Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ALGUNS ASPECTOS DO SÊMEN IN NATURA DE JUMENTOS PÊGA

 

Introdução: O maior interesse na criação de jumentos é como doador de sêmen para a produção de muares. A raça Pêga tem sido largamente usada em cruzamentos com éguas de raças puras e mestiças produzindo excelentes muares marchadores. As avaliações das características físicas e morfológicas do sêmen têm sido utilizadas no intuito de predizer a fertilidade do reprodutor e ou na aplicação de biotecnologias do sêmen. 

Objetivos:  Descrever alguns parâmetros seminais de jumentos Pêga, em coleta de sêmen. Metodologias: Foram realizadas 180 coletas de sêmen de seis jumentos Pêga (médias: 270 kg, e 10,5 anos), condicionados a cobertura de éguas, provenientes de um haras em Guaraciaba-MG. As coletas foram realizadas com vagina artificial (Botucatu), em intervalos fixos (48 a 72 h), sempre pelo mesmo veterinário. Como manequim empregou-se apenas éguas em estro, com boa aceitação a jumentos. Após a coleta procedeu-se a separação e mensuração das frações seminais e avaliação da motilidade total (MT) e progressiva (MP) e o vigor espermático (VE), com auxílio de microscópio comum, e determinação da concentração espermática (CE) e número de espermatozóides totais/ejaculado (NET) pelo método hemocitométrico. Para análises estatísticas empregou-se o programa SAEG 9.1(UFV, 2007).


Resultados e Discussão: O volume de gel (VG) foi 71,75±54,8 mL (54/180 coletas) e o volume de sêmen (VS) foi 47,27 ± 28,66 mL. A MT foi 84,22±6,04 % e a MP de 74,47±7,06%, VE 3,87±0,51, a CE de 254,64 x 10 6 /mL e o NET foi de 10,3±0,456 x 10 9 (6,3 a 12,5x10 9 ). A presença e o VG são características individuais dos reprodutores e a média geral no presente estudo foi alta, devido um jumento ter apresentado os valores médios mais altos (90mL) e freqüentes (39/40 coletas), e dois jumentos não apresentaram gel. O VS foi levemente inferior aos relatados para a raça, porém os intervalos de coleta foram diferentes (COSTA,1990). A motilidade espermática total e progressiva, vigor e concentração espermática mostraram-se  dentro do intervalo considerado normal pela literatura para asininos (GEBERS, 1995).

Conclusão: O método de coleta se mostrou eficiente, bem como o uso de éguas como manequim de coleta. Os valores médios registrados para características seminais mostram-se como padrões fisiológicos na espécie em questão.

Autores: Igor F. Canisso, Fernando A. Souza, Giovanni R. Carvalho, José D. Guimarães, Erotides C. Silva, Anali L. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário