Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O que fazer com um animal que ainda não completou dois anos!

 

Todos os jovens eqüinos devem aprender várias lições antes de completar dois anos. Uma das visões mais lamentáveis que já vi foi ver um grupo de mulas de dois anos, que nunca foram domesticadas, irem para o abatedouro porque as pessoas têm medo de tentar lidar com eles e treiná-los. Uma mula ou cavalo sem treinamento aos dois anos de idade é um dos animais mais difíceis de serem vendidos conhecidos pelo homem e podem ser extremamente perigosos. Os jumentos não são tão ruins, mesmo um adulto é facilmente treinado, mas as pessoas têm medo de experimentar!


Quem assume a responsabilidade de criar animais jovens também assume a responsabilidade de fazer com que esses animais jovens sejam dóceis e treinados o suficiente. Quem compra um recém-desmamado ou sobreano deve trabalhar com ele para treiná-lo tanto
quanto possível antes da idade de introduzir a sela, de modo que ninguém se machuque ou se assuste ou fique decepcionado quando chegar o momento de montar.

 

Aqui está uma lista de coisas que você deve fazer (e algumas que você pode fazer se quiser!). Para animais de um a dois anos. Quando o animal estiver na idade "adolescente" terá a um pouco mais de atenção e pode se concentrar um pouco mais do que quando tinha um ano de idade. Mantenha as aulas CURTAS e FELIZES!

 

1. Ao completar um ano a sua mula já deve estar aceitando o cabresto, obedecendo a guia dos dois lados, aceitando ser manejado da cabeça à cauda e você deve ser capaz de pegar em todas as quatro patas. Caso esse não seja o caso você deve ter certeza que ela aprenda bem tudo isso antes de seguir adiante.


2. Ensine seu animal a ficar amarrado. Isso é fundamental e vai levar tempo e tato com alguns os animais.


3. Acostume seu animal a passar por portões, em lugares estranhos, em lugares com o tráfego e essas coisas.


4. Para prepara-lo para o que foi mencionado acima, habitue-se a passar um saco pelo animal. Esfregue-o com um pano por todo o corpo (use um pano na ponta de uma vara de pesca ou de bambu ou de outra vara, se ele é agitado e perigoso para você). Então, quando ele estiver calmo depois de ser esfregado, bata o pano de leve sobre ele até que ele praticamente adormeça. Tenha paciência, não assuste o animal, a idéia é ensinar-lhe que isso não irá machucá-lo, e não fazer com que ele tenha medo!!!!! Depois que ele se acostumar com o pano você pode tentar outros objetos (mas vá devagar). Um bom exemplo é um saco de lixo plástico com algumas latas de refrigerante vazias dentro! - Mas tenha cuidado!

 

5. Ensine-lhe a girar em eixo e, ao mesmo tempo responder à pressões nas laterais. Eu uso a ponta do meu chicote para fornecer a pressão para ele se afastar. Isto acaba sendo muito útil quando você finalmente chegar a usar a pressão das pernas.


6. Ensine-lhe a aceitar a sensação da sela e da cilha. Pode usar uma sobrecilha de treinamento ou até mesmo uma sela infantil com estribos e cilha para isso. Mais uma vez, agir lentamente, e não assustá-lo.


7. Ensinar ele a aceitar a embocadura. Use um bridão de borracha, e não de metal, e deixe-o com ele por um tempo, bebendo e comendo um pouco de feno para se acostumar. Certifique-se que seja ajustada com cuidado, uma única ruga na parte lateral da boca é o correta. Não deixe-o usar por muito tempo pois pode deixá-lo aborrecido com a embocadura.

 

8. Ensinar o animal a aceitar as rédeas longas. Use o cabresto para o controle (fazer isso em um área cercada). Mais tarde, pouco antes de ele estar pronto para montar você pode começar controlando
com a embocadura, mas por agora deve deixá-lo usando o bridão, mas deve usar o cabresto para controla-lo apenas.

 

9.Se você pretende apresentar seu animal, prátique alguns minutos por dia, a pose que você deseja que seu animal assuma no palco. Na maior parte do país essa é a posição em rêtangulo utilizados por
todas raças de cavalo ocidentais. Não desanime - um dia ele vai pegar,
mas pode demorar um pouco!


10. Uma vez que seu animal esteja se conduzindo bem deve ensiná-lo a trotar ao seu lado na corda. Isso é sempre importante. Um bom método é ficar perto do seu ombro, segurando a corda em sua mão direita e um longo chicote na esquerda. Pelas costas (olhando
inocentemente para a frente) incentive-o para a frente com o chicote. Pode precisar de um ajudante nas primeiras vezes.

 

11. Comece a ensinar-lhe a andar para trás agora. A maioria dos burros e mulas têm uma marcha ré muito enferrujada, para ensinar-lhe deve usar primeiramente o cabresto e mais tarde a rédea longa, é muito importante para a formação futura (e seu temperamento futuro!)


12. Ensine seu animal a entrar e sair do trailer/reboque agora, enquanto a pressão ainda não existe, você verá como é bom fazer isso mais cedo do que você pensa!


Há muito mais coisas, limitadas apenas pela imaginação, mas como você só tenho dois anos aqui, isso pode ser tudo o que você vai conseguir fazer. Imagine a diferença entre o seu animal após o período de dois anos desde o seu nascimento, e o do seu vizinho irresponsável que deixou o animal com a mãe por dois anos, ou pior, em uma baia ou num pequeno cercado, sem nenhum treinamento, qual dos dois você acha que vai ser vendido melhor, ser um animal feliz, e ser um crédito à sua raça!

 

(Texto original: What You Can Do Before He’s Two! por Betsy Hutchins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário