapostas no fundo predominante branco, dando a impressão de que foram artificialmente pintadas. O cavalo persa, muito apreciado como animal de circo, caracteriza-se por este tipo de pelagem, formando pintas escuras, pequenas, porém bem destacadas, justapostas no fundo branco, baio, tordilho, alazão e castanho-claro. Divide-se em Pintado de Castanho, Pintado de Vermelho, Pintado de Alazão, Pintado de Preto (como o Persa e o Appalloosa).

Pintado - os cavalos pintados spotted podem possuir manchas de qualquer tonalidade e dispostas da maneira mais variada possível. Como são raros, seu preço é muito alto. Leopardo-pintado é o termo dado ao animal que apresenta manchas negras e bem definidas, uniformemente espalhadas sobre um fundo branco.

Pitoco - Rabo cortado, sendo a designação de suro mais empregado para aves.

Pombo - Também chamada Pelagem Leite. É a pelagem Simples branca, quando a coloração é fosca, sem brilho.

Pombo - Ver Pelagem Tordilha.

Porcelana - É a pelagem Simples branca, quando a pele é escura, dando um reflexo azulado, que faz lembrar a porcelana - em equinos.

Preta Apalusa Nevada - pelagem preta com pelos brancos na região do tronco. Esses pelos são esparsos e imitam flocos de neve.

Preta Azeviche - pelos pretos de tonalidade forte, com reflexos azulados.

Preta Maltinta - é a pelagem preta com reflexos avermelhados nas regiões do flanco e axilas, mas com a cabeça de tonalidade preta.

Preta Pampa - malhas brancas sobre fundo preto.

Preta Persa - fundo branco com manchas circunscritas de tonalidade preta espalhadas pelo corpo.

Preta - Pelagem Simples baia, em equinos, formada por pêlos pretos, que vão de um preto desbotado até um preto de intenso brilho. Divide-se em Maltinho (Pezenho ou Macaco), Ordinário, Murzelo (Franco) e Azeviche.

Preto azeviche: Preto vivo com reflexos brilhantres.

Preto Maltinto Crinalvo - preto maltinto com crina alva.

Preto típico: Tem a tonalidade semelhante ao carvão.

Quatralvo - Cavalo que exibe todos os membros são calçados.

Quatralvo - quatro membros com o mesmo calçamento.

Queimada - Pelagem Simples alazã, quando lembra o café torrado, bastante carregado.

Rabicano: Quando nas caudas escuras tem pelos brancos na sua base.

Rabicão - Cavalo que apresenta fios brancos na cauda interpolados com outros mais escuros.

Rabicão - Cavalo que apresenta fios brancos na cauda interpolados com outros mais escuros.

Rabicão armilho -

Rafê - É o nome para a linha que "solda" as duas metades de algo. No caso dos bovinos, o rafê está presente na soldadura da bolsa escrotal e também no "cordão" claro que une as duas nádegas.

Rafê - É o nome para a linha que "solda" as duas metades de algo. No caso dos bovinos, o rafê está presente na soldadura da bolsa escrotal e também no "cordão" claro que une as duas nádegas.

Rafé - Linha central do períneo; região entre os testículos ou úbere e o reto. O mesmo que rego.

Rafé - Linha central do períneo; região entre os testículos ou úbere e o reto. O mesmo que rego.

Raiano - Gado bovino cuja pelagem mostras raias coloridas.

Raiano - Gado bovino cuja pelagem mostras raias coloridas.

Rato - Pelagem Composta Castanha, formada por pêlos de uma cor cinza-pardacenta, semelhante ao rato, no corpo, e extremidades escuras. Divide-se em Clara (cinza-pardacenta-clara), Ordinária (cinza-pardacenta mais acentuada) e Escura (cinza-pardacenta bem carregada).

Rodopio - Direção dos pelos, imitando um rodopio.

Rosilha - Caracterizada pela interpolação de pelos brancos nas diversas pelagens. Esses pelos brancos são menos evidenciados na cabeça. Os potros já nascem rosilho, mas raramente podem apresentar ao nascimento pelagens uniformes e a interpolação de pelos brancos acontecerá mais tarde. As variedades mais comumente encontradas se caracterizam pela ação do gene do rosilho em outra pelagem qualquer. Pode ainda ser classificada como clara (predominância de pelos brancos no pescoço e tronco) ou escuras (predominância de pelos da pelagem de origem).

Rosilha - Pelagem Composta, formada pela mistura de pêlos brancos, num fundo de pêlos amarelados ou alazões, vermelhos ou castanho-escuros, que dão ao conjunto matizes róseos. Rosilho branco, ou rosado, propriamente dito, é uma pelagem rosilha, muito clara, que não se enquadra nos dois subtipos de rosilho citados, por apresentar fundo branco (claro) com interpolação de pêlos avermelhados ou amarelados, mostrando, via de regra, despigmentação das aberturas naturais (melado) e oferecendo variedades, consoante a maior ou menor intensidade da mescla de pêlos vermelhos e amarelos. Divide-se em Alazão e Castanho ou Ruão.

Rosilha Alazã - pelagem alazã com interpolação de pelos brancos no pescoço e tronco.

Rosilha Alazã - Pelagem Composta que se divide em Clara (predominância de pêlos brancos sobre o fundo alazão desbotado, dando impressão rosada), Ordinária (francamente rósea), Escura (predominância de pêlos alazões ou avermelhados), Mil-Flores (os pêlos brancos formam tufos sobre o fundo alazão, dando a impressão de flores brancas) e Flores-de-Pessegueiro (os pêlos alazões são mais claros, interpolados com pêlos brancos, lembrando a flor de pessegueiro. É contrária à Pelagem Mil Flores).

Rosilha Baia - pelagem baia com interpolação de pelos brancos no pescoço e tronco.

Rosilha Castanha - pelagem castanha com interpolação de pelos brancos no pescoço e tronco.

Rosilha Castanha - Também chamada de Pelagem Rosilha Ruã. Pelagem Composta que se divide em Clara (com os pêlos brancos predominando sobre o fundo castanho claro, prateado); Ordinária (quando o branco e os matizes avermelhados do fundo castanho equilibram-se), Escura (quando os pêlos brancos são em menor quantidade que os matizes castanhos do fundo) e Vinhosa (os pêlos brancos estão sobre um fundo castanho-vermelho, lembrando um vinho tinto).

Rosilha clara - pelagem típica de Gir.

Rosilha Preta - pelagem preta com interpolação de pelos brancos no pescoço e tronco.

Rosilho - é o termo usado para denominar os animais com duas ou mais pelagens misturadas, que podem possuir diversas tonalidades dependendo da proporção dos vários pelos que as compõem. O rosilho avermelhado é constituído por pelo vermelho, amarelo e branco; o rosilho-azulado, por pêlo negro, amarelo e branco; o rosilho-alazão, por pelo castanho, amarelo e branco.

Rosilho abaiado: Quando tem pelos amarelados entre o vermelho e o branco.

Rosilho claro ou prateado: Quando predominam os pelos brancos sobre os vermelhos.

Rosilho colorado: Quando predominam os pelos vermelhos sobre os brancos.

Rosilho gateado: É um gateado com pelos brancos.

Rosilho mouro: É uma mescla entre pelos vermelhos, brancos e pretos.

Rosilho overo: Quando dentro da pelagem rosilha tem manchas brancas.

Rosilho tostado: Quando tem pelos tostados em lugar dos vermelhos.

Ruã - Ver Pelagem Rosilha.

Ruão - Interpolação de pelos vermelhos, pretos e brancos. Pelagem encontrada nos asininos e muares. Os pelos pretos podem estar presentes apenas nas regiões de crina e cauda.

Sabina - Ver Pelagem Tordilha.

Salpicada -

Seta - nome da espiga quando situada nas espáduas ou costelas.

Simples - É a pelagem formada por pêlos e crinas da mesma coloração.

Suja - É a pelagem Simples, branca encardida, levemente amarelada, em equinos.

Suro - Nome que se dá ao equino de rabo cortado, embora seja mais comum seu uso para aves.

Tartaruga - manchas pequenas ou médias no corpo do animal, de forma arredondada, com bordas relativamente bem definidas. (ver também Chita)

Tartarugado - diz-se do animal com tartarugas na pelagem.

Tobiana - Também chamada de Pampa. Pelagem Conjugada, constituída pela mistura de branco com outros tipos de pelagens, formando malhas extensas, irregulares ou não, mas bem destacadas. Se a cor branca predomina, a palavra "pampa" deve anteceder às cores; e vice-versa, se for o contrário. Assim, por exemplo: pampa-preto, se a predominância for o branco sobre o preto, preto-pampa, no caso contrário. Divide-se em Pampa-Preto, Pampa-Vermelho, Pampa Castanho-Escuro, Pampa Baio, Pampa Rosilho-Castanho, Preto-Pampa, Vermelho-Pampa, Tordilho Negro-Pampa, Castanho-Escuro Pampa.

Tobiano baio: É um baio nas mesmas condições dos demais tobianos.

Tobiano cebruno -

Tobiano colorado: É um colorado nas mesmas condições do tobiano negro.

Tobiano gateado: É um gateado nas mesmas condições dos demais.

Tobiano negro: É um preto com manchas brancas grandes divididas com o preto.

Tordilha - Interpolação de pelos brancos em todo o corpo do animal. O gene responsável pela pelagem tordilha é epistático, ou seja, sempre que estiver presente no genótipo, vai se manifestar no fenótipo. Portanto, todo produto tordilho é fruto de um acasalamento em que pelo menos um dos pais é tordilho. O animal tordilho tem clareamento progressivo. O potro pode nascer com a interpolação de pelos brancos característica do tordilho e clarear lentamente, com o avançar da idade. Porém, a maioria nasce com uma pelagem firme e os pelos brancos vão aparecendo à medida que envelhecem. Esse clareamento é observado a partir das extremidades, principalmente na região da cabeça (contorno dos olhos, narinas e orelhas), podendo iniciar também a partir da crina, cauda e membros. Durante sua vida, o animal tordilho pode apresentar diversas alterações na tonalidade da pelagem.

Tordilha - Pelagem Composta (formada por pêlos de duas ou mais cores, misturados pelo corpo, crineira, cola, membros, ou tendo as extremidades escuras) sendo mistura de pêlos brancos no fundo, com mescla de pêlos pretos, cinzentos, etc. com menor ou maior intensidade pelo corpo. Divide-se em Claro ou Pombo (grande predominância de pêlos brancos com mínimo de outras cores); Negro (forte predominância e pêlos negros, com exceção para a cabeça), Escuro (predominância de pêlos escuros sobre os brancos); Safranado (Sujo ou Açafranado) (quando há mistura de pêlos amarelos ou avermelhados, dando um aspecto cinza-amarelado de sujeira ou de açafrão); Azulego ou Cordão (com reflexos azulados como a flor do cardo. Pode ser claro, escuro ou "Andorino", lembrando o dorso de uma andorinha); Salpicado ou Pedrês (quando há salpicos de pêlos pretos sobre o fundo de pêlos brancos); Sabino ou Vinagre (com mescla de pêlos avermelhados sobre os brancos, dando aspecto de ferrugem) e Rodado (quando os pêlos pretos aglomeram-se, formando manchas pequenas, arredondadas e mais escuras que o todo).

Tordilha Apalusa Mantada - pelagem tordilha com malha despigmentada na garupa que invade a região do dorso e lombo com pintas escuras na malha.

Tordilha Cardã - pelagem tordilha que apresenta reflexos avermelhados ou amarelados. Comum naqueles animais que nasceram castanho, alazões ou baios.

Tordilha Clara - predomínio de pelos brancos na pelagem tordilha.

Tordilha Escura -tordilha com predomínio de pelos pretos.

Tordilha Negra - tordilho que apresenta pelagem preta com poucos pelos brancos.

Tordilha Pedrês - quando os pelos vermelhos ou pretos formam pequenos tufos no fundo branco.

Tordilha Ruça - quando não mais se observar no tordilho os pelos da pelagem de origem. O animal terá o corpo recoberto por pelos brancos e sua pele será excessivamente pigmentada nas extremidades, em virtude da migração do pigmento melânico que se acumulou dentro das células.

Tordilho - pode possuir círculos de pelo negro pelo corpo, especialmente na parte traseira, dando-lhe o aspecto de um antigo cavalinho de balanço. Os tordilhos negros têm grande quantidade de pelo negro espalhado pelo corpo, geralmente escurecendo sua pelagem. Há tordilhos claros, nos quais o pelo branco predomina sobre o negro, produzindo um efeito quase totalmente branco.

Tordilho chamalotado ou apacatado: Quando com manchas arredondadas mais claras.

Tordilho claro: Quando tem predominância de pelos brancos.

Tordilho negro: Predomina os pelos pretos. Com a idade vai se tornando claro.

Tordilho Pedrês -

Tostada - Pelagem Simples alazã, quando é da cor do café torrado ou da madeira mogno.

Toveira - Variedade da oveira. Sua caracterização pode ser feita observando as malhas que são irregulares e grande parte da cabeça apresenta malha despigmentada, como na oveira, porém, as marcas do tronco ultrapassam a linha dorsal e na maioria dos animais, a área despigmentada é maior que a pigmentada.

Trialvo - Cavalo que exibe três membros calçados (baixo, médios ou altos); devendo ser citado na resenha da seguinte forma: "trialvo anterior esquerdo" - estando nisto explícito que o único membro não calçado é o anterior direito.

Trialvo - Cavalo que exibe três membros calçados (baixo, médios ou altos); devendo ser citado na resenha da seguinte forma: "trialvo anterior esquerdo" - estando nisto explícito que o único membro não calçado é o anterior direito.

Trialvo - três membros com o mesmo calçamento.

Trunfa - Tufo de pêlos longos no topo da cabeça (marrafa) de caprinos e ovinos.

Vermelha chitada - pelagem da raça Gir.

Vermelha gargantilha - pelagem da raça Gir.

Vinhosa - Ver Pelagem Rosilha Castanha.

Zaina - Pelagem indicando ausência de pêlos brancos.

Zaino - é uma tonalidade rica e brilhante de castanho, aproximando-se da cor do mogno polido. Os cavalos zainos podem ter uma única tonalidade em todo o corpo ou podem ter crina, cauda e patas negras, quando são, então, propriamente descritos como zainos com pontos negros. Os cavalos dessa pelagem são tidos como muito espertos e são geralmente fortes e bem dispostos.

Zaino claro - Da cor da castanha.

Zaino claro - Da cor da castanha.

Zaino negro - Como a castanha mais escura.

Zaino negro - Como a castanha mais escura.

Zaino negro - varia de tonalidade desde o zaino até quase o negro e, se houver alguma dúvida quanto à sua pelagem, a melhor maneira de desfazê-la é através do exame de pelos curtos e finos encontrados no focinho. O zaino negro é tido como o cavalo ideal para shows, passeios e caçadas.

Zebruras - estrias escuras e transversais nos membros. Mais comuns nos joelhos e jarretes.

Zebruras - Estrias que cortam transversalmente os joelhos e jarretes dos cavalos.

2 comentários:

  1. Altíssima qualidade tal post, está de parabéns quem o redigiu, muito obrigado pelas informações.
    Há tempos não lia algo tão bem compilado e bastante rico.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, parabens

    ResponderExcluir