Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Treinando Jumentos – Parte II(a)

image

Se você seguiu os passos descritos na Parte I, seu jumento agora deve ser fácil de apanhar e de colocar no cabresto e na guia, fica em silêncio ao ser preparado, permite que você pegue e limpe seus pés, vai segui-lo passando por obstáculos,  aceita ser colocado em um trailer e deve já segui-lo de perto e também obedece seus comandos verbais. Ele deve se sentir feliz e ter vontade de ficar com você. Também é uma boa idéia deixá-lo assistir a outros animais sendo trabalhados, se possível. Jumentos e muares podem perceber a finalidade do seu treinamento quando vêem outros equídeos sendo trabalhados. Quando eles estão assistindo, você quase pode vê-los, dizer: "Quando é que vai ser a minha vez?" Eles podem realmente ter ciúmes do tempo gasto com alguém além deles mesmos. Eles vêem os outros  lidando bem com rédeas, brides e selas. Quando é a vez dele de ser selado, ou freado, eles não têm tanto medo como eles poderiam ter se nunca tivessem visto.

 

Outra boa idéia é levá-los ao redor da área em que vão ser treinados para que "inspecionem" ela. Isto permite com que tenha tempo para ver se há alguma coisa a que possam ter alguma resistência antes de começar o treinamento. Eles vão apreciar a sua consideração e estarão mais dispostos a trabalhar para você. Não pense que só porque eles estiveram lá no dia anterior que eles vão lembrar que ocorreu tudo bem. Inicie cada novo dia com uma breve caminhada ao redor da área de treinamento. Afinal, as coisas têm uma maneira de mudar de forma a cada dia, mesmo que seja algo como uma nova planta, ou um pedaço de pau, ou qualquer coisa que não existia antes. Você pode não lembrar das coisas nos mínimos detalhes mas eles definitivamente lembram! Essa é uma das maneiras de diminuir distrações e resistência durante o treinamento.

 

Agora vamos começar seu treinamento em um curral redondo, ou um curral pequeno que tenha sido modificado de tal forma que os cantos são arredondados. Leve-o para o redondel apenas com o seu cabresto e guia.

 

A primeira coisa que ele precisa aprender é a se afastar de pressão. Jumentos, naturalmente, movem-se para a pressão e são ótimos para formar agrupamentos! Eles sempre parecem querer estar o mais próximo possível de você. Eu suspeito que isso seja uma tática de defesa. Os cavalos e as mulas têm o instinto natural de fugir, quando eles pensam que estão em perigo. Os jumentos são exatamente o oposto e congelam quando pensam que estão em perigo. Se o jumento é atacado, ele irá mover seu corpo para o predador, na esperança de ficar em posição de usar as patas e dentes como defesa. É importante que você o ensine desde o início que você não é um predador e que ele não deve se mover para cima de você. Se ele te derrubar, você está em perigoso, especialmente se ele é um reprodutor!

 

Leve o seu jumento para o meio do curral e peça a ele para parar. Recompense-o por parar, e dê um passo em direção ao seu ombro, puxando a cabeça dele para você e toque no flanco e joelhos, e peça ele para se mover. Não mova seu corpo, a menos que seja absolutamente necessário.

 

Queremos que ele mantenha a parte da frente virada para você e dê um passo com a perna traseira e começe a executar um giro. Isto significa que as pernas da frente vão ficar paradas enquanto as patas traseiras se movem ao redor delas para longe de você. Queremos que ele dê apenas um passo cada vez que você tocar nele, por isso não se empolgue tocando bruscamente e com força. Estamos ensinando as bases para o controle traseiro e é mais fácil deixá-lo mover-se lentamente, um passo de cada vez, no início, do que pedir-lhe para abrandar os passos mais tarde! Observe as patas traseiras para se certificar de que ele está passando as pernas direito e parando, você deve recompensá-lo após cada toque e passo. Ele provavelmente irá mover as pernas da frente também, no começo, mas desde que ele mova o quarto traseiro para longe de você, deve recompensá-lo e repetir. Podemos aperfeiçoar o seu estilo enquanto ele aprende o que é esperado. Nas primeiras vezes, peça apenas um ou dois passos. Quando ele já tiver feito isso de um lado, repita pelo outro. A cada sessão você pode pedir mais alguns passos em cada direção.

 

(Texto Original:  Training Donkeys por Meredith Hodges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário