Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Treinando Jumentos – Parte II(b)

 

Quando ele estiver fazendo a curva nos pés da frente facilmente (não precisa ser perfeito), você pode começar a ensiná-lo a mover os ombros para longe de você com uma volta sobre as ancas.


Isto é muito mais difícil, pois os jumentos gostam de "colar" os pés da frente no chão! Pegue a latetal do cabresto em sua mão esquerda e lhe peça um passo a frente, empurre o rosto para longe de você até onde o seu braço alcançar; depois, com a mão direita, com a ponta da corda guia, toque em firmeza no ombro e dê o comando. Se os quartos traseiros se moverem, deixe sua mão esquerda sobre o cabresto, e com a sua mão direita  use seu peso corporal para empurrá-lo mais um passo, então pare, elogie e recompense-o por mover os ombros (mesmo se você tiver feito todo o trabalho !!!). Tente novamente, batendo-lhe com a ponta da guia. Se ele continuar sem mover os ombros, repeta como antes. Se ele não tentar mover os ombros depois de três tentativas, use um chicote na mão direita e toque os ombros agudamente com isso .... Apenas uma vez! Ele provavelmente ficará tão surpreso que ele vai dar um passo rapidamente rapidamente. Esteja pronto para recompensá-lo quando ele fizer. Em seguida, pare a lição. Você pode pedir dois passos em cada direção na próxima sessão. Se você tentar fazer mais, você vai encontrar resistência, e ele não estará disposto a realizar a tarefa,  precisa ser paciente e estar pronto para dar todo o tempo que ele precisa.

 

Em seguida, vamos ensiná-lo a andar em marcha ré. Segure a guia na  mão esquerda, puxe para baixo e para trás, e libere enquanto para dá o comando. Se ele não der um passo para trás, use a mão direita para empurrar ele no meio do peito, soltando em seguida. É mais eficaz se você usar apenas um dedo e você pode ter que empurrar com força antes de liberar para obter a resposta desejada. Quando ele der um passo para trás, não importa quão pequeno seja o passo, deve recompensá-lo,  dar os parabéns, arranhar seu peito, o que mais agrada a ele. Faça isso no máximo três vezes, em seguida termine a lição.Você pode pedir uma resposta melhor na próxima vez.  Faça esses três exercícios até que ele comece a se mover facilmente afastado quando você pedir. Pode levar três ou quatro sessões. Quando ele passar a obedecer com facilidade, você pode começar a ensinar-lhe a caminhar em circulo.

 

Reveja esses exercícios a cada vez que você começar a sua sessão de treinamento. O ideal para o próximo exercício é que tenha disponível um chicote longo e uma guia longa. Segure o chicote (comprido) em sua mão esquerda e use a sua direita para apontar para a direita (o sentido que você deseja que ele vá), levante ambos os braços em uníssono e diga-lhe para caminhar. Se ele não se afastar, abaixe os braços e suspenda novamente, repetindo o comando. Se ele ainda não sair do lugar, dê o comando verbal de novo e dê um toque firme na coxa, logo abaixo da cauda e acima do jarrete, em seguida, dê um passo para trás e espere para ele cumprir (os jumentos precisam de tempo para pensar). Se ele ainda não se mover, repita até que ele faça. Quando ele começar a se afastar, siga atrás e pela lateral a uma distância que ele vá tolerar. Esta distância varia com o indivíduo. Você pode determinar a distância que você precisa que ele mantenha para obter a resposta desejada, observando a reação dele com você. Quando você estiver perto demais, ele vai parar e mexer a cauda. Se você estiver muito longe, ele vai diminuir o passo e começar a divagar. Quando você estiver na distância correta, ele vai andar para a frente, apesar de no começo ele hesitar depois de cada passo ou dois. Pratique  se deslocar para longe e para perto dele para levá-lo a se mover. Tente se manter fora de seu espaço e fazer com que ele continue a avançar após o toque inicial do chicote. Se ele parar, e não quiser continuar, estrale o chicote na cerca atrás dele quando ele estiver perto....


Tente não bater nele se possível! Lembre-se, jumentos congelam quando estão confusos ou com medo e você não vai conseguir nada com ele assim. Ele precisa aprender, mas ele também precisa gostar do que ele está fazendo! Não se esqueça de recompensá-lo com freqüência, mas tenha o cuidado de pedir para ele ir mais longe a cada vez, ou você pode acabar treinando-o para apenas andar poucos passos de cada vez! No início, só peça para ele ir em uma direcção e mude a direção à cada sessão. Nós vamos ensiná-lo a reverter e depois ir para a frente, uma vez que ele tenha aprendido o que estamos pedindo.

 
Ao treinar seu jumento, verifique se você tem tempo de sobra. Você nunca deve ter pressa. Você quer que seu tempo juntos seja uma experiência divertida e agradável, cada um de vocês a aprendendo sobre o outro. A maioria de nós hoje está em fast-forward .... Lembre-se, seu jumento é em câmera lenta!

 

(Texto Original:  Training Donkeys por Meredith Hodges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário