Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Raças de Jumentos – Parte 17

Mais algumas raças para vocês conhecerem…
  • Grigio Siciliano (Cinza Siciliano)/ Ferrante

    image211_thumb

A origem do jumento Cinza da Sicília, também conhecido como ‘Ferrante’, é muito antiga. De acordo com Chicoli (1870) existiam duas raças de jumentos na Sicília, uma raça comum de trabalho, de tamanho pequeno e pelagem desigual com a parte de baixo do corpo branca; e a raça Pantelleria, utilizada para sela nos estabulos das pessoas de classe alta.  Mais tarde, Mascheroni (1927) levantou que existiam duas sub-raças, uma das proveniente das provincias do leste (similar à raça Apulian – Martina Franca) e outra das provincias do oeste (similar a raça Pantesco/Pantelleria), que foi descrito como de pelagem totalmente cinza, de tamanho pequeno, com proporções que não são tão elegantes ou perfeitas com as do jumento Pantelleria.


Hoje existem por volta de cem exemplares desse jumento, muito rusticos, acostumados a viver livremente, dividindo a relva com outros animais selvagens.

 

Mede estre 120-128 cm na cernelha. Os animais atuais são mais baixos que os encontrados em 1927 (132-135 cm).

 

  • Parlag / Parlagi / Parlagesel

    Parlag Donkey 
    O Parlag é um jumento Húngaro que chegou até lá através dos Celtas, mas os Romanos tiveram bastante influência na sua formação. Como muitos outros, esse jumento teve seu número reduzido por falta de utilidade no mundo moderno. Hoje sua linhagem é mantida por criadores que os criam como hobby na parte central da Hungria. 

  • Anatólio

    Pode ser encontrado por toda a Turquia, não só na Anatólia. Esse jumento pode ser visto com pelagem em tons variados de preto ou cinza. No momento não existe nenhum recurso de dados confiáveis para jumentos na Turquia. Não existe nenhum programa de conservação.

     

  • Karakacan

    Encontrado na Turquia. A palavra Karakacan é algumas vezes usada como gíria para jumento. De acordo com a literarura disponível os Nômades de Karakacan não utilizavam o jumento.

     

  • Merzifon

    Encontrado na Turquia. É uma raça indigena da região (Merzifon é um distrito rural da provincia de Amasya, na região do Mar Negro)

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário