Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Raças de Jumentos – Parte 23

 

  • Comum da Albania / Gomari

    image_thumb8

Existem cerca de 67.600 jumentos no país. Mas apenas o jumento comum da Albânia é mencionado. A existência de outras raças não está registrada. Na Albânia o número de jumentos está aumentando devido a fatores econômicos, as pessoas precisam usar o jumento ao invés de veículos. tratores e máquinas.

 

Descrição: É uma raça comum originária da Núbia. Os jumentos são pequenos, de pelagem acinzentada, preta, avermelhada ou roxeada.   A altura da garupa é em média105 cm (100 - 114); Cernelha 107 cm (102 - 120); Comprimento do corpo 108 cm (102 - 117). Em 2002 havia um total de 67.600 animais; reprodutores: 25.200 ; fêmeas: 42.400  

 

  • Primorsko Dinarski Magarac (Jumento  Litoral Dinarico )

    image_thumb13

O Centro de Criação em Zagreb está conduzindo investigações intensivas. Em 2002 a diversidade genética das três raças de jumento da costa litoral da Croácia foi identificada.  As características do fenótipo dos jumentos também foram definidas. Essa investigação levou ao resultado de que há três tipos de jumentos na Croácia hoje.

 
Por seu tamanho, pela demanda e pela resistência, caracteristicas adaptadas às condições da costa croata carste. As patas pequenas são adaptados para circulação em terrenos rochosos. Peso: 90 kg; altura na cernelha: 96,3 cm, cor: cinza e cinza escuro com uma  barriga de clara a branca, cruz expressiva e claramente discernível e listras. Animal pequeno e compacto, uma cabeça retilinea perfilada, crina eriçada curta. Utilização: poder de tração, equitação, condução e atração turística.

 

Em 2005 haviam 3,500 animais; cerca de 20 reprodutores; 1020 matrizes. Possui livro de registro.  Área de reprodução: A parte sul e central da costa da Croácia, Dubrovnik-Neretva, Sibenik-Knin, Split-Dalmácia e Zadar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário