Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 15 de abril de 2012

História da sela

 

A sela Western, que evoluiu nas planícies americanas , era uma descendente direta da sela de guerra espanhola do século XVI, vindas com os conquistadores espanhóis que invadiram o México. Na sela Western cada parte evoluiu para satisfazer uma necessidade específica do vaqueiro , do chifre(pito) para o laço aos estribos largos nos quais o vaqueiro ficava de pé quando descia declives íngremes ou quando trotava ao longo das trilhas de gado. A primeira e verdadeira sela de vaqueiro americana foi desenvolvida pelo vaqueros mexicanos, pelos idos de 1830, conhecida como Sela de Missão da Califórnia Quando o Texas se transformou na terra do negócio com gado, a sela também se adaptou, surgindo a Sela do Texas, em 1850, mais leve e compacta. Antes de 1870 a sela tinha ficado mais longa, e todo seu vigamento estavam agora cobertos com couro, como na chamada Sela Denver. A sela clássica de vaqueiro, a Sela Califórnia, evoluiu na Costa Oeste, perto de 1880, surgindo como modelo padrão. Hoje a sela dos vaqueiros, a Sela de Cowboy, está cada vez mais popular no Brasil, substituindo os tradicionais arreios.

Fonte: Selas Prohorse

Nenhum comentário:

Postar um comentário