Eram usados na antiguidade mais diversamente do que hoje em dia. Os jumentos não eram usados apenas na agricultura, comércio e militarmente, mas também por seu leite, pele e carne.
O leite era altamente valorizado, já que contém mais açúcar e proteína do que o leite de vaca e é, portanto, mais adequado para os bebés e os doentes.
O couro era usado para fazer pergaminhos.
Os jumentos também foram mantidos para a carne, especialmente na China e na Pérsia.
Com a intenção de criar um animal de trabalho robusto, foram desenvolvidos os muares. A produção de uma boa mula depende muito na escolha do jumento reprodutor. Por causa disso começaram as criações de jumentos maiores.
Hoje em dia, o jumento está se tornando insignificante. Na Europa Central, é visto principalmente como um animal de estimação ou de lazer. Seu talento como animal de tração ou carga é raramente usado. Na Ásia e na África, o jumento ainda é frequentemente usado como o líder de caravanas de camelos, além de sua utilização como animal de carga.
A carne só é realmente usada na produção de salame, e o leite da jumenta é considerado insignificante, embora, ao contrário do leite de vaca seja rico em albumina e pode ser usado para fins nutricionais especiais. Nos últimos anos, a venda e a comercialização de leite de jumenta e seus derivados, bem como sua carne, tem aumentado. Está sendo considerado como um produto de nicho, um produto gourmet que também pode ser usado para fins alimentares especificos (veja por exemplo, http://www.asinus.fr/lait/info.html
ou http://www.lattediasina.it/ ). Na Croacia, o leite da jumenta é vendido por um bom preço (100mls leite = 6 Euro). Jumentos também são usados como terapia (www.medi-ane.ch).
Nenhum comentário:
Postar um comentário