Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 16 de março de 2011

A Marcha Verdadeira

MTA - A Marcha Verdadeira - Lúcio Sérgio Andrade
Lúcio Sérgio Andrade

Lendo a revista Horse edição nº 95, deparei-me com uma matéria cujo titulo é: "Afinal, marcha trotada ou marcha batida ?". Alguns esclarecimentos precisam ser feitos, para não confundir ainda mais os leitores, principalmente porque o tema "MARCHA" já se reveste de imensa polêmica. Mas não deveria. Sob a luz da Zootecnia, as marchas autênticas não deixam dúvidas quanto à suas definições.


Já a qualidade de marcha, o ANALOC-E ( Computador Analisador de Andamentos ) é por demais objetivo ao estabelecer os parâmetros aceitáveis e aqueles inaceitáveis.


A terminologia Marcha Trotada, que define o andamento no Padrão Racial oficial da raça Mangalarga, não está errada. Como também não estaria a denominação Trote Marchado. Ao contrário, a terminologia "Marcha Diagonalizada" está incorreta, sendo mais apropriada para caracterizar a Marcha Batida da raça Mangalaga Marchador. O problema é que em um significativo numero de exemplares em exposições da raça Mangalarga Marchador, já não existem diferenças visuais da marcha batida em relação à Marcha Trotada da raça Mangalarga, o que talvez tenha influenciado algumas conclusões inseridas nesta matéria da revista Horse. Este fato é mais do que explicável ( apesar de incompreensível ), tendo em vista o expressivo número de matrizes e reprodutores de sangue Mangalarga largamente utilizados em planteis de elite da raça Mangalarga Marchador a partir do final do século passado. Como resultado, já na primeira geração de produtos, a antiga marcha batida de tríplice apoios aproximou-se da marcha trotada.


A origem da denominação Marcha Trotada tem relação com o trote bem articulado e alçado da raça Alter, que foi o pilar genético da formação da raça Mangalarga. Como já existia a marcha de tríplice apoios bem antes da década de 30 do século XX, período da fundação da ABCCM, a definição de Marcha Trotada na recém-criada raça Mangalarga serviu para distinguir claramente os andamentos, o que foi, inclusive, motivo da posterior fundação da ABCCMM.


Portanto, o andamento do cavalo da raça Mangalarga não se caracteriza pela marcha batida, tendo em vista que esta apresenta momentos de apoios tripedais, sempre intercalados pelos apoios duplos laterais e duplos diagonais, necessários para as trocas de apoios tripedais, ora de dois cascos anteriores e um casco posterior, ora de dois cascos posteriores e um casco anterior, e assim sucessivamente.


Em ralação aos cavalos de trote convencional, os cavalos da raça Mangalarga apresentam melhor comodidade, porque não ocorrem os momentos de suspensão nítida entre as trocas de apoios duplos diagonais. Desta forma, ocavaleiro/amazonas não será lançado para cima. Mas ainda assim recebe atritos verticais, como resultado dos apoios quase que simultâneos dos bípedes diagonais. Ao contrário, nas marchas autênticas, de tríplice apoios freqüentes em cada passada completa, SEMPRE INTERCALADOS ora por um duplo lateral ora por um duplo diagonal, a comodidade será realmente incontestável, pelo fato óbvio da neutralidade total ou parcial dos atritos verticais.


O fato do ANALOC-E ter demonstrado que nas trocas de apoios duplos diagonais de cavalos da raça Mangalarga ocorrem com frequencia os apoios quadrupedais e/oumonopedais, em substituição aos momentos de suspensão dos quatro cascos, sòmente vem comprovar que este tipo de mecânica de locomoção enquadra-se nas assimetrias de apoios, tendo em vista que os apoios tecnicamente considerados normais para uma marcha autêntica e, consequentemente, apoios desejáveis, são os tripedais, bipedais diagonais e bipedais laterais.


Vamos discutir mais detalhadamente as conclusões dos resultados de estudos doANALOC com animais da raça Mangalarga:
¤ A conclusão de que a marcha é diagonalizada e não trotada, porque não foi constatada suspensão total dos membros não procede. A andadura é um andamento classificado como marchado, e apresenta apoios quadrupedais para a troca de apoios bipedais laterais.


Quando os quadrupedais são substituídos pelos apoios monopedais, sem definir uma frequência regular de apoios tripedais, o andamento será uma ANDADURA DESUNIDA. E quando define com frequência regular os apoios tripedais, o andamento será uma marcha picada.


Analogamente, poderíamos definir a marcha trotada como "trote desunido", mas nunca de marcha diagonalizada, porque além da falta de definição regular dos momentos de tríplice apoios, também faltam os apoios duplos laterais. O próprio resultado do estudo com o ANALOC mostrou um % pouco significativo de 6% de apoios laterais, sendo que em vários animais estes apoios foram de 0%.


SEM APOIOS LATERAIS NÃO É MARCHA. Os tríplice apoios regulares somente ocorrem havendo a alternância regular entre apoios duplos diagonais e duplos laterais.


¤ A conclusão de que a troca de apoios não é efetuada através de um momento mínimo de suspensão, como estabelece na definição de andamento do Padrão Racialnão é verdadeira. Esta característica dinâmica é por demais influenciada pela velocidade do andamento. Quanto mais lento, mais evidente será o momento de suspensão.


Quanto mais rápida a marcha, mais freqüentes serão as trocas de diagonais através de apoios monopedais e quadrupedais.


¤ Finalmente, a conclusão da inexistência de atritos verticais no andamento do cavalo da raça Mangalarga é uma inverdade. Sòmente através de uma mágica, será possível que dois bípedes diagonais, tocando o solo quase que em sincronismo 100% perfeito, não gerem algum grau de atrito vertical sobre o assento do cavaleiro.


É bem verdade que as marchas de tríplice apoios vêm sofrendo ataques constantes, até mesmo dentro das próprias associações. No momento atual da ainda rica equideocultura brasileira de marchadores, critico principalmente para a raçaMangalarga Marchador em têrmos de perda da essência do andamento marchado, é preciso que haja uma consciência nacional do resgate deste patrimônio nacional representado pela M.T.A.D. - MARCHA DE TRIPLE APOIOS DEFINIDOS.


Este é o andamento universal dos "pleasure horses" ( cavalos de passeio ), aquele andamento que proporciona aos cavaleiros e amazonas uma comodidade real, plena, impessoal. Caso isto não aconteça, continuaremos a ler matérias como esta da revista Horse em sua edição de nº 95, que confunde marcha batida com marcha trotada.


Felizmente o parâmetro das exposições não é termômetro da preferência pela maioria dos usuários de cavalos de passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário