Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 25 de setembro de 2010

Os animais estão falando - escute apenas

(Monty Roberts)

O momento de Join-up® é quando o animal esta disposto a trocar uma comunicação. Ele decidiu que você será o líder de seu rebanho de dois membros (você e ele). Esta é uma parceria de 50/50, significando o dar-se a atenção máxima e ambos estarão querendo também encontrar-se no meio do caminho.


A seqüência da línguagem estará parecida com a pressão no redondel como é na vida selvagem. A única diferença é que o ser humano (predador) faz o papel da matriarca no rebanho. O instrutor mantém o animal que esta trabalhando afastado e o domina fixando com os olhos nos olhos, os movimentos dos ombros e o quadril são previamente definidos. O animal começa a ficar ligado nos movimentos sob esta pressão, depois seu instinto natural o fará fugir.  Em campo aberto ele iria se afastar uma distancia aproximada de 400 mt, até que tivesse como reavaliar a situação e então tentar se comunicar.


Resumindo: Primeiro o instinto de sobrevivência o faz se manter ileso, para depois a eventual comunicação.


Dentro do redondel a aplicação do momento de pressão que o homem faz, é amplificado pelo local fechado. Muito próximo do homem, o animal agora sem chances de fuga, tem que fazer a opção fuga, conversa, ou a defesa (atacar), normalmente a comunicação acontece e de forma muito rápida, entre 30 minutos e 90 minutos.
Durante este tempo o animal mantém sua orelha em direção ao homem. Este gesto mostra o respeito, o animal está dizendo (que eu sei que você está ai). Eu estou dando atenção a você'. Este é geralmente o primeiro gesto, e os sinais seguintes podem variar em sua ordem.
Respondendo à pressão, ele pode fechar o círculo, que significa, “eu gostaria de ir mais perto de você e você pode parar de me pressionar”.


Quando faz movimentos da boca, parecendo mascar ou imitação de pastejar, ele está dizendo, `eu sou um herbívoro; Eu estou comendo aqui, e se eu estiver comendo, significa que eu não o temo, você não é ameaça para mim'. Este sinal pode também ser uma evolução de outros gestos mostrado por animais novos ao aproximar um animal mais velho. É um gesto muito submisso e permite que o animal mais novo sinalize seu tamanho pequeno e isso não deseja nenhum dano ao mais velho.


O animal pode então deixar cair sua cabeça rente ao chão, e andando no circulo. Este é um gesto de submissão, neste momento pode ser feito o convite para contato no meio do redondel, “se nós o chamarmos neste momento para uma reunião para discutir esta situação, ele deixará você ser o chefe”. É este o momento do Join-up.

Nenhum comentário:

Postar um comentário