Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 26 de setembro de 2010

Idade de Castração de Burros

Idade de Castração de Burros - Sugestão do Dr. Rivaldo Nunes da Costa

Idade de Castração de Burros - Sugestão do Dr. Rivaldo Nunes da Costa

Algum tempo atrás, cerca de 40 anos, os burros eram castrados na desmama ou após os três anos de idade, dependendo da região e costumes locais.

Nos dias de hoje as fazendas são menores, os rebanhos cresceram e fica mais difícil manter burros inteiros depois de determinada idade. Isto leva os criadores a castrar seus animais muito cedo.

Até os três anos de idade o animal está se beneficiando dos efeitos da Testosterona, que é um hormônio produzido nos testículos, que vai possibilitar um desenvolvimento maior de sua estrutura e caracterizar sexualmente o animal. Como exemplo disto um boi inteiro desenvolve melhor que um boi castrado, resiste mais à seca do que o castrado, ganha mais peso. E com o burro e o cavalo não é diferente.

Os aspectos principais que verificamos para a decisão do criador são: o manejo do animal e aspectos ligados a aparência do animal. Alguns criadores não gostam que o burro engrosse o pescoço ou fique difícil para amansar. Atualmente os animais são manejados com freqüência e não há dificuldade de domá-los.

Os burros devem ser mantidos em pasto separado de outros animais a partir de um ano e meio, as cercas podem ser eletrificadas com apenas um fio por dentro da cerca tradicional que eles respeitam ou juntá-los com cavalos de serviço.

O ideal é castrar os animais depois de trinta meses, se o animal estiver pouco desenvolvido aguardar os trinta e seis meses.

Em um trabalho de avaliação radiológica estaremos comparando animais castrados com inteiros, verificando a influência da idade de castração no fechamento das placas de crescimento epifisário.

 

Autor:Dr. Rivaldo Nunes da Costa

9 comentários:

  1. Tenho uma égua que pariu no ultimo dia 26/11/2011, e tenho ouvido muitos comentarios de que deveria castar o burrinho logo agora, até um mês de vida, pois quando eles crescer vai se tornar muito violento.. Isto é verdade? Eu nunca tive animais (burrinho) como cria de égua, sei da força que possuem.. Pergunto: O que é mais adequado fazer castra-lo novo ou esperar erar um pouco?
    Narciso Miranda da Silva
    E-mail: sitiomiranda@hotmail.com.
    ou: R. Alfredo Raimundo da Silva, 125
    CEP: 17430-000
    Alvinlândia- SP

    ResponderExcluir
  2. Acho burros machos ou fêmeas muito bonitos ,particularmente animais cruzados com boas raças.Gostaria de saber quais as vantagens e inconveniências de se criar (de estimação) um burro não castrado.Ou seja, fazer dele um garanhão mesmo sabendo que são estéreis.obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Comportamento muda com a castração pois a testosterona diminui muito. O animal fica mais calmo, menos estressado (e levando em conta o temperamento dos muares isso ajuda bastante no treinamento). O animal também se alimenta melhor.

      Excluir
  3. Acho que cada um depende do seu histórico, ou seja, como foi a sua condição no período da amamentação, isto é o que mais influi em todo criamento de animais, se as mães são boas produtoras de leite, suas crias certamente serão muito mais precoce,podendo castrar o burro aos trinta meses, caso não seja nestas condições esperar um pouco mais, de seis a oito meses. (dilcoelho@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  4. tenho um burro filho de pega registrado com equa mangalarga pampa, castrei o burinho com 21dias, hoje ta com 3meses de vida; forte e vigoroso ja iniciei a doma e estimolos de exercicios... cuido muito bem da alimentaçao deles,

    ResponderExcluir
  5. tenho equa pampa. quala possibilidade de naser um muar pampa? e femea?.......OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  6. Dizem q a castração depois dos 15 dias de vida, até aos 2 anos pode ter o perigo de hérnia inguinal pós cirúrgica, essa prevalência realmente existe?
    Vet perguntando

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um burrinho e ele tem um ano de vida qual é a idade que devo castra-lo

    ResponderExcluir