Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Leite de Jumenta

 

Leite—faz bem ao corpo.

Os seres humanos costumavam matar os animais principalmente para a carne e peles, no entanto, isso mudou com o advento da domesticação de animais em torno de 8000 aC. Naquela época, caprinos e ovinos que foram domesticados no Oriente Médio viviam de uma dieta de grama. Os agricultores perceberam que os animais poderiam se sustentar com alimentos de fácil obtenção, que era de outra maneira inútil para os seres humanos, então eles começaram a experimentar com outros usos para subprodutos de origem animal, levando ao consumo humano de leite animal. Agora, em vez de simplesmente caçar animais e obter sua carne e pele, também passaram a ganhar a produção de leite e os mesmos animais passaram a ser utilizados durante anos.

Há evidências de seres humanos bebendo leite de vários mamíferos, incluindo cabras, ovelhas, camelos, jumentos, até mesmo búfalos, mas o leite de vaca é de longe a maior indústria de leite animal. Por quê? Porque as vacas podem produzirquase 40 litros de leite em uma ordenha. Neste mundo de quantidade sobre a qualidade, o leite de vaca fez mais sentido.


Mas poderia fazer melhor?

O leite produzido por animais diferentes tem diferentes composições de gordura, proteína, e nutrientes essenciais. Muitos estudos têm sido conduzidos para testar a repartição dos lípidos e conteúdo de vitamina no leite de animais diferentes, e descobriram que o leite de jumenta é efectivamente mais saudável ​​do que o de uma vaca e é o que mais se assemelha ao leite humano. De acordo com um estudo publicado em Fundamentals de Dairy Chemistry (B. Webb, A. Johnson, J. Alford, AVI Publishing, 1974), o leite de vaca contém 3,7 gramas de gordura por 100 gramas, enquanto leite de jumenta só contém 1,72 gramas. Como a América enfrenta uma epidemia de obesidade cada vez mais preocupante, é de se perguntar por que os nutricionistas não têm revisitado algo tão fácil como leite. A resposta é simples: as pessoas se sentem perturbadas pela idéia de beber leite de jumenta.

Leite de jumenta supera o de vaca em muitos níveis: menor teor de gordura, uma porcentagem muito maior de proteína, e uma maior porcentagem de concentrado de vitaminas essenciais encontrados no leite. Por exemplo, leite de jumenta contém 60 vezes a quantidade de vitamina C encontrada no leite de vaca. Talvez a diferença mais importante é o fato de que o leite de jumenta não requer a pasteurização. A pasteurização é o processo pelo qual as bactérias, protozoários, fungos e leveduras são destruídas por aquecimento de um líquido. Cada gota de leite produzido em fazendas leiteiras de vaca deve passar por esse processo ou corre o risco de ser prejudicial aos seres humanos. Não é preciso dizer que este é um processo caro. Leite de jumenta não contém bactérias naturais, por isso é absolutamente segura para beber direto da jumenta! De fato, alguns estudos têm mostrado que leite de jumenta até mesmo contém imunoglobulinas que impulsionam o sistema imunológico. Não foram feitas pesquisas  suficientes sobre este tema para fazer declarações sólidas, mas o leite de jumenta é potencialmente útil para pessoas com a função do sistema imunológico reduzida, como pacientes com câncer.

A mulher mais velha do mundo morreu aos 116 anos de idade e fez um auê na mídia quando sua família atribuíu a sua longa vida útil ao consumo de leite de jumenta durante toda a sua vida. A mulher equatoriana viveu um estilo de vida saudável, mas realmente faz você pensar! Existem também lendas de que Cleópatra se banhava em leite de jumenta para manter sua pele jovem e bonita, talvez ela soubesse de alguma coisa.


Onde eu posso conseguir isso?

A popularidade do leite de jumenta está crescendo rapidamente na Bélgica e França. A bélga Asinerie du Pays des Collines no Chateau des Mottes, de propriedade de Olivier Denys, é não apenas a única fazenda de jumentas para produção de leite na Bélgica, mas também é uma das poucas existentes no mundo. Denys sabe que o leite de jumenta é uma "mina de ouro nutricional", mas ele também percebe as limitações na produção em massa. Jumentas só podem produzir cerca de dois litros de leite por dia, durante um período de três ordenhas, que realmente não pode concorrer com os 40 litros das vacas. Além disso, de suas 84 jumentas, apenas 15 estão ativamente produzindo ao mesmo tempo. Apesar dos obstáculos na fabricação, Denys diz que a produção vem aumentando a cada ano, pois cresce a popularidade e apoio. Outra vantagem que pode começar a mudar as mentes dos investidores é de que o leite de jumenta completamente corta o custo de pasteurização, o que deixa mais dinheiro para mais jumentas.

Acesso a leite de jumenta nos Estados Unidos é extremamente limitada. Suplementos de leite de jumenta é o mais perto que você pode encontrar sem realmente sair e ordenhar uma jumenta você mesmo. A indústria cosmética está lucrando com o mito de Cleópatra com a venda de sabonetes e loções que contêm frações de leite de jumenta, mas os reais benefícios nutricionais vem do consumo real de leite fresco.

América está presa em uma rotina nutricional, e a idéia de beber leite direto da teta da jumenta é, vamos falar a verdade, repugnante para a maioria das pessoas. Mas por que é diferente do que beber leite de uma vaca? Porque, vezes e vezes sem conta, a sociedade tem criado barreiras e ninguém se atreve a quebrá-las.

Os benefícios nutricionais de beber leite de jumenta são claros, a única coisa que falta é publicidade e a aceitação social.

Fonte: Donkey Business

4 comentários:

  1. Boa Noite ! Nasci em Uma Cidade do Sertão da Paraiba ,o Hospital da mesma cidade é do meu Primo ele é Médico na mesma cidade, quando as mães levavam seus filhos para consultar com ele , e que dizia que o Bebê não estava se adaptando com o leite de vaca .Ele mandava as mães dar pros bebês o leite de Jumenta .Alguns pais que não tinha como consegui o leite de Jumenta para dar aos seus filhos o meu pai até oferecia a Fazenda dele pros pais comprarem uma Jumenta e colocar no Pasto para irem depois tirar o leite da jumentinha . Sabe pq me interessei por esse assunto : Moro aqui na Cidade de Santos SP , essa semana eu e um amigo que nasceu aqui em Santos SP, estava conversando com um Senhor de 78 anos de Idade , Ele chegou perto da gente com aquela voz bem nítida ,eu curioso o perguntei : O Senhor nasceu aonde ? porque o senhor está bem Lúcido , ele logo me respondeu : Nasci em Uma Cidade do sertão do Rio Grande do Norte ,e me falou : Sabe pq estou assim tão lúcido ? Porque fui criado cm leite de Jumenta Preta ,meu filho !O meu amigo aqui de Santos ficou abismado o senhor ter nos falado que bebeu leite de Jumenta, coisas que aqui em Santos SP , ele nunca ouviu falar que as pessoas bebessem leite de Jumenta .Mais informações sobre esse leite , poderá me enviar e-mails .

    noronhenseechiclete@hotmail.com
    Agradeço pela atenção !
    Manoel

    ResponderExcluir