Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Empresa de Vimioso fabrica sabonetes a partir de leite de burra

 

Do planalto mirandês chega uma ideia que já existe noutras partes do mundo mas que só agora começa a ganhar forma por cá em Portugal.

O fabrico de sabonetes de leite de burra associados às ervas aromáticas existentes no Parque do Douro Internacional.

Depois de várias experiências, surgem finalmente os sabonetes de leite de burra.

Esta pode ser uma mais valia para os criadores do burro mirandês, pois as receitas obtidas com a venda deste produto vão contribuir para o desenvolvimento da raça que se encontra em vias de extinção.

Jorge Lira um dos sócios da Tomelo, empresa que fabrica os sabonetes explica que o processo começou porque “alguns dos sócios da empresa são criadores de burros mirandeses experimentaram ordenhar as burricas. Primeiro trabalhamos com um fábrica do litoral, mas depois fomos fazer os sabonetes numa fábrica ao sul de França”.

Com seis aromas disponíveis, associados às ervas aromáticas do planalto mirandês e com um a produção de 60 mil sabonetes, falta agora introduzir o produto no mercado.

“Isto ainda é tudo muito recente, ainda não temos uma rede de comercialização capaz” refere, acrescentando que “já fizemos protocolos com algumas empresas na área da perfumaria e farmácia, mas andamos à procura de um distribuidor a nível nacional e até internacional porque temos gente interessada na Alemanha”.

E sendo conhecidas as propriedades do leite de burra como muito benéficas para a pele, os sabonetes têm já alguns adeptos. “Os sabonetes têm colhido imenso agrado quer pela qualidade hidratante e durabilidade como pelos aromas” afirma.

Cada sabonete de 150 gramas de leite de burra pode ser adquirido por 3 euros e meio.

Sediada em Vimioso, a empresa Tomelo aguarda financiamento para dentro em breve começar a produzir estes sabonetes de leite de burra, óleos e perfumes, em instalações próprias.

Jorge Lira adianta que a empresa ficará instalada na zona industrial de Vimioso. “Temos um projecto que foi aprovado pelo PROVER e agora estamos a ultimar uma candidatura ao QREN para criar uma unidade do planalto mirandês onde se farão as destilações das plantas silvestres para produção de óleos essenciais que serão depois incorporados nos sabonetes”.

Com a construção desta fábrica de destilação de aromas, a Tomelo pretende dar maior destaque aos produtos do planalto mirandês e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do burro mirandês.

Fonte: Blog Irmandade Cachimbo – Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário