Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Porque a mula é melhor que o cavalo? – Parte 1

Mais e mais ouvimos a pergunta: "Por que você prefere uma mula à um cavalo?"

 

Muitos amantes da mula não conseguem responder essa pergunta de maneira plena e completa. É uma pergunta difícil de responder. É como tentar descrever o seu namorado ou namorada para alguém e esperar que eles entendem por que você ama essa pessoa. Alguma vez você já tentou colocar em palavras coerentes a personalidade e padrões de comportamento de alguém para uma terceira pessoa? É muito difícil!


Claro que você pode começar com as superioridades físicas da mula. Isso é mais fácil para as pessoas verem. Você pode até mesmo enúmerar algumas delas, como:


1. A mula suporta o calor muito melhor do que o cavalo. Eu nunca vou esquecer o show duplo que assistimos aqui no Texas em um dia quente. Haviam palominos lindos em uma arena e ótimas mulas na outra. Eles estavam todos atuando em uma mesma categoria, exceto que cada mula participava de várias categorias, enquanto os cavalos eram mais especializados e só participavam em uma ou duas categorias na maioria dos casos. A coisa que mais impressionou a todos que notaram, foi que os palominos estavam absolutamente cobertos com suor. Eles estavam  encharcados, pingando de suor. Eu, propositalmente, examinei a maioria das mulas. Elas estavam suando por baixo da sela! Os animais que eu levei para o show bebiam um balde de água por dia e cada um participou de 7 categorias! Se você olhasse ao seu redor não se veria nenhum proprietário de mula  passeando com seu animal para esfria-lo, apenas em casos realmente excepcionais, tais como provas de resistência ou atividade excepcional quando o tempo estava muito quente, só assim você veria uma mula andar até esfriar. A maioria era solta para rolar na areia e se refrescar sozinha. Cavaleiros cauteloso retem a água, mas alguns nunca o fazem. Isso porque o jumento tem um mecanismo interno semelhante a um camelo (isto foi provado por investigação científica),  o que faz com que um jumento sedento só beba água o suficiente para substituir os fluidos corporais que perdeu. Os muares herdam isso em quase todos os casos. Laminite em uma mula é tão rara que é algo a ser estudado quando se vê, os pequenos, no entanto, filhos de éguas pônei, podem ter algumas vezes, o que faz com que a idéia de que as mulas nunca tem Laminite não seja verdade.

 

2. Alimentação. Acontecem menos problemas de alimentação com as mulas do que com os cavalos. É costume em muitas áreas agrícolas para manter grãos na frente das mulas de carga e trabalho em todos os momentos quando não estão trabalhando. Mulas que muitas vezes são mantidas em baias com a alimentação na frente delas em todos os momentos, não tem laminite ou comem em excesso. Muitas pessoas já xingaram as mulas por enfrentárem obstáculos quando queriam engordar uma mula para vender no mercado, isso porque eles não comem o suficiente e essas pessoas normalmente tem que gastar mais dinheiro comprando alimentos mais ricos para colocar a gordura no animal. Os muares são mais felizes com feno puro. Nenhum feno especial é necessário para eles (embora muitos usem), apenas feno, limpo e fresco, e que seja apropriado para eqüinos. Muitas pessoas têm comprado fenos mais baratos com ervas daninhas e outras coisas nele apenas para descobrir que suas mulas comem as ervas daninhas primeiro! Algumas mulas realmente podem comer demais, a ponto de terem cólicas e laminite, mas a maioria faz isso. Algumas pessoas são mais vorazes do que as outros também. Muares comem menos. Se eles não estão trabalhando, normalmente, não precisam de ração, uma boa pastagem ou um feno limpo é tudo que precisam para se manter, a menos que gordura extra seja necessário para fins de exposição. Quando trabalhando, a sua ração é geralmente cerca de 1/3 menor que a de um cavalo de seu tamanho, embora, naturalmente a quantidade dependa do tamanho, do metabolismo e do trabalho que estejam fazendo.

 

3. Solidez Física. Muares se superam aqui. Eles têm cascos fortes, resistentes e flexíveis, e muitos nunca recebem ferraduras. Mulas que trabalham no pavimento, solo pedregoso  etc recebem ferraduras. Mas os animais de passeio ou que trabalham num terreno mais macio não precisam usar ferradura, aparar os cascos é tudo que precisam. Seus cascos geralmente não são tão frágeis como os de um cavalo e há menos problemas com rachaduras, lascamento e outros. As mulas têm pés naturalmente suaves e verticais, que são alguns dos motivos dos seus passos firmes e confiantes. As mulas também são extremamente fortes nas pernas, problemas nas pernas são muito menos prováveis e quando eles ocorrem, muito menos grave. Não só as pernas, mas também todas as outras partes da mula, incluindo o couro, são mais duros, mais duradouros e mais duráveis do que os dos cavalos.

 

(texto Original: Why a Mule? por Betsy Hutchins)

Um comentário:

  1. Cavaleiros que iniciam o convívio com muares se apaixonam e correm o grande risco de não querer mais cavalos.
    Adoro cavalos, muares, jumentos...! Mas os burros são extraordinários!!!!

    ResponderExcluir