Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 21 de novembro de 2010

Quando começar os cruzamentos?

 

Qual a melhor idade para iniciar o jumento e a jumenta na reprodução?

 

Antes mesmo de se falar em idade e condições adequadas, a pergunta leva à constatação, por parte de veterinários, de que, no manejo reprodutivo, já não mais podemos reprisar o comportamento sexual natural dos animais, devido principalmente às necessidades comerciais, que impõem maior agilidade e eficiência.

 

Desta forma, os cuidados devem ser redobrados, já que, com suas ações dominadas pelo homem, os animais estão sujeitos a neuroses, várias delas adquiridas com o manejo inadequado da reprodução. Estas neuroses, como no homem, são fatores estressantes e, segundo o médico-veterinário Eros Biondini, interferem na fisiologia geral e da reprodução e, como agravante, podem interferir na longevidade do animal.


É sempre bom frisar que manejo inadequado durante a reprodução gera neuroses nos equinos, interferindo na fisiologia geral do animal

Machos

A idade ideal para um jumento começar sua vida reprodutiva é a partir dos três anos. Mas com o exame andrológico para verificação de sêmen, comportamento sexual e capacidade de monta, pode-se experimentar o animal com idade de 2 a 2,5 anos. No entanto, esses animais devem ser usados com um número limitado de fêmeas. O reprodutor precisa primeiro passar por uma fase de aprendizado e avaliação. Se cobriu bem e emprenhou, pode-se colocar mais fêmeas para a monta.

 

Mesmo que o jumento, após passar pelo período crítico de aprendizado, esteja apto para a reprodução aos três anos de idade, o cruzamento deve ser iniciado gradativamente. Deve-se apresentar a fêmea ao reprodutor a cada 48 horas até que ela saia do cio.


O jumento com fertilidade boa pode cobrir pelo menos uma vez por dia. Animais com boa libido cobrem duas a três vezes ao dia (mas não é recomendado). É preciso observar, se o animal está mantendo a disposição e o peso. Sob monta controlada, cobrindo uma ou duas vezes ao dia, o jumento pode servir a mais de 180 fêmeas numa estação de monta.

 

Fêmeas

Quanto às fêmeas, a idade ideal para a reprodução é entre 30 e 36 meses. Não se deve querer ganhar tempo cruzando jumentas muito novas, com 24 meses ou menos, simplesmente porque estão bem desenvolvidas. Ganhar um ano na reprodução pode significar uma perda maior depois do parto, no desgaste com o aleitamento da cria e com eventuais reflexos na qualidade física e na fertilidade.

 

As jumentas que já pariram deverão ser cobertas no cio do filhote, ou seja cerca de sete dias após o parto, desde que se apresentem bem fisicamente e sem qualquer conseqüência do parto.

4 comentários:

  1. estou com uma jumenta aqui com aproximadamente 9 dias de parida e nada de cio o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversos fatores afetam o cio das matrizes. O surgimento do primeiro cio depois do parto acontece no 7º ao 11º dia. Mas as vezes acontece de não haver cio ou demorar um pouco mais.

      Em alguns casos de jumentas com problema para entrar em cio usamos o Sincrocio.

      Excluir
  2. Tenho um jumento de 1 ano e 2 meses, preciso ter um manejo especial ate chegar a fase de reprodução?
    Preciso manter em baia lacrada? sem visão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria de saber até que idade eu posso ficar com o jumento pra reprodução?
    Obrigado

    ResponderExcluir