Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 3 de março de 2011

Exigências Nutricionais em Minerais e utilização de minerais orgânicos na …

 

Os minerais estão envolvidos em diversas funções no metabolismo animal, incluído componentes estruturais, cofatores enzimáticos e transferências energéticas. Alguns minerais participam de vitaminas, hormônios e aminoácidos (Lehninger, 2002).

     Os minerais são fundamentais na nutrição, especialmente para animais atletas ou em reprodução (Swenson e Reece, 1996). Os minerais são requeridos por todos os animais para diversos processos biológicos, mas as quantidades encontradas em muitos alimentos não são normalmente suficientes para máximo crescimento ou produção de leite sendo necessária uma suplementação para compensar a deficiência. (NRC, 1989).

     Outro aspecto, é que a variação nos teores de minerais dos alimentos varia consideravelmente, devido a vários fatores, sendo, portanto, aconselhável a análise dos alimentos (forragens) principalmente para cálcio e fósforo. Cuidados devem ser tomados para que as quantidades suplementadas não sejam elevadas, para evitar problemas de toxidez (Lewis, 2000).

     Fale ressaltar que as exigências nutricionais, tanto para macronutrientes (energia, proteína, lipídios, água e fração fibrosa) quanto para micronutrientes (vitaminas e minerais), dos animais são influenciados por vários fatores relacionados ao animal (como a espécie, a idade, o estado fisiológico, o peso vivo, a intensidade de exercícios), relacionados ao ambiente (temperatura ambiente e sistema de criação), e relacionados as dietas como taxa de consumo e digestibilidade das dietas que podem ainda sofrer influência dos seguintes fatores como: ingredientes da dieta, o tamanho da partícula do alimento, a freqüência de alimentação e teor de fibra da ração (NRC, 1989; Lewis, 2000). Assim a tabela apresentada, procura resumir as exigência nutricionais de eqüinos em relação aos minerais sendo a mesma uma situação simulada pelo programa computacional NRC (1989) na qual está especificada através de legenda.

      As fontes de minerais, mais comumente utilizadas na nutrição animal são as fontes inorgânicas (óxidos, sulfatos, cloretos, carbonatos e fosfatos) e estes apresentam uma digestibilidade ou disponibilidade baixa aos animais, principalmente aos não-ruminantes. Desta forma pesquisas são desenvolvidas para que estes nutrientes sejam melhor aproveitados e desempenhem seu papel fisiológico adequadamente.

     Na área produtiva e reprodutiva a utilização de compostos minerais orgânicos (manganês, zinco, ferro, cromo, selênio, cobre) traz inúmeros benefícios tais como: melhor qualidade de espermatozóides e de folículos disponíveis para reprodução, melhoria nos processos envolvendo hormônios sexuais, melhoria do metabolismo de carboidratos, melhoria na formação de tecidos (pele, músculo, colágeno), dentre outros aspectos que podem ter impacto importante no desempenho zootécnico de produção (Moraes, et al. 2001).

     Moraes, et al. (2001) denomina quelatos como, compostos formados por íons metálicos seqüestrados por aminoácidos, peptídeos ou complexos polissacarídeos que proporcionam a esses íons alta disponibilidade biológica, alta estabilidade e solubilidade e afirmam que o mecanismo pelo qual o agente quelante melhora a utilização do mineral depende da capacidade do ligante no trato gastro intestinal formando complexos solúveis com o mineral.

     Segundo AAFCO (1997), os produtos minerais orgânicos são definidos da seguinte forma:

     • Quelato metal-aminoácido: é um produto resultante da reação de um sal metálico solúvel com aminoácidos na proporção molar.

     • Complexo aminoácido-metal: é um produto resultante da complexação de um sal metálico solúvel com aminoácido(s).

     • Metal proteinado: é o produto resultante da quelação de um sal solúvel com uma proteína parcialmente hidrolisada.

     • Complexo metal-polissacarídeo: é o produto resultante da complexação de um sal solúvel com polissacarídeo.

     Estudos recentes têm desenvolvido compostos orgânicos semelhantes àquelas moléculas transportadoras de minerais no organismo animal (metalotioneína, ferritina, cerulosplasmina e outras), de maneira a garantir sua eficiência em suprir deficiências (Moraes, et al. 2001).

     Estudos descrevem que no momento em que as fontes inorgânicas chegam ao estômago, ocorre uma dissociação das moléculas, liberando íons metálicos como Zn++, Mn++, etc. Para que esses íons sejam absorvidos, eles necessitam estar associados a um agente ligante ou molécula transportadora, permitindo a passagem através da parede do intestino (Swenson e Reece, 1996, Lehninger, 2002). Muitas vezes estes íons não encontram este agente ligante e acabam sendo excretados. Uma suplementação extra destas fontes de minerais, na tentativa de aumentar sua disponibilidade para o animal, pode causar efeitos prejudiciais.

     Lewis, (2000) relata que existe também um efeito de competição e inibição da absorção de minerais por outras substâncias ou nutrientes quando apresentados nas formas inorgânicas, entre elas o ácido oxálico e fítico, taninos, fibras, a presença de outros minerais. Quando o mineral está na forma orgânica, ligado a um aminoácido, esta absorção é direta, não sofrendo interferência destes fatores. Os principais agentes quelante são os ácidos aminados, ascórbico, glucônico e etilenodiaminotetracético (EDTA).

     Tabela – Apresenta valores de exigências nutricionais em minerais por eqüinos em diferentes categorias e estágios fisiológicos e com um consumo diário de alimentos de 2,0% de Peso Vivo.

image

     1. Valores médios de exigência nutricional para animal com peso vivo de 500 kg

     2. Garanhão em estação de monta com peso vivo de 500 kg

     3. Valores médios de exigência nutricional para animal com peso vivo de 470 kg no inicio do terço final de prenhes

     4. Valores médios de exigência nutricional para animal com peso vivo de 470 kg no 3º mês de lactação

     5. Fonte: programa computacional - NRC (1989)

     Obs. Os valores referentes a exigência nutricional dos potros, são para animais que na sua idade adulta apresentem peso vivo de 500 kg.

 

Autores: Leonir Bueno Ribeiro e Paula Konieczniak

Fonte: http://www.cavaloscrioulos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário