Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mulas - Motivação e Aprendizado

A motivação e o aprendizagem das mula é bastante interessante. Um bom treinador sabe como motivar seu aluno. Motivação: significa o desejo de aprender ou melhorar.

 

Há quatro fatores de motivação na mula. São eles:
1. Para agradar
2. Alimentos
3. Medo
4. Curiosidade


MOTIVAÇÃO PARA AGRADAR, é muito mais comum em mulas do que em cavalos. O desejo e a capacidade da mula de se relacionar com uma pessoa é uma prova disso. Tem de haver uma forte ligação entre o cavaleiro e mula a fim de motivar a mula a querer agradar. Uma amizade como essa, se destaca na competição. Sinto que a mula pode aprender em um ritmo mais rápido quando um relacionamento positivo foi desenvolvido com o seu treinador. De alguma forma, isso é importante para a mula. Sua atitude positiva, sem a apreensão, é o mais benéfico ao treinamento da sua mula.


MOTIVAÇÃO POR ALIMENTOS é onde a mula e o cavalo diferem novamente. Os cavalos podem quase sempre ser "enganados" ou motivados por alimentos, em qualquer ponto da sua formação. O aliciamento de um cavalo com grãos para carregar em um trailer é um exemplo. A mula no entanto, pode ser atraída ou
motivada pela comida, mas nem sempre. As condições têm de ser "certas". A mula não pode ter medo, ansiedade ou suspeita ou mesmo raiva. Por experiência própria, sei que esses animais podem recusar comida se eles estavam com medo, ansiosos, apreensivos ou com raiva. Um cavalo é mais apto a comer em condições estressantes, a mula não. Mulas de inteligência superior e/ou com temperamentos mais curtos são menos propensos a ser atraídos com comida. E, realmente, as mulas deste calibre trabalham muito melhor sem o uso de alimentos como uma recompensa em seu programa de treinamento. Mules com menor capacidade de aprendizagem e com atitudes descontraído são mais facilmente treinados com os alimentos utilizados como recompensa.

 

No entanto, existe um lado negativo ao uso de alimentos enquanto treina sua mula. Pode produzir um comportamento de ansiedade, simplesmente porque a mula antecipa o que vem a seguir. Por exemplo, uma mula pode apressar uma tarefa simplesmente porque ela está esperando a sua recompensa.

Eu decidi manter uma mula de celeiro de temperamento ruim utilizando os alimentos como uma recompensa. Nos primeiros dias depois de dar uma volta dava vários punho de grãos longe do celeiro. Claro que ela ansiosamente voltava para o celeiro, até que ela aprendeu. Ao voltar para o celeiro, não houvia recompensa ou conforto. Eu fiz com que a vida dela fosse miseráveis por muitas horas após o retorno ao celeiro, e em pouco tempo tudo o que ela mais queria era deixar o celeiro. Eu continuei a recompensá-la com grão, mesmo depois de andar vários quilômetros para fora. Ela tornou-se muito confiante e passou a andar sozinha sem nenhum problema. Ela saía e até mesmo trotava para chegarmos ao nosso destino, sabendo que seria recompensada. Eu sabia que se mantivesse meu programa de recompensa "saboroso", o meu problema logo seria revertido. Mulas jovens agem bem com alimentos como recompensa e eu uso muitas vezes ao pedir uma resposta correta para uma tarefa difícil.

 

MOTIVAÇÃO POR MEDO pode ser benéfico para a formação de uma mula, se NÃO for excessiva. Os cavalos, por outro lado, perdoam e podem tolerar técnicas de treinamento mais excessivas ou mais abruptas quando motivados pelo medo. Treinando  sua mula usando motivação pelo medo significa que se uma resposta correta não é dada, então a dor ou uma outra conseqüência será imediatamente aplicada. Por exemplo, uma mula que escolhe suspender a cabeça ou tentar tirar a embocadura, logo sentirá dor ou pressão da embocadura, quando se usa rédeas como um auxílio treinamento. A mula, então, imediatamente optará por parar o que estava fazendo de errado, simplesmente porque será a escolha mais confortável para ela. Usando a técnica de reforçar a sua perna quando a mula não responde ou cede ao comando da sua perna, é outro exemplo. Técnicas de treinamento mais severas para motivar muares pelo medo não são recomendadas. A única exceção a esta regra é para reciclagem do treinamento de animais mais velhos, e mal acostumados -“estragados”. Tenha em mente que a técnica usada aqui é apenas benéfica quando a mula "fere" a si mesma.

 

MOTIVAÇÃO POR CURIOSIDADE é o "treinamento" natural para a mula. A mula vai optar por investigar novas coisas em seu habitat ou arredores. Um portão novo ou máquinas agrícolas que tenha sido movidas ou estacionadas é um exemplo. As mulas são curiosas por natureza. Uma boa mula para trilha "investiga" um obstáculo e determina se ele é prejudicial a ela antes de passar. Basta introduzir algo de novo para o seu amigo híbrido, isso é tudo o que é necessário, a mula vai investigá-lo por conta própria. Manter os seus programas de treinamento inovadores e criativos que irá melhorar a capacidade de aprendizagem da mula, simplesmente porque ela é naturalmente curiosa.


As  habilidades de aprendizagem dos muares são maiores do que nós normalmente percebemos. Eles aprendem a um ritmo mais rápido em comparação com o cavalo, desde que tenham maturidade e as qualidades desejáveis. Você pode pegar uma boa mula, melhorar o seu treinamento e, certamente, fazer dela uma mula melhor. Mas lembre-se que você tem que começar com um animal que tenha potencial. Quanto mais potencial,  maior vai ser a qualidade do seu produto final. Sempre dê crédito a mula de acordo com o seu potencial. É aí que a psicologia entra em qualquer tipo de programa de treinamento. Mantenha a mente aberta,um estado de espírito híbrido, onde ambos mula e cavaleiro ganhem.

 

(Texto Original: Mules Motivation & Learning, por Cindy K, McKinnon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário