Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 18 de março de 2011

O Queijo mais caro do mundo

 

Post image for World’s most expensive cheese

O queijo é o derivado do leite favorito das pessoas desde a antiguidade - as suas origens pré-datam qualquer registro histórico. Ele vem em diversas formas, sabores e texturas e podem fazer parte de qualquer coisa desde uma pizza à um prato que acompanha uma garrafa de vinho fino.


Mas há um tipo de queijo que você muito provávelmente nunca viu, pois é bastante raro e um dos queijos mais caros do mundo.


Ao preço colossal de € 1.000 (R$ 2.400) o quilo, o Pule ("potro" em sérvio) é produzido pela Reserva Natural de Zasavica na capital da Sérvia, Belgrado. Mas o que faz este queijo tão ridiculamente caro? A resposta é simples: leite de jumenta.

O gerente da reserva, Slobodan Simic, diz que nenhum outro componente especial é usado ​​para criar este queijo defumado - o alto preço é baseado somente no valor do leite de jumenta utilizado para fabrica-lo.


Mas não se surpreenda muito - o valor do leite de jumenta não é um fenômeno recente. A antiga rainha egípcia Cleópatra é conhecida por ter se banhado em leite de jumenta, a fim de preservar a beleza da sua pele. Foi usado também como uma forma de desinfetante nos tempos antigos. Os gregos o consideravam como um excelente remédio para doenças, enquanto os romanos consideravam uma bebida de luxo. Hipócrates, o recomendava para tratar diferentes tipos de doenças, bem como um remédio contra a intoxicação e para curar feridas.

O leite utilizado para fazer o queijo mais caro do mundo é coletado de 100 jumentas dos Balcãs que moram na reserva. A gordura do leite é baixa, o que de acordo com Simic, é a razão de ninguém mais produzir ele.

O sucesso da reserva com o Pule levou a equipe da reserva a  encontrar outras aplicações para o leite de jumenta, incluindo cosméticos e um licor de leite de jumenta especial.


Atualmente, o Pule é feito apenas por encomenda antecipada, o que significa que você vai ter que entrar rápido na fila para conseguir o seu pedaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário