Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ÍNDICE TESTICULAR DE JUMENTOS PÊGA DOADORES DE SÊMEN

 

Introdução:  O exame andrológico é uma importante ferramenta de predição da capacidade reprodutiva do macho. A biometria testicular deve ser um requisito obrigatório nessa avaliação uma vez que fornece informações úteis em termos de comparação do tamanho normal e da produção espermática. KENNEY (1983) numa tentativa de tornar mais objetiva a avaliação e comparação testicular entre garanhões, estabeleceu o índice testicular (IT).

Objetivos: Os objetivos deste trabalho foram verificar o IT de jumentos doadores de sêmen. Metodologias: Foram usados seis jumentos (J1; J2; J3; J4; J5; J6) com idades (16, 15, 14, 3.5, 3.5 e 3.5 anos), pesando 272±34,97 kg (231 – 326), pertencentes a um haras em Guaraciaba, Minas Gerais. Previamente ao início do experimento todos os animais foram submetidos a um criterioso exame andrológico de acordo com as normas do CBRA (1998), e considerados aptos à reprodução. De set/2006 a jan./2007, para o cálculo do IT, foram realizados quatro sessões de mensurações da biometria testicular, com auxílio de um paquímetro de acordo com a técnica descrita por GEBERS, (1995). O IT foi calculado de acordo com KENNEY, (1983) através do somatório da altura, largura e comprimento testicular bilateral dividido por dois. Durante o período experimental, foram obtidos os ejaculados e avaliados quanto aos aspectos físicos e morfológicos, para constatação de normalidade reprodutiva. Os dados foram analisados com uso do SAEG 9.1-UFV, (2007).


Resultados e Discussão: Os ITs médios foram 9,64; 5,94; 7,12; 6,74; 6,79 e  7,75 para os seis jumentos J1 a J6 respectivamente, e o IT médio geral foi de 7,45. Os aspectos físicos do sêmen se mostraram dentro de limites normais para a espécie (COSTA, 1990), sendo estes muito superiores aos valores médios para garanhões (VARNER et al, 1991). No entanto, somente o J1(9,64) ultrapassou o valor 8 de IT, que é considerado o normal para garanhões, sendo que a média geral dos seis animais (7,45) obtida no presente estudo, foi menor do que o valor ideal relatado para garanhões.

 

Conclusão:  Os jumentos, mesmo com IT mais baixos, se apresentaram mais eficientes que garanhões para a produção espermática, embora maior número de animais deva ser avaliado para que se possa estabelecer o IT normal para asininos. 

Autores: Igor F. Canisso, Fernando A. Souza, Giovanni R.Carvalho, José D.Guimarães, Erotides C.Silva, Aline L.Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário