Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 27 de novembro de 2010

Raças de Jumentos – Parte 22

 

Mais algumas raças para vocês conhecerem…

 

  • Waalse / Wallon

    image_thumb101

Como em quase todos os países da Europa Central, na Belgica jumentos são mantidos como animais de estimação. Por iniciativa de alguns criadores foi criada a Associação Adodane em 1991. Desde então existe uma programação anual de atividades como exposições, encontros, etc. Desde de 2004 Adodane tem sido responsável por manter o livro de registro do Waalse Ezel.

 
Caracteristicas: Quieto, de carater amigável, ótimo animal de estimação, bom para carga ou carroça. A altura da cernelha aos quatro anos é de 1.05-1.20m (jumentos) e 1.0-1.15m (jumentas); Pelagem: baia, preta ou cinza, com ou sem listra de burro ; Cabeça retilínea

 

  • Herzegovinian

    image_thumb11

    É um jumento pequeno, a pelagem varia do marrom ao acinzentado. Possui, em sua maior parte, a cruz nos ompros e a listra de burro. É estimado que existam cerca de 100 animais dessa espécie hoje. Em Buhovo perto de  Mostar (Bósnia e Herzegovina), está sendo construido uma reserva para animais em perigo de extinção. Lá são mantidos cerca de 24 jumentos Herzegovinian.

     

  • Búlgaro / Gigante Búlgaro image_thumb1211

    Os jumentos são usados na Bulgária especialmente nos vinhedos. Não há conhecimento sobre as raças autóctones. Não há livro genealógico de jumentos. Na literatura e também em outros países europeus, um "jumento búlgaro" é mencionado algumas vezes, que é um jumento originário da Bulgária e que é de grande porte. Mas dentro do país ninguém conhece o "Jumento búlgaro" ou o "Jumento Gigante Búlgaro".

     

    Descrição: Os animais geralmente são misturados e do tipo pequeno como os jumentos na África. A pelagem é acinzentada com listra de burro. Também existe um tipo grande de jumento como a raça Martina Franca e o jumento de Chipre. Em 2000 haviam cerca de  185744 (estimativa) jumentos na Bulgária. Desde 1985 (348769) o número dos animais tem diminuindo continuamente.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário