Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Desgaste de Dentes em Muares


ALTERAÇÕES DO DESGASTE EM DENTES PRÉ-MOLARES E MOLARES DE MUARES ADULTOS 
  
Introdução: Os muares sempre foram utilizados para trabalho na rotina rural, sendo preferidos em atividades particulares pela resistência e rusticidade, fruto do hibridismo. Ultimamente tem crescido o uso de muares também para atividades eqüestres de laser e esporte. Prevalentemente os recursos clínicos para muares são extrapoladas de estudos em eqüinos. As alterações dentárias integram os principais fatores relacionados a  prejuízos na equídeocultura, juntamente com as afecções abdominais.

O objetivo deste trabalho é relatar as freqüências de alterações do desgaste dentário estudadas em uma população de muares. Metodologia: Utilizaram-se 60 muares (27M e 33F), idade entre 05 a 20 anos (média = 9 anos). Após contenção em brete e lavagem da boca, utilizaram-se abre-boca Haussman e fotóforo para exame visual e manual das arcadas maxilares e mandibulares. As alterações dentárias diagnosticadas foram documentadas em prontuários individuais e por fotografias digitais arquivadas em computador. 

Resultados:  A natureza e freqüência das alterações diagnosticadas foram pontas excessivas de esmalte dentário (PEED) em 60 animais (100%); ganchos em dentes segundo pré-molares e terceiros molares em 43 (71,7%); ondas em 14 (23,3%) e degraus em 8 (13,3%).  Discussão: As alterações do desgastes dentários em eqüinos são reconhecidas pelo potencial de interferência negativa na mastigação, pois em sua maioria constitui obstáculos às excursões mandibulares. Entretanto, durante o período em que este estudo foi conduzido não foi possível estabelecer relação dos achados de alterações de desgaste dentário com possíveis conseqüências na condição física, desempenho de atividades e incidência de cólicas. Aventou-se a hipótese que em muares, as alterações do desgaste dentário podem não resultar em conseqüências de mesma magnitude que em outros eqüídeos, mas devem sempre ser controladas a fim de garantir a fisiologia da mastigação.  

Conclusão:
Alterações do desgaste dentário são freqüentes em muares. Estudos odontológicos em muares são necessários a fim de verificar semelhanças  e possíveis diferenças de resultados obtidos em eqüinos.

Autores: Thiago Barbosa de Souza Araújo, Kaio Rodrigues Tristão, Arthur Carvalho Rodrigues, Geraldo Eleno Silveira Alves, Rafael Resende Faleiros, Odael Spadeto Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário