Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 30 de outubro de 2011

FERTILIDADE DO SÊMEN CONGELADO DE JUMENTO

FERTILIDADE DO SÊMEN CONGELADO DE JUMENTO DA RAÇA PÊGA EM ÉGUAS INSEMINADAS EM DOIS MOMENTOS

Introdução:  Poucos têm sido os trabalhos com sêmen congelado de jumentos, e poucos são os que se preocupam em realizar teste de fertilidade como forma de se avaliar congelamento.  Objetivos:  avaliar a fertilidade do sêmen congelado de jumentos da raça Pêga em éguas inseminadas antes e após a ovulação.


Metodologia: Foram realizados 12 congelamentos de um reprodutor da raça Pêga. Após a coleta e avaliações dos parâmetros físicos, o sêmen foi diluído no meio de mínima contaminação, centrifugado a 650 g/15 minutos, e ressuspendido no diluidor de lactose-EDTA-gema de ovo. A concentração espermática foi de 100 milhões de células/palheta de 0,5 mL. O sêmen foi resfriado, estabilizado e congelado. Quarenta e oito éguas foram divididas em dois tratamentos. T1 (n=25): controle folicular realizado a intervalos de 6 horas com inseminações realizadas após a ovulação. T2 (n=23): aplicação de 2000ui de hCG quando os folículos atingiam 35-40 mm de diâmetro. O controle folicular foi realizado a intervalos de 12 hs e inseminações 24 hs após a aplicação do hCG, repetidas caso a ovulação não ocorresse 48hs após a aplicação da gonadotropina. As inseminações foram feitas no ápice do corno uterino ipsilateral ao folículo ovulatório, na dose de 300 milhões de espermatozóides viáveis.


Resultados: A motilidade e vigor médio do sêmen  fresco foram respectivamente de 82,91% ± 3,79 e 3,62 ± 0,36; para o sêmen congelado, na mesma ordem foram de 42,91% ±7,48 e 2,79 ± 0,24. A fertilidade foi de 40% e 26% para os tratamentos 1 e 2, respectivamente (p> 0,05). Para T1, o tempo médio do último controle folicular até a detecção da ovulação e da inseminação foram respectivamente de 6:04 hs  e 6:36 hs. O diâmetro médio dos folículos ovulatórios foi de 41,56 mm. No T2 o tempo médio da aplicação do hCG à ovulação foi de 48:18 hs, e da última inseminação à ovulação foi de 19:02 hs. O diâmetro médio dos folículos ovulatórios foi de 40,34 mm.

Discussão e Conclusão: Possivelmente a não diferença significativa da
fertilidade entre os dois tratamentos pode ser devido ao pequeno número de repetições. Mas pode-se inferir que neste trabalho que o tempo médio de 19 horas entre a inseminação e a ovulação no T2 foi longo para o sêmen de jumento.

Autores: Pedro Gama Ker; Giovanni Ribeiro de Carvalho; Guilherme Pugliese; Charles André Souza Bispo; Renan Reis de Oliveira; Polyana Galvão Bernardes Coelho; Thiago Castro Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário