Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Treinamento - Acalmando seu animal

Para quem não fala inglês coloquei um resumo abaixo do video. Claro que treinar muares é mais complicado que treinar cavalos, mas a técnica é a mesma.

 

Hoje nós vamos ver uma aluna acalmando um animal assustado, essa será a meta do dia, convencer um cavalo sem doma a ter menos medo e a ser mais gentil. Temos um animal novo aqui, ele é meio tímido, mas normal. O que a aluna vai fazer é tentar um “Join Up”, ele é um animal sem treino, essa manhã foi dificil conduzi-lo para traze-lo para esse local, precisa ser acalmado como qualquer animal novo que nunca recebeu treinamento. Ele é bem desconfiado e reticente em deixar ela tocar nele, claro que se for necessário eu (Monty Roberts falando) posso entrar e ajudar ela, distraindo o animal para que ela possa toca-lo. Quando ela conseguir toca-lo e acaricia-lo ele passará a ter alguma confiança nela. Veja o que acontece, ele está ali dizendo não para ela, mas se meu julgamento estiver certo, baseado em centenas de animais que já treinei, você verá uma transformação espetacular nesse animal.

 

Muitas pessoas tentam forçar a aceitação do animal e nesses casos leva muito mais tempo do que quando você cria confiança. Se você tentar algo como se só tivesse quinze minutos para fazer, muito provavelmente, vai acabar levando o dia todo para conseguir, mas se você agir como se tivesse todo o tempo do mundo, pode ser que leve só quinze minutos.

 

Se você acostumar seu animal de maneira gentil, antes de ter que fazer algo com ele, como colocar ferraduras, vai ser muito mais  fácil para ele aceitar, é tudo uma questão de treinamento.

 

(Monty entra na arena) O que eu quero que ela faça agora é preparar o animal para quando ela chega perto. Primeiro quero que estique a corda e vá para ele de forma bem rápida logo em seguida, e quando ela chegar perto quero que afague-o de um lado e saia. É possivel ver que no primeiro toque ele estremece mas deixa ela chegar perto. Depois ela deve se afastar e voltar acariciando o outro lado.

 

Existem vários objetos que podem ser usados para auxiliar nessa tarefa como podem ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário