Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Psicologia Básica para Muares II

Agora que todos conhecem as regras podemos começar. O maior erro que as pessoas tendem a cometer em relação ao treinamento dos muares é não identificar os comportamentos menos favoráveis. Em outras palavras, sabem que o muar está fazendo algo que não é certo ou sabem que deu a resposta errada ao treinamento, mas não conseguem descobrir qual é a causa ou razão daquele comportamento.


Os equipamentos de treinamento são aplicados repentinamente, e para piorar o dono está frustrado, a mula sente isso e a ansiedade aumenta. Normalmente, um mal habito se desenvolve rapidamente como resultado e é seguido de uma ligação para o treinador.

 

E se você recebesse um manual de instruções junto com o seu muar? Um livreto que explicasse todos os seus temperamentos e o como e os porques de todos os seus humores e comportamentos? Você se sentiria menos intimidado por ele, se você pudesse entende-lo claramente? Você teria mais confiança nos seus ensinamentos se possuisse esse conhecimento? Você é capaz  de agir e aplicar o que sabe quando necessário, e rapidamente fazer uma analise da situação em cada incidente de treinamento com uma mente aberta e objetiva? Você consegue ser criativo no treinamento para que você e o seu muar se mantenham interessados? Você se sentiria mais a vontade nas suas técnicas de treinamento se você soubesse como funcionam as mentes dos hibridos?

 

Sim, existem regras que são preto e branco, quando se lida com muares. Os muares não se importam nem um pouco com o que você pensa, você sim, deve se importar e muito com o que o seu muar pensa. Perceba que não podemos mudar a maneira como pensam, o que podemos é ajustar suas atitudes, sendo mais inteligentes podemos pensar do seu modo.  Podemos apresentar nossos metodos para eles de uma maneira que eles gostem. Falar o que ele quer ouvir. Tudo isso porque sabemos que os muares aprendem mais quando ensinam a si mesmos, e não quando você e eu tentamos implementar algo ao seu mundo.

 

Para obtermos sucesso, nós os treinadores, não temos escolha, temos que aprender a linguagem dos muares. Dessa forma podemos manter suas mentes frescas e dispostas. Não é o coração, mas a disposição que vai fazer com que você alcançe o seu objetivo. Temos de aprender a sua língua, para que possamos comunicar nossos desejos e obter respostas positivas e favoráveis no seu treinamento.

 

Essa é a chave de um instrutor bem-sucedido. Mantenha a mente aberta, e crie situações em que ambos mula e
cavaleiro saiam ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário