Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Porque a mula é melhor que o cavalo? – Parte 3

 

8. Despesas veterinárias são menores: Parece estranho e improvável, mas um proprietário de mulas confirmou, cavalos parecem ser uma conta de veterinário esperando para acontecer. O vigor híbrido é responsável por uma boa parte da saúde robusta da mula. Os jumentos contam para outros aspectos. E talvez o instinto de autopreservação, que aparece em diversas formas, tais como não beber ou comer em excesso quando está quente ou não entrar em pânico quando se enrrosca em arame farpado conte para o resto. Isto não quer dizer que as mulas nunca ficam doentes, nunca se ferem ou que nunca tenham outro dano qualquer, apenas que elas parecem ser mais resistentes do que os cavalos e também que se cuidam melhor.

 

9. Mulas aparentam ser diferentes: esta é a coisa mais evidente para qualquer observador - é claro que elas parecem diferentes. Bem, veja você, os amantes das mulas gostam de olhar para as mulas. Nós amamos as maravilhosas (magníficas mesmo) orelhas grandes. Gostamos de ver as orelhas mexendo em um ritmo relaxante num passeio, ou se voltar rigidamente para frente quando vê algo interessante. Começamos a pensar que há algo errado com os cavalos -parecem deformados -  aquelas minúsculas orelhas que parecem inúteis! Ah, bem, cada um com seu próprio gosto. Nós gostamos de notar a força sem aquela grande massa corporal, o aspecto racional das nossas mulas com suas crinas arqueada e caudas raspada. Nós realmente gostamos de ser diferente! Sabemos que uma mula vai chamar a atenção, onde apenas os mais notáveis e caros cavalos se destacam. Todo mundo olha para um cavalo appaloosa colorido, mas todos os  suspiros vão para a mula appaloosa colorida. Pessoas que andam em mulas de sela, muitas vezes gostam de ter uma montaria que se destaca dos demais tanto na aparência quanto na resistência e, assim, montam uma mula. (Nós gostamos do jeito que soam também! - Meio bobo, mas divertido)

 

10. E, finalmente, a personalidade: esta é a coisa mais difícil de definir, e eu vou fazer um trabalho muito incompleto ao tentar - como qualquer pessoa que se volta as palavras. Sim, eles são inteligentes, eles podem ser muito decididos sobre como eles querem fazer as coisas, eles são magníficos em executar blefes! Herdaram isso do jumento, eu suponho. Todos os nossos jumentos se destacam por suas manias, que muitas vezes fazem com que se recusem a fazer algo até que estejam absolutamente certos que você os forçará a fazê-lo. Então eles se dobram e agem como anjos. Quem vai treinar ou usar mulas deve estar cientes desta qualidade. Ao invés de colocar a sua força contra a da mula (que é enorme) sempre tente ser mais esperto que ela ou usar de meios físicos com muito calma (essa palavra deve ser enfatizada), com calma, para passar a perna nele. Por meios físicos quero dizer apetrechos - sim, essa palavra horrível. Coisas que vêm imediatamente à mente são: amarrar o pé da frente ou de trás, rédeas, etc.  Todos estes usados cuidadosamente para atingir uma meta específica permitem que você seja mais esperto que a sua mula e uma vez que você faz isso você ganhou. A chave para lidar com mulas é fazer coisas simples, com calma e firmeza. Não perca a paciência e não force muito até que esteja pronto e com certeza de que você pode fazê-lo. Não pense que ele é humano, mas não pense que ele é estúpido ou você estará em apuros! Mulas jovens parecem ter mais medo dos humanos e muito mais medo de situações estranhas que cavalos jovens ou jumentos. Mulas jovem sem experiência prosperam quando tem uma rotina de cuidados e um manuseamento frequente, calmo e tranquilo. O grande segredo para acalmar mulas que nunca dão coices e que não tem maus hábitos é tratá-los com firmeza, mas suavemente do momento em que nascem ou do tempo que você adquiri-los. O trabalho inicial feito em uma mula paga-se ao longo do tempo, portanto não tenha pressa em montar,  gaste tempo com disciplina e treinamentos básicos. Don Merrit, um treinador experiente de mulas diz: "Quando uma mula se ressente com algo, e resiste a partir de então, você pode esperar uma luta. Você não podecometer muitos erros com uma mula como você pode no treinamento de um cavalo. Você deve ser especialmente persistentes. Você tem que levar uma mula através de todas as etapas iniciais de treinamento de maneira calma até que ela passe a aceitar. Então você não terá nenhum problema. "

 

11. Muares não são teimosos: Na verdade nem os jumentos são.  Mulas, burros e jumentos tem sido tratados de maneira descuidada sendo quebrados ou não treinados (de forma nenhuma) e ainda assima se espera que saibam o que fazer e obedeçam imediatamente. Muitos muares foram tratadas rudemente e assustados quando jovens, em vez de fazer com que confiassem em seus treinadores. Muitos treinadores também não tem levado em conta o forte senso de autopreservação que o muar tem. Sim, se você quer que ele trabalhe demais para o seu bem-estar, especialmente em tempo quente, ele vai ser "teimoso". Sim, se você quer que ele cruze a frágil ponte de madeira sem comprovação de sua mente que ele estará seguro, ele vai ser "teimoso", e sim, se você tentar assustar ou feri-lo ou fazê-lo atravessar ele será definitivamente "teimoso" e pode até lutar, e uma muar pode mirar um pontapé para obter melhores resultados - acredite em mim. 
Jumentos e muares geralmente não gostam de cães, por isso tome cuidado. Depois que uma mula/burro começar a se acostumar com cães, normalmente vai ignorá-los, e pode até passar a brincar com o cão da família, mas os cães estranhos podem ser perseguido e receber patadas. Alguns muares, (geralmente castrados) e algum cavalo castrado que eu já conheci, vão brincar mais ou menos de maneira pesada, chegando até mesmo a matar potros, caprinos, ovinos e animais pequenos. Esta parece ser uma extensão do seu problema com os cães, por isso não coloque um muar com animais pequenos até ter certeza que ele não é esse tipo de animal. Muares gostam de ter um amigo. Sim, eu sei, assim como cavalos. Mas, jumentos, burros e mulas são os originais Damon e Pítias. Não compre um muar e espere que faça um bom trabalho sem que ele tenha um companheiro. Exceto com animais muito independentes e individuais, todos precisam de um companheiro, se não tiverem um, não podem se concentrar e acabam sendo totalmente inúteis. Eles também terão amigos inseparáveis nas pastagens. Isso é algo que tem que ser levado em conta. Temos um burro bom que tem que ser amarrado a uma árvore sempre que saimos com seu amigo cavalo ou ele tenta pular a cerca e siguir. Devem ser treinados cedo para deixar os seus amigos, não importa quão duro seja. Muares mais velhos aceitam a separação mais facilmente se forem treinados adequadamente, muares jovens são bastante inseguros e o instinto natural é excepcionalmente forte neles por causa disso. O amigo favoritos de qualquer muar é um equino, provavelmente porque sua mãe era uma égua, mas se não houver cavalo, eles se tornam amigos rapidamente com jumentos ou outros muares.

 

(texto Original: Why a Mule? por Betsy Hutchins)

5 comentários:

  1. Agradeço imensamente pelas valiosas informações, e aproveito para pedir uma sugestão sobre uma dificuldade que venho tendo, recentemente adquiri um burro com aproximadamente 06 anos, já domado, mas que demonstra muito medo quando me aproximo, não sei como foi domado, também nega a orelha quando tento colocar o cabresto e cabeçada e ao tentar montar ele sai de lado. O que posso fazer para corrigir estes problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho um burro e uma mula; a mula tambem afasta com vou montar. para ela parar de fazer isso amarra ela de uma maneira que consiga tirar a corda quando estiver em cima.

      Excluir
  2. Muito obrigada!! Aprendi muitas coisas sobre as mulas !!
    Vou tirar nota 10 no meu trabalho sobre a mula !!
    Agradeço mesmo !! Eu aprendi mais e tirei uma boa nota no meu trabalho !

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada!! Aprendi muitas coisas sobre as mulas !!
    Vou tirar nota 10 no meu trabalho sobre a mula !!
    Agradeço mesmo !! Eu aprendi mais e tirei uma boa nota no meu trabalho !

    ResponderExcluir