Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 7 de novembro de 2010

Livros sobre Mulas e Jumentos 1

As vezes recebo e-mails pedindo informações sobre material literário referentes a muares e jumentos. Devo adiantar que em português existe muito pouca coisa, mas se você fala inglês ou outra lingua as chances de encontrar algo é bem maior. Aqui vão algumas sugestões de livros (livros especificos sobre a raça pêga não conheço nenhum):

 

1. O Jumento Nosso Irmão

por Padre Vieira Lima

Praticamente impossível de ser encontrado. Quem quiser uma cópia vai ter que procurar em cebos.

 

2. The Natural Superiority of Mules 
por John Hauer
image

Um livro com dezenas de fotos coloridas e também fotos históricas. Existem alguns capitulos de material novo, escrito especialmente para esse livro por Dr. Robert Miller; Meredith Hodges (Rancho Lucky Three); Betty Robinson (Livro Mules and More Tales On Trails); Loyd Hawley (Hawleywood Mules); Loren Basham  (Pair-A-Dice Mules); e outras pessoas proeminentes no mercado. O livro também contem uma seção com informação sobre como contactar clubes, associações e organizações relacionadas com jumentos e muares. Possue também um calendário de eventos; história da mula no Grand Canyon, e muito mais.

 

3. The Mule Companion: A Guide to Understanding the Mule 
por Cynthia Attar

 image
Considerado um guia de primeira para quem está começando a criar mulas. O livro também possui um estudo em porque as mulas fazem o que fazem, suas manias, treinamento, e solução de problemas. O livro é bem rico em explicações sobre como devem ser feito o trabalho com esses animais (cuidados, compras, reprodução, atividaes, etc).

 

4. The Book of Mules 
por Donna Campbell Smith

 image
Um livro que qualquer pessoa que crie ou que monte muares deve ter. O livro fala da história, criação e passa informações importantes sobre criação, montaria e apresentação de mulas. Possui uma lista de eventos, discute saúde, e possui um bom glosário e bibliografia. 

 

5. Donkey, the Mystique of Equus Asinus 
por Michael Tobias e Jane Morrison

 image
Das ilustrações e fotos, 40 são cópias de peças de museus como o J Paul Getty Museum em Los Angles, e o Lovre em Paris. Possui uma grande coletânia de fotos. Uma das favoritas foi desenhada por Mark Twain em 1906 com o nome ‘A Tramp Abroad’. O livro está cheio de citações e passagens sobre jumentos. 

2 comentários:

  1. Nelmar Alves de Araujo20 de novembro de 2010 às 17:02

    Informamos que O livro “Origem Histórica do Jumento Doméstico – Suas Raças” é a mais completa obra sobre jumentos e muares já publicada na literatura brasileira e mundial. Contém 320 páginas em duas colunas, com 470 fotos (incluindo mapas), fundamentado em farta documentação e comprovação histórica. Retrata os asininos e muares, desde a pré-história, arqueologia, subespécies selvagens, domesticação e raças, desembocando em uma explanação abrangente e profunda sobre a raça Pêga, procurando explicar e responder perguntas e dúvidas sobre a sua formação, evolução, miscigenação, características atuais e perspectivas.

    Para adquirir o livro, entre em contato com o autor Nelmar Alves de Araujo através do e-mail nelmaralves@terra.com.br.

    ResponderExcluir