Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O desmame de animais exige cuidados

 

Muito se fala sobre desmame em todos os criatórios que envolve mamíferos, desde criação de cães até a criação de cavalos. Já se fez e se faz desmame precoce em busca de melhor produtividade, porém ninguém avalia as consequências desse procedimento em termos de comportamento animal, principalmente de cavalos. Aos poucos, nesses longos anos, fui notando que aqueles animais desmamados precocemente ou aqueles que eram separados da mãe na idade ideal porém, de forma abrupta, apresentavam alterações comportamentais no quesito agressividade, não interagindo com doma de cabresto. Procedemos, então, com estes animais, um processo de socialização em que sempre ao se desmamar um potro (a) colocamos outro já amansado para fazer o madrinhamento, técnica que não causa nenhum tipo de estresse e os resultados são extraordinários quando da doma montada. Temos um animal confiante, corajoso e, acima de tudo, dócil. A doma racional sem o uso da violência, a cada dia vem melhorando seu emprego pela filosofia e o perfil dos profissionais que trabalham nesta área.

Fonte: Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário