Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Treinando Jumentos - Parte I

image


Treinar seu jumento não é muito diferente de treinar um cavalo ou uma mulas, embora existam diferenças no instinto e atitude que irão determinar a sua abordagem em determinadas situações. A mecânica e as técnicas, no entanto, permanecem os mesmos.


O jumento novo deve começar seu treinamento com o “imprinting”. Imprinting é simplesmente fazer com que o jumento se acostume com seu toque, sua voz, seu cheiro, a maneira como você olha, e o modo como você interage com ele. Estas são todas as coisas que ele aprende com a mãe, e que vão determinar o seu caracter enquanto ele cresce. Se você quer que ele seja  um animal fácil de ser treinado e dócil, você e a mãe dele devem ensiná-lo a aceitar e a estar disposto no dia em que nasce. Isso também implica que você e a mãe não podem estar em desacordo. Ela deve possuir as características que você deseja incutir no filhote. Uma mãe bem treinada ajudará a produzir um filhote bem treinado. Se a mãe não é fácil de lidar, então ela precisa desse treinamento também, que deve ser iniciado com imprinting, e daí progredir através das etapas de treinamento, antes do filhote nascer.

 

Ao começar o treinamento do filhote, deve-se pensar no tipo de atitude que você quer cultivar nele. Não vá com a idéia de que ele deve aceitá-lo. Esta é uma atitude forte e intrusiva e pode promover a resistência. Vá até ele com amor, paciência, bondade e estas serão as coisas que ele irá aprender. Respeite ele e peça que ele te respeite, assim ele vai começar a aprender sobre as limitações comportamentais. Se ele estivesse em um rebanho, os adultos exigiriam que ele respeitasse o espaço deles, imporiam disciplina. Você deve aprender a fazer o mesmo sem exageros. Se ele morder, ou chutar, um tapa bem colocado do lado da boca ou na coxa, será o suficiente. Premiar o bom comportamento consistentemente irá reforçar a repetição daquilo que você deseja dele e vai promover o entendimento entre você e ele. Este é o começo de uma ligação duradoura de amizade.

 

Amizades não estariam completas sem um bom equilíbrio entre trabalho e lazer. Os professores que tornam a aprendizagem divertida para as crianças fazem com que a criança aprenda o que precisa mais facilmente e incentiva uma boa atitude perante a vida em geral, que pode levá-los através das mais difíceis situações. O jumento não é diferente. Se aprender é divertido e não ameaçador, ele vai desfrutar do tempo que tem com você e você vai descobrir que ele tem o desejo de agradar e servir. Os melhores professores são aqueles que percebem que eles também podem aprender com a criança nesse processo. Cada indivíduo é diferente em seu próprio caminho e é importante reconhecer a diferença, a fim de promover a confiança e auto-confiança. O jumento vai perceber que você não apenas gostaria de lhe ensinar, mas aprender com ele também. Isso irá incentivar o seu entusiasmo para aprender e vai garantir que ele aprenda bem e de forma confiante. Ele vai aprender, desde o início, a querer segui-lo em qualquer lugar ... porque é o melhor lugar para se estar!...

 

Não se apresse com o seu jumento! Os cavalos têm um tempo de resposta muito rápido, em regra, com um mínimo de compreensão e retenção de memória; o tempo de resposta dos muares é um pouco mais lento do que o cavalo, mas a sua compreensão e retenção da memória é muito forte. O tempo de resposta do jumento é mensuravelmente mais lento (que parecem estar em uma profunda reflexão para o que parece ser uma eternidade para nós), mas a sua compreensão e retenção da memória é o mais agudo. Quando treinar um desses animais tão diferentes, você precisa aprender a avaliar a sua linguagem corporal e as expectativas.

 

Não importa se o seu jumento é um animal novo ou um animal mais velho, comece sempre com “imprinting” e siga as etapas em seqüência. Aprenda como colocar o cabresto corretamente, e deixe ele usar por algum tempo, depois tire pois ele pode se prender em algo e se machucar. Quando ele não não se importar por você
colocar e tirar o cabresto, você pode ensiná-lo ficar amarrado. Coloque o cabresto e o amarre em um lugar seguro. Vá vê-lo a cada dez ou quinze minutos, lhe desamarre e pergunte: "Vem". Se ele não der um passo em sua direção, apenas amarre novamente e saia. Volte daqui a dez minutos e tente novamente. Quando ele der um passo em sua direção, recompense-o com e dê muitos elogios. Acaricie-o no pescoço e no ombro, entre as orelhas ou arranhe seu peito ou coxa ... o que ele achar mais agradável. Em seguida, tente mais alguns passos. Não peça para ele dar mais passos a cada dia do que ele esteja disposto a dar. Espere a próxima vez, e logo ele vai segui-lo facilmente....

 

Quando ele se deixar guiar com facilidade, você pode começar a fazer caminhadas ao redor da fazenda e começar a apresentá-lo a coisas que ele pode achar assustadoras. Leve ele o mais perto que ele for mantendo ele perto de você e depois vá o mais perto do objeto que o cabreto lhe permita e puxe pelo cabresto para persuadi-lo a ir até você. Ofereça uma recompensa, se necessário, para seduzir ele e não se esqueça de recompensá-lo quando ele for para a frente. Quando ele estiver confiante o suficiente para investigar as "coisas" com você, você pode evoluir para uma pista de obstáculos....

 

Nas primeiras tentativas com obstáculos tente usar troncos, pontes, pneus, ou outros desses obstáculos. O seu jumento pode ficar relutante em passar por um obstáculo. Ele provavelmente vai tentar contorná-lo de qualquer maneira! Fique perto de sua cabeça e tente segurá-lo em uma corda curta e fale "Vem". Se ele se mover apenas um pé sobre o tronco, pneus, ou sobre a ponte, pare, segure-o
lá e lhe dê uma recompensa por seu esforço. Depois peça pelo outro pé se ele estiver pronto, deixe-o passar pelo obstáculo, então recompense ele novamente. Se ele só mover um pé ... o recompense por isso e prossiga ... devagar! Nós não queremos que ele passe correndo por cima do obstáculo. Queremos que ele venha, quando dizemos "Venha" e pare, quando dizemos "Whoa". Você está começando a estabelecer uma comunicação verbal com se jumento, deve mantê-la simples e consistente. Aja com todos os obstáculos da mesma maneira. Jumentos gostam passar tortuosamente por cima de obstáculos. Quando ele aprender a percorrer, ou passar por um obstáculo, mas não esteja indo reto, você pode entrar diretamente na frente dele, segurando o cabresto de ambos os lados e pedir que siga reto.

Depois que ele aprender a te seguir pelos obstáculos ele estará pronto para aprender o básico do showmanship (aprender a se apresentar). Mantenha a guia na sua mão Esquerda, mantendo a sua direita livre a sua frente. Ele deve aprender a seguir ao seu lado com a guia folgada. Se ele chegar perto demais de você, pode usar a mão direita para empurrá-lo de volta para a posição. Quando começar o treinamento para apresentação, passe sempre a guia-lo dessa maneira.

 

Ensine-o a ficar de frente com todas as quatro padas fixas no chão toda vez que ele parar. Não estamos apenas ensinando a configuração, mas também a manter seu corpo de forma equilibrada, o que fará ele desenvolver uma boa postura e equilíbrio. Quando você quer ensiná-lo a marchar na guia, dê um comando verbal e lentamente mova suas próprias pernas em uma marcha muito lento. Se ele se fizer de difícil, não use o chicote. Tente encontrar algo para o qual ele queira ir. Acima de tudo, não desanime se ele não for nas primeiras vezes, apenas desacelere e faça algo que ele já sabe, desista naquele dia e tente novamente no dia seguinte. Eventualmente, ele vai entender!


Soon he will be wearing his halter and lead, standing tied quietly while you brush him and clean  his feet, following you around and over obstacles, loading into a trailer and learning the  beginning stages of showmanship. You will have a good, solid foundation on which to  begin his formal training.

Faça os mesmos exercícios descritos acima com seu jumento da mesma forma como você faria com o seu cavalo ou mula, apenas esteja preparado para ser muito mais lento, mais calmo e solidário quando ele cumpre. Aprenda a recompensar o menor movimento no sentido do cumprimento e permita que ele progrida em seu próprio ritmo, não o seu. Logo ele estará usando o cabresto e guia, ficando preso em silêncio enquanto você o escova e limpa os cascos, lhe seguindo, passando por  obstáculos, entrando em um reboque e aprendendo os estágios iniciais do exibicionismo. Você terá uma base boa e sólida para começar seu treinamento formal.


(Texto Original:  Training Donkeys por Meredith Hodges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário