Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 25 de março de 2011

LINGUAGEM CORPORAL

 

Os equinos, asininos e muares se comunicam sobretudo através de expressões e gestos. A comunicação é a base de todas as relações e aprender a perceber o animal melhora o relacionamento entre ele e cavaleiro. Além disso, pode salvá-lo de um coice!

Os animais se comunicam com movimentos sutis, o rodar das orelhas, a contração dos músculos do focinho, etc. Se o cavaleiro não capta estes sinais, o animal é obrigado a “subir o volume” e expressar o seu desconforto, irritação ou dor através de sinais mais perceptíveis, como um coice ou uma dentada. O objectivo de qualquer cavaleiro é saber interpretar os sinais sutis para poder corrigir a sua atitude e evitar que o animal recorra à agressão.

Orelhas

As orelhas são a zona do corpo do animal mais móvel e mais expressiva.

Orelhas para o lado - Quando ele se encontra relaxado, as orelhas podem estar pendentes para o lado.

Orelhas para trás - As orelhas para trás têm diversos significados. Conhecidas por alertar o cavaleiro de que o animal está irritado e prestes a atacar, as orelhas nesta posição só têm esse significado quando acompanhadas da exposição da zona branca dos olhos, lábios contraídos nos cantos, ou o abanar da cabeça. As orelhas para trás podem significar que ele está apenas atento a ruídos que vêm de trás, à voz do cavaleiro por exemplo, ou até que está sonolento. Os animais colocam também as orelhas para trás quando galopam ou executam uma manobra difícil.

É importante distinguir estas situações, pois como sinal de agressão, o cavaleiro deve tomar precauções e repreender o animal. Contudo, ele não deve ser repreendido se está prestando atenção às indicações do cavaleiro ou se apenas está com sono.

Muitos animais não utilizam a expressão agressiva com pessoas e não é aconselhável que adquira um animal que o faça.

Orelhas para a frente – Eles apontam as orelhas para o seu motivo de interesse. Geralmente, orelhas viradas para a frente indicam que está atento e interessado. Eles cumprimentam-se com as orelhas voltadas neste sentido.

Contudo, as orelhas orientadas para a frente são também um claro sinal de que ele está detectando algum perigo. Nestes casos, ele levanta o pescoço e se mostra alerta.

Expressões faciais

Olhos semicerrados e lábios contraídos – Pode significar mau humor ou dor. 
Nariz enrugado – Significa aborrecimento ou repulsa.


Dentes expostos – São sinal de ameaça, um alerta de que pode vir a morder.

Cauda

Abanar a cauda é sinal de irritação e pode mesmo indicar que o animal está prestes a dar um coice. Se ele se aproxima do cavaleiro com a parte traseira, então o melhor é desviar-se pois o animal se prepara para dar um coice.

Abanar a cauda pode ser também sinal de amizade se eles o fizerem quando estão lado a lado. Atirar a cauda para o próprio corpo serve para afastar moscas ou outros insectos. Trazer a cauda elevada é sinónimo de prazer, já que eles brincam e correm com a cauda nesta posição.

Meter a cauda entre as pernas e baixar a parte traseira significa que está com medo.

Cabeça

Abanar a cabeça pode ser sinal de brincadeira, geralmente quando está solto no campo e a correr. Contudo, pode também ser sinal de desconforto se estiver sendo treinado.

Com a prática e observação os cavaleiros aprendem a não só identificar a linguagem corporal em geral, como também as expressões única do seu animal, como por exemplo, a expressão que o animal faz quando o escova no lugar que ele gosta. É caso para dizer que se a linguagem corporal serve para evitar coices, também serve para dar mimos.

Texto Adaptado. Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/cavalos_linguagem_corporal/494

Nenhum comentário:

Postar um comentário