Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Treinando Jumentos – Parte III (a)

image

Cada sessão de treinamento com o jumento, deve rever tudo o que ele já havia aprendido: sempre conduzi-lo de e para a estação de trabalho de uma forma carismatica, mantendo a guia na sua mão esquerda com o braço direito estendido para a frente; prepare ele e limpe os cascos. Com essas revisões você vai descobrir que precisa para segui-lo mais perto do que você faria com um cavalo ou mula. Ficar no meio do curral
enquanto você tenta fazer ele andar em circulo pode não ser prático para mantê-lo em movimento. Basta ficar atrás dele e ao lado enquanto direciona ele para a frente com seu chicote, tocando-o apenas quando absolutamente necessário. Acompanhe os passos dele com os seus, ande tão rápido quanto ele quiser. Se você se apressar, ele vai parar. Certifique-se de dar o comando para parar cada vez que você quer que ele pare e recompense-o.

 

Agora que ele está se saindo bem na caminhada, podemos ensinar-lhe a inverter o sentido. Como ele está andando para frente facilmente ao redor do curral, se vire até que esteja na frente dele. Dê  um passo na direção dele, coloque o chicote na frente dele e dê o comando para inverter. Esteja ciente do espaço dele. Não tenha pressa, ou ele pode virar indevidamente. Queremos que ele se vire para a cerca e fique na direção oposta a que estava. Dê tempo de sobra para ele fazer a volta e peça para ele caminhar. Se ele tiver dificuldade, dê alguns passos em frente e com o chicote, toque gentilmente no ombro para encorajá-lo a girar. A maioria dos jumento aprende isso muito rapidamente.

 

Até agora, seu jumento tem trabalhado apenas no cabresto. Esse é o ponto que difere as mulas dos jumentos. Ele aprendeu a andar e vice-versa. Agora, ele precisa aprender o comando de "marcha". Alguns jumentos podem não querer obedecer a este comando se não verem um propósito. É neste ponto que eu apresento a sela, e / ou guia de condução (se ele é pequeno demais para cavalgar). Além disso, vou apresentá-lo à bride ao mesmo tempo. Deixe que ele veja o cinto, ou sela, então pode colocá-lo lentamente. A maioria dos jumentos vai deixar você fazer isso com bastante facilidade.

 

Uma vez que ele estiver preparado, mande ele para a cerca do curral (lembrando sempre que o ideal é usar um curral redondo) para um passeio. Em seguida, dê o comando de "marcha" e avançe por trás com o chicote, arrastando os pés no chão para fazer barulho. Se ele marchar neste momento, não agrida ele com o chicote ou ele vai parar. Se ele não marchar, você pode golpear com o chicote uma vez na coxa, acima do jarrete. Então, continue arrastando seus pés e siga para frente comforme ele for se movendo, mantendo sempre a mesma distância entre você e o animal. Mova os braços para cima e para baixo em movimentos grandes para incentivá-lo para a frente. Você pode mater na cerca atrás dele, se necessário. Se você invadir o seu espaço, ele irá parar. Se ele marchar, mesmo que poucos passos, mande ele parar com o comando e recompense ele por cumprir o que foi pedido. Faça isso mais uma vez esclarecer que você quer que ele a marche. Então, termine a aula aqui. A próxima sessão vai ser melhor. Cada sessão vai oferecer mais passos da marcha. Cada vez peça apenas para ele ir até onde ele se sinta confortável, contanto que seja um pouco mais do que na seção anterior. Cada vez, só peça a ele que marche duas vezes em cada direção. Jumentos não apreciam a repetição em demasia.

 

Depois de sua primeira lição do marcha, você pode começar a introduzir a rédea. Na segunda lição de marcha, você irá rever tudo o que ele tem aprendido até a marcha. Antes de começar a aula de marcha, você pode colocar a redea levá-lo através do percurso  (e em reverso), enquanto guia ele usando a rédea. Ele não deve ter problemas com você andando logo atrás dele já que você já estava acompanhando ele bem de perto desde o início. Use seu chicote no ombro para as viradas dele e na traseira para encorajá-lo para a frente, mas apenas toque nele com o chicote para lembrá-lo, não agredi-lo. Queremos que seus movimentos suaves e correto, não abruptos. Puxe suavemente, apertando e soltando com a corda para incentivar as viradas; faça com que ele se mova, usando mais sua linguagem corporal do que o cabresto. Se ele agir bem, pare, retire as cordas e mande ele de volta para a marcha, duas em cada sentido. Isso significa duas vezes com passos marchados, não duas vezes ao redor do curral! Então pare. Deve recompensá-lo e dizer que a aula acabou, até a próxima vez! Se você voltar amanhã, ou uma semana depois, tenha a certeza de que seu jumento lembrar onde parou em seu treinamento. Eles têm uma memória incrível!

 

(Texto Original:  Training Donkeys por Meredith Hodges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário