Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 19 de maio de 2012

Mulher mais velha do mundo atribui idade a leite de jumenta e vinho

 

María Esther Heredia Capovilla, uma equatoriana de 116 anos, considerada pelo Guinness Book of Records (Livro dos Recordes) a mulher mais velha do mundo, atribui sua longevidade ao leite de jumenta e ao vinho.

A idosa mora em um elegante bairro do norte de Guayaquil, em companhia de seu segundo marido, Martín Icaza, embora não tenha perdido o contato com suas filhas Hilda e Irma, com seus 11 netos, 20 bisnetos e duas tataranetas, que a visitam freqüentemente. Sua casa se transformou desde a última semana em ponto de encontro, especialmente para jornalistas, depois do anúncio do Guinness de que ela era a mulher mais velha do planeta.

"Ela não quis acreditar, ou talvez não tenha entendido que era a mulher mais velha do mundo", disse à EFE sua filha Hilda. Passado o susto inicial, María agora assume esse título com alegria e orgulho, demonstrados a todos os repórteres que comparecem à casa. María Esther Heredia nasceu em Guayaquil em 14 de setembro de 1889 e é mãe de três filhos, embora outros dois já tenham morrido.

Do alto de seus 116 anos, não usa bengala, adora ver televisão e nunca passou fome, pois pertence a uma das famílias mais ricas e conservadoras da cidade. No entanto, conserva sua singeleza característica, diz sua filha, que lembra ainda que sua mãe sempre foi uma amante de festas e passeios. "Ela está em perfeitas condições de saúde, não sente dores, não sofre do coração, nem de incontinência, não usa cadeira de rodas. Precisa de ajuda apenas algumas vezes para caminhar, quando já está cansada" avalia a filha.

"Ela lê todas as manchetes do jornal, já que não consegue enxergar as letras menores pois não usa óculos, e gosta de ver televisão, embora às vezes se queixe de cãibras nas pernas", acrescenta Hilda. E qual é o segredo de sua vida tão longa? "O leite de jumenta" que consumia em uma fazenda de uma tia e "o vinho" que seu primeiro esposo, o austríaco Antonio Capovilla Oliva, costumava degustar com moderação e que foi incorporado à dieta de Heredia.

"Quando era jovem, esteve mal de saúde e foi levada a uma grande fazenda de uma tia chamada Francisca. Ia para lá quando estava de férias, e tomava leite ordenhado de jumenta", conta sua filha Hilda, que lamenta que o costume não tenha sido transmitido às novas gerações da família. "Seu marido, como bom europeu, também gostava de tomar vinho depois das refeições, e minha mãe também bebia um copo ou outro", declarou Hilda.

O coquetel teria prolongado a vida de María Heredia, diz sua filha, que sugere que, na falta de leite de jumenta, se consuma leite de cabra, que ainda pode ser encontrado em mercados de Guayaquil. "Ela ainda toma um pouco de vinho, mas só uma taça ocasional", acrescenta Irma, assegurando que um dos fatores responsáveis pelo fortalecimento de sua longevidade foi "uma vida tranqüila, dedicada a sua família e a seu lar".

María Esther Heredia jamais pensou que seria declarada a mulher mais velha do planeta. Na primeira vez que a informaram da notícia, não quis acreditar. Para a idosa equatoriana, tal reconhecimento "não poderia ser verdadeiro", pois simplesmente não se sente a mulher mais velha do mundo. Após a incessante chegada de visitantes, no entanto, decidiu encarar o desafio com o melhor dos ânimos.

No início, segundo sua filha Irma, achava que era seu aniversário ou as festas de seu santo, mas depois se deu conta de que "era a mulher mais famosa do mundo por sua idade".

Fonte: Terra Noticias, 14 de dezembro de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário