Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mulas não suportam prosperidade

 

No final de outubro do ano passado recebi um telefonema de uma das minhas clientes, Ann Mulcay. Ela tem um burro chamado Norman que comecei a tratar há 2 anos. Norman é um burro pequeno excelente, filho de uma égua Foxtrotter. Ann anda por um monte de trilhas e viaja muitas milhas com Norman. Em maio passado, ela colocou ele em vários eventos do Mule Days em Bishop. Ela realmente se divertiu preparando Norman para o Mule Days. Ann passou a maioria dos dias na sela. Como acontece com qualquer potro ela estava alimentando-o com um bom feno de alfafa e alguns grãos para manter seu nível de energia. Ela também acrescentou feno de capim. Esta era uma boa combinação de alimentação para o tipo de exercício que Norman fazia.

Depois do Mule Days era verão no Arizona. Tenho certeza que você ouviu as histórias. É tão quente que dá para fritar ovos na calçada! Isso é quase verdade. O que é verdade é que apenas os cavaleiros obstinados andam no vale durante o verão. Ann pode ter cavalgado uma dúzia de vezes ao longo dos próximos meses. Quando outubro chegou e o tempo esfriou Ann decidiu sair para um passeio de trilha agradável. Pouco tempo depois que iniciou o passeio, ela rebatizou a trilha: "Trilha Monstro" Por trás de cada arbusto e cada pedra tinha um comedor de mula.

Uma vez que Norman encontrou o primeiro comedor de mula (uma rocha preta atrás do arbusto), ele decidiu assumir o controle da situação. Cheirar e andar lateralmentea na trilha apenas dava a certeza de que ele ia estar faltando uma perna antes da viagem ter terminado. Não é preciso dizer que Ann estava andando como se estivesse passando por agulhas e tachinas a cavalgada inteira. Bastava ela relaxar que Norman encontrava outro comedor de mula. Saltando de lado, andando para trás e às vezes girando. O bom e doce Norman poderia ter sido vendido naquele dia por vinte e cinco dólares, ou melhor ainda, Ann teria pago 500 para você tirá-lo das mãos dela. Ann levou Norman para casa e pensando que ele só precisava sair mais, ela tentou passeios mais curtos algumas vezes na semana seguinte. Ann estava muito frustrada quando ela me enviou um e-mail dizendo: "O que eu faço agora? "Monstros atacaram minha mula!" Liguei para ela e ela me contou sobre os últimos passeios e como Norman não estava melhorando.

 

Eu briguei muito com ela por não ter me chamando depois da primeira viagem. Agora, os monstros tinham 10 metros de altura e estavam em todas as paredes. Uma vez que Ann se acalmou, eu perguntei o que ela estava dando para Norman comer. Feno de alfafa ela me disse. Ela ficou bem quieta no telefone por um minuto quando me respondeu. Ela disse: "Agora, eu sei o que você vai dizer. Estou alimentando ele com uma alimentação boa demais. Você me disse, diversas vezes, e eu estive em suas clínicas e eu acho que não não consigo enfiar na minha cabeça que não devo fazer isso e eu acho que você vai me dizer para mudar de alimentação." Ela estava certa. Eu disse a ela para começar a mudar de alimentação devagar, porque até mesmo muares podem ter a doença da segunda-feira. A doença da Segunda-feira é um outro nome para azotúria. Os agricultores costumavam se referir a ela dessa maneira porque os animais de trabalho, às vezes, tem um pouco de cólica na manhã de segunda-feira depois de ficar sem trabalhar no domingo. Sugeri a Ann tentar uma ração especifica para animais mais velhos ou que não trabalhem muito. Anos atrás eu não teria considerado usar essas rações na alimentação. Eu não achava que muares poderiam se satizfazer comendo uma quantidade tão pequena de comida em tão pouco tempo. Eu não sabia que as pastilhas se expandiam depois que os animais bebem água e isso lhes dá uma sensação de satisfação plena.

 

Rações industriais são ricas em nutrientes e fibras utilizáveis​​. Algumas incluem grãos, milho, farelo de trigo, farelo de algodão, etc. Estes tipos de ração são necessárias para animais de trabalho pesado. Se o animal não se alimenta de grãos suficiente, ele vai primeiro queimar a gordura corporal para energia e, em seguida, queimar tecido muscular e isso vai resultar em um muar fraco e menos eficaz para se montar. Os muares são muito fáceis de manter. Eu venho dizendo há anos que você pode alimentar duas mulas com a mesma quantidade de dinheiro que é preciso para alimentar um cavalo. Já provei minha teoria com os meus próprios testes, feitos ao longo dos anos. Eu descobri que os muares prosperam no feno de boa qualidade junto com um bloco de sal. Em 1998 eu comecei a experimentar com as rações Lakin Lite. Lakin empresa de alimentação está localizado aqui no Arizona e distribui em partes do Novo México e Colorado. Quando eu estou na Califórnia eu uso produtos de Star Milling. Star patrocina meu programa de treinamento de muares no Pierce College, em Woodland Hills, Califórnia, e do Equine Affaire Expo. Aqui está uma lista de ingredientes do pacote de ração Lite Lakin.

Proteína Bruta min. 11%
Gordura Bruta min. 2%
Fibra Bruta máx. 30%
Cálcio min. 0,7%
Cálcio max. 1,2%
Fósforo min. 0,2%
Cobre min. 15ppm
Selênio min. 0.2ppm
Zinco min. 50ppm
Vitamina A min. 300IU/LB 
Cinzas max 12%
Minerais adicionados max. 1%

Feno de alfafa, feno Bermuda, melaço de cana, ácido fosfórico (classe da alimentação) Sulfato de Zinco, Sulfato de Manganês, Sulfato de Cobre, carbonato de cobalto, selenito de sódio, Dihydriodide Etilenodiamina, vitamina e suplemento, suplemento de vitamina B12, suplemento riboflavina, mononitrato de tiamina, suplemento de niacina, cloridato de piridoxina, ácido fólico e D-biotina.

Qualquer alimento deve conter fibra suficiente "volumoso" para manter o aparelho digestivo do animal funcionando corretamente. Potros e desmamados precisarão ter em torno 16% de proteína, enquanto muares maduros podem precisar só de 8%. É muito difícil saber exatamente que vitaminas você está recebendo de um fardo de feno. Com rações basta você ler o rótulo. Por exemplo, selênio no solo varia muito de lugar para lugar. Consequentemente você está vendo este mineral ser adicionado nas rações e concentrados.

A maioria dos muares e cavalos ficam parados cinco dias por semana. Eles só comem, bebem e dormem e se preparam para a próxima refeição. Assim como a maioria dos americanos nos dias de hoje. A boa alimentação que temos se não for combinada com exercícios resulta em excessos e peso extra. Então em seguida entramos em uma dieta de emagrecimento. O muar  é feito para durar de 20 a 30 anos e seu grande corpo grande de cavalo deve ficar sobre os pequenos cascos que ele herdou de seu pai jumento. Quando viajo para fazer treinamentos vejo muitas mulas gordas como um boi velho pronto para o açougueiro. Não é bom encher o muar de proteína quando quando ele está em um curral sem fazer exercicio.

Quando você estiver usando seu muar de 2 a 4 horas por dia, 5 dias por semana você pode considerar colocar uma bolsa de nariz nele e adicionar uma pequena quantidade de grãos antes de você chegar na sela. Dê um monte de grãos para o muar, quando ele não está fazendo nada em uma base diária e você vai ter um foguete em suas mãos. Além disso é caro. Os potros que eu monto se alimentam bem para melhorar os ossos e músculos. Eles são usados nas montanhas e eu preciso que eles tenham muita energia. A uma mula de 450 quilos é oferecido 1 quilo e meio de grãos. Normalmente, ele não come tudo e então eu começo a trabalhar com ele, quer seja um passeio, carga, ou atrelagem. Quando tenho mulas com uma atitude triste, más maneiras, de natureza relutante, difíceis de pegar, ou que em geral não querem fazer nada além de ficar no curral sem ser incomodado, elas não ganham nada além da ração Lakin Lite. Eu já vi muares dos mais tristes mudarem de atitude. Eu acho que esses ricos fenos de alfafa e rações que nós estamos dando a nossos animais são como drogas para muares. Já me espantei em ver a mudança incrível de atitude. Uma mula, em particularl teve uma mudança surpreendente quando eu mudei de alimentação; Moisés, que pertence a Rich Fillman aqui no Arizona. Quando ele trouxe o burro até mim ninguém podia chegar perto dele. Ele era difícil de apanhar e não queria que ninguém ficasse do lado dele. Ele só queria ser deixado em paz. Então eu comecei meu trabalho de base diáriamente. Eu alimentei esta muar de 450 kilos (ele era extremamente gordo e o alto de suas costas era tão plana quanto a mesa da minha cozinha) com ração Lakin Lite duas vezes por dia medido em uma lata de café de um kilo e meio. Eu também exigia que ele fizesse algum exercício aeróbico diariamente na forma de trilhas, puxando carroças ou carga. Nos primeiros 5 dias eu vi uma tremenda diferença em Moisés. Ele começou a ficar mais disposto e ficou mais treinável. Ele tinha adquirido muitos maus hábitos nos seus 8 anos e aprendeu a recusar todos os seus proprietários durante esse tempo. Então eu não só tinha que trabalhar sua atitude, mas eu também tinha que lhe dar um treinamento paciente e consistente para construir uma boa base e para ajudá-lo a ser um bom burro. Descobri que se eu adicionasse feno de alfafa ou outro alimento quente em seu programa de alimentação, ele tinha uma mudança de atitude negativa imediata. Eu tenho treinado o Moisés à 2 meses agora. Ele esteve todo esse tempo na ração Lite Lakin. Ele tem muita energia, eu uso ele atrelado no vagão da frente, ele é um burro bom para guiar uma equipe de carga e também tenho montando ele. Ele anda por uma trilha na  montanha como se fosse terra plana.

Por favor, não mudem a dieta dos seus muares por eu ter escrito este artigo. Converse com o seu veterinário ou um bom nutricionista para ver o que funciona melhor no seu programa.

Eu gostaria de prevenir sobre uma coisa; NÃO OS ALIMENTE COM CAPIM/GRAMA PICADO (COMO EM UM APARADOR DE GRAMA). Não devem ser alimentados dessa forma por uma infinidade de razões, mas principalmente porque eles têm herbicidas e fungicidas que podem ser tóxicas para cavalos ou muares. Aparas de relva são propensos a causar asfixia porque os animais não têm que mastigar a fim de engolir.

Algumas pessoas no leste têm excelentes fenos de capim, que é a alimentação ideal para os muares. Enquanto eu estava por lá, eu vi o feno mais bonito que eu já encontrei. Muita gente achava que meus muares eram magros, mas quando eles subiam em suas mulas, a sela deslizava para o lado porque as suas mulas eram tão gordas que o corpo mal conseguia segurar uma sela. Ha!Ha.!

A razão pela qual eu comecei a experimentar diferentes alimentos foi porque eu li um livro chamado “Como ser seu próprio veterinário - Às vezes (How To Be Your Own Veterinarian - Sometimes)”, por Ruth B.James, DVM. Eu tenho esse livro dela há cerca de 5 anos e com certeza tem sido útil.

Oh, você provavelmente está se perguntando o que aconteceu com Norman. Eu andei recebendo e-mails de Ann Mulcay todos os dias dizendo que o Norman está fantástico. Ele está obedecendo ela, ele está encontrando menos monstros na trilha e Ann está muito feliz, porque ela pode relaxar na sela de novo. Ela está planejando ir ao encontro de muares no Arizona e em Bishop na Califórnia para a copa mundial.

Fonte: Steve Edwards of Queen Valley Mule Ranch, Mule Ranch

Nenhum comentário:

Postar um comentário