Mais algumas raças para vocês conhecerem…
Como em quase todos os países da Europa Central, na Belgica jumentos são mantidos como animais de estimação. Por iniciativa de alguns criadores foi criada a Associação Adodane em 1991. Desde então existe uma programação anual de atividades como exposições, encontros, etc. Desde de 2004 Adodane tem sido responsável por manter o livro de registro do Waalse Ezel.
Caracteristicas: Quieto, de carater amigável, ótimo animal de estimação, bom para carga ou carroça. A altura da cernelha aos quatro anos é de 1.05-1.20m (jumentos) e 1.0-1.15m (jumentas); Pelagem: baia, preta ou cinza, com ou sem listra de burro ; Cabeça retilínea
Herzegovinian
É um jumento pequeno, a pelagem varia do marrom ao acinzentado. Possui, em sua maior parte, a cruz nos ompros e a listra de burro. É estimado que existam cerca de 100 animais dessa espécie hoje. Em Buhovo perto de Mostar (Bósnia e Herzegovina), está sendo construido uma reserva para animais em perigo de extinção. Lá são mantidos cerca de 24 jumentos Herzegovinian.
Búlgaro / Gigante Búlgaro
Os jumentos são usados na Bulgária especialmente nos vinhedos. Não há conhecimento sobre as raças autóctones. Não há livro genealógico de jumentos. Na literatura e também em outros países europeus, um "jumento búlgaro" é mencionado algumas vezes, que é um jumento originário da Bulgária e que é de grande porte. Mas dentro do país ninguém conhece o "Jumento búlgaro" ou o "Jumento Gigante Búlgaro".
Descrição: Os animais geralmente são misturados e do tipo pequeno como os jumentos na África. A pelagem é acinzentada com listra de burro. Também existe um tipo grande de jumento como a raça Martina Franca e o jumento de Chipre. Em 2000 haviam cerca de 185744 (estimativa) jumentos na Bulgária. Desde 1985 (348769) o número dos animais tem diminuindo continuamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário