Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 12 de maio de 2012

Porangaba foi incluída no roteiro Tropeada Paulista entre Botucatu e Sorocaba

image

Durante reunião técnica com a Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo, o município de Porangaba teve sua presença confirmada na primeira tropeada paulista Botucatu-Sorocaba, do Circuito Cultural e Turístico dos Tropeiros. O evento será realizado no período de 20 a 27 de maio de 2012, e passará por Porangaba no dia 22 de maio quando será servido jantar e pousada aos tropeiros.

A reunião aconteceu na manhã do último sábado (19), no anfiteatro do Centro Cultural “Vereador Abílio São Pedro”, e contou com a presença do secretário executivo do Caminho Paulista das Tropas, Orailson Pereira, representante da Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo, que confirmou a presença de Porangaba nesse roteiro que terá início no dia 20 de maio em Botucatu e passará pelas cidades de Pardinho, Bofete, Conchas (Bairro Santana), Porangaba, Cesário Lange e Tatuí, onde encontrará com a Tropeada Paulista de Itararé, de onde seguirão juntos até chegar em Sorocaba no dia 26, passando antes por Boituva, Iperó e Araçoiaba da Serra.

No dia 27 acontecerá em Sorocaba (berço do tropeirismo paulista) a comemoração do dia do tropeiro com desfile de cavaleiros, muladeiros e charreteiros pelas ruas da cidade.

Ao longo do encontro foram definidos os roteiros das tropeadas que integram o Circuito Paulista das Tropas Itararé – Sorocaba.

Participaram da reunião representantes de comitivas e dos municípios de Botucatu, Pardinho, Bofete, Conchas, Cesário Lange, Tatuí e Porangaba.

Durante os pousos estão previstos eventos culturais promovidos pelos municípios, com apoio da Secretaria de Turismo, Ministério do Turismo e iniciativa privada

As tropeadas têm o objetivo de resgatar a cultura e a tradição tropeira do interior paulista.

Para o prefeito de Porangaba, Luiz do Deraldo, “estar entre os municípios que receberão o evento é contar a história da fundação do município. Esse evento é um presente para nós, pois Porangaba, no início de sua história era rota e local de pouso dos tropeiros que levavam animais, alimentos, remédios e correspondência de Sorocaba até os rincões situados no extremo oeste do estado. Será uma oportunidade de voltarmos no tempo e revermos essa historia.”

Fonte: Folha da Cidade Porangaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário