Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Psicologia Básica para Muares I – As Regras

 

Como um professor que tem que se identificar e entender seus alunos você deve desenvolver a habilidade de identificar problemas de comportamento para que possa se relacionar com o seu muar. A primeira coisa a ser feita é adotar algumas regras que não podem ser quebradas.


1) Ninguém se machuca – nem você, nem seu muar. Por causa dessas regras, riscos e atalhos não serão tomados. Nunca!  
2) Tenha um objetivo, ou propósito, em mente e tente atingi-lo. Nunca perca ele de vista, nem o comprometa.  
3) Leia o máximo que puder, e não se fixe em uma coisa apenas. Aprenda as várias técnicas de montaria e nunca perca o interesse em aprender. O aprendizado deve ser um projeto de vida, e nunca aprenderemos tudo.
4) Treine sua mula rapidamente e eficientemente. Porque rapidamente? Simples, os muares são animais que gostam de ir direto ao ponto, você pode aborece-lo caso prolongue o treinamento.

5) Treine o muar com o menor número possivel de conflitos. mantenha os desentendimentos no nível mínimo.
6) Aprenda as diferentes linguagens do muar, para que possa falar a lingua dele, dessa forma você reduz o número de conflitos.

7) Dê ao muar mérito por sua inteligência. Mas mérito demais por causa do seu QI pode te trazer problemas tanto quanto não dar. 
8) SEMPRE dê a punição na medida do crime quando for corrigir o seu muar. NUNCA puna mais do que o que deve e NUNCA perca a cabeça. Você pode se aborrecer, mas não perca o controle.  Quando a punição adequada for dada, esqueça e siga em frente. 
9) Quando VOCÊ cometer um erro, perdoe a si mesmo e perdoe o seu muar, siga em frente e aprendam juntos.
10) Recompense sua mula por bom comportamento com trabalhos amigáveis, acariciando seu pescoço e/ou dando prendas.
11) Quando acontecerem problemas de comportamento, pare, observe e descubra o porque. Investigue, será que algum equipamento está causando dor ao muar? Será que está precisando de um tempo de descanso? Precisa de uma mudança na rotina? Você é o professor e é sua responsabilidade descobrir o que está incomodando o seu aluno.
12) Respeite seu muar, e permita que ele seja ele mesmo. Isso mesmo, permita que ele seja um muar e aja como tal. Que seja único, corajoso, cauculador, inquisitivo, suspeito, independente, atlético, permita que ele seja essa criatura híbrida que ele é. Alterar o comportamento é uma coisa, mas mudar ele é outra coisa completamente diferente. 

2 comentários:

  1. Não sei se o comentário anterior foi enviado mas gostaria de saber um pouco mais sobre a crença, especialmente do meu pai e avô, de que burro/mula tem que ter serviço sempre porque senão vira bardoso, empaca, pula etc. Isso procede?

    ResponderExcluir
  2. É, pelo visto o comentário anteriormente escrito não foi enviado. Sempre gostei de muares e sempre tive contato com equinos, monto desde criança já que meu avô foi um grande criador de mangalarga. Mas tanto ele dizia e meu pai diz ainda que burro/mula é "complicado" porque têm que ter serviço sempre, ou seja, não pode ficar sem trabalhar, sem montar porque do contrário fica manhoso, bardoso, empaca etc. Gostaria de saber um pouco mais sobre essa "crença". Obrigado!

    ResponderExcluir