Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Raças de Jumentos – Parte 18

Mais algumas raças para vocês conhecerem…
  • Selvagem da Anatólia

    O Equus hemionus anatoliensis é uma das sub-espécies do jumento selvagem asiático também chamados de Hemión ou Onagro (palavras procedentes do grego que significam respectivamente asno médio e asno selvagem), são parecidos com os jumentos domésticos mas são mais robustos, de tamanho maior e possuem cabeças maiores que estes. Os Equus hemionus se diferenciam dos jumentos africanos por possuirem orelhas menores, e por não possuirem listras negras nos membros (caracteristica perdida também na maioria dos jumentos domesticos). (As fotos abaixo são de Equus hemionus de diferentes sub-espécies)

    Equus hemionus kulan.JPGimage44_thumbIndischer Halbesel oder Khur

    A pelagem varia segundo a sub-espécie, oscilando entre o amarelado e o negro, sendo que o leonino é o mais frequente. Sua altura na cernelha é de cerca de 1,30m. São animais velozes, chegando a até 70 km/h em trajetos curtos, e também são bem resistentes, capazes de se mover pelo deserto a velocidades acima de 20km/h durante 120 minutos enquanto procuram por poças dágua novas para beber e se alimentar dos arbustos. Podem passar bastante tempo sem beber água, mas sua resistência é menor que a dos camelos, por essa razão esses jumentos só se encontram perto das fontes de água que utilizam e não as abandonam a menos que seja estritamente necessário.

     

    O Equus hemionus anatoliensis estava distribuido pela Asia Menor e zonas proximas, foi  a primeira sub-espécie a ser extinta por volta de 1700.

     

    • Onagro Persa

    O Equus hemionus onager é uma das sub-espécies do jumento selvagem asiático também chamados de Hemión ou Onagro. è a sub-espécie mais conhecida e melhor estudada. Até o século XIX se encontrava presente em quase toda a Pérsia Kazaquistão e inclusive em alguns locais da Rússia Europeia e Ucrânia, mas a sua distribuição se reduziu tanto que hoje só se encontra em áreas protegidas no noroeste do Irã e Uzbekistão. è caracterizada pela sua pelagem leonina e crinas curtas e escuras.

     

    • Selvajem Indio

    O Equus hemionus khur, chamado também de  khur ou ghorkar, é uma sub-especie do Equus hemionus de pelagem mais acinzentadoa que se encontra em estado crítico de extinção. Costumava ser encontrado por todo o Afeganistão e sudoeste Iraniano, hoje habita o Paquistão e  o noroeste da India, mas só se vê eles realmente na provincia de Gujarat no Rann of Kutch (onde existe um santuário para jumentos).

    image_thumb112

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário