O queijo é o derivado do leite favorito das pessoas desde a antiguidade - as suas origens pré-datam qualquer registro histórico. Ele vem em diversas formas, sabores e texturas e podem fazer parte de qualquer coisa desde uma pizza à um prato que acompanha uma garrafa de vinho fino.
Mas há um tipo de queijo que você muito provávelmente nunca viu, pois é bastante raro e um dos queijos mais caros do mundo.
Ao preço colossal de € 1.000 (R$ 2.400) o quilo, o Pule ("potro" em sérvio) é produzido pela Reserva Natural de Zasavica na capital da Sérvia, Belgrado. Mas o que faz este queijo tão ridiculamente caro? A resposta é simples: leite de jumenta.
O gerente da reserva, Slobodan Simic, diz que nenhum outro componente especial é usado para criar este queijo defumado - o alto preço é baseado somente no valor do leite de jumenta utilizado para fabrica-lo.
Mas não se surpreenda muito - o valor do leite de jumenta não é um fenômeno recente. A antiga rainha egípcia Cleópatra é conhecida por ter se banhado em leite de jumenta, a fim de preservar a beleza da sua pele. Foi usado também como uma forma de desinfetante nos tempos antigos. Os gregos o consideravam como um excelente remédio para doenças, enquanto os romanos consideravam uma bebida de luxo. Hipócrates, o recomendava para tratar diferentes tipos de doenças, bem como um remédio contra a intoxicação e para curar feridas.
O leite utilizado para fazer o queijo mais caro do mundo é coletado de 100 jumentas dos Balcãs que moram na reserva. A gordura do leite é baixa, o que de acordo com Simic, é a razão de ninguém mais produzir ele.
O sucesso da reserva com o Pule levou a equipe da reserva a encontrar outras aplicações para o leite de jumenta, incluindo cosméticos e um licor de leite de jumenta especial.
Atualmente, o Pule é feito apenas por encomenda antecipada, o que significa que você vai ter que entrar rápido na fila para conseguir o seu pedaço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário