Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Criando Mulas

 

Para aqueles de vocês que estão interessados em cruzar sua égua com um jumento, na esperança de obter a sua mula apartir da égua de sua escolha, deixe-me dar algumas informações úteis e algumas experiências que tivemos. Nós não reivindicamos ser especialistas, mas temos aprendido algumas coisas da maneira mais difícil e decidimos passar alguns dos nossos conhecimentos adiante.


Primeiramente, lembre-se que a maioria das éguas não aceitarão de bom grado um jumento! Esta parece ser uma surpresa para a maioria das pessoas. Pare e pense sobre isso. A menos que a égua viva com os jumentos como companheiros de pastagem, um jumento, especialmente se for agressivo ou ruidoso, provavelmente vai assustar muito ela! Este fato por si só é freqüentemente o obstáculo mais difícil de ser superado na busca de um muar. Se sua égua nunca esteve perto de um jumento, provavelmente será imperativo que ela gasta bastante tempo na fazenda de criação de antemão para que ela seja capaz de ver, cheirar e ouvir o jumento sem se assustar. Alguns jumentos são muito tranquilos e cavalheirescos, mas alguns podem ser muito agressivo e violento es vão aterrorizar uma égua se for permitido.

Como a maioria das éguas ficam assustados com o jumento, isso também significa que elas não vão “se mostrar" ao jumento como fariam com um garanhão, tornando assim a detecção dos seus ciclos muito difícil se não houver um garanhão disponível. No entanto, mesmo em cio, a maioria das éguas ainda não demonstram boa vontade para com o jumento.


Daí a necessidade de a égua pelo menos não ter medo do jumento, mesmo que ela deixe ele montar relutantemente. Vai por mim, não é uma experiência agradável tentar conseguir cruzar uma égua que não deseje ser montada pelo jumento!

A maioria dos criadores que vende cobertura de jumentos para éguas de fora, normalmente só o faz com monta controlada. Esta é a maneira mais segura e também a melhor para saber se a égua foi efectivamente coberta.

Melhoramento de pastagem pode funcionar para alguns, mas existem muitos riscos envolvidos se esse for o caminho que você escolher tomar. O jumento pode machucar as éguas e se ela tiver um filhote ao seu lado, alguns jumentos podem mata-lo. O jumento também pode ser machucado pela égua e a maior parte dos criadores não podem correr o risco de ter seu jumento ferido também.


Agora que você possui algumas informações sobre o trabalho que terá para fazer uma mula, você deve analisar melhor a égua que você está considerando  transformar em mãe de um muar. Ela deve ter pelo menos 3 anos de idade. Algumas matrizes de 2 anos podem ser cobertas, mas não é justo para com elas, pois não terminaram de crescer ainda! As poucas vezes que tentei e elas tiveram filhotes mas no ano seguinte não, o que significa que seus corpos precisavam de tempo para crescer! É claro que o outro extremo seria uma égua mais velha que nunca teve um potro. Suas chances de ficar prenhê não são tão boas, mas não impossível. Com qualquer égua, você deve pelo menos pedir a analise de um veterináriode. Uma biópsia do útero irá dizer quais são suas chances de conceber e poupar muito tempo e dinheiro caso ela seja uma égua com poucas chances de ter um filhote.


Para conseguir uma mula boa, você deve começar com uma égua de boa indole. Já se foram os dias em que uma égua difícil era considerada adequada para carregar um muar. Se sua égua é fácil, disposta e ansiosa para aprender, então assim será seu bebê. Sim, um jumento de boa indole é importante, mas não é tão crítico como a égua. O bebê vai passar todo o seu tempo com a mamãe e vai pegar seus vícios e suas características, boas ou ruins.


Em segundo lugar deve-se considerar a conformação da égua. Pequenas falhas podem muitas vezes ser reforçadas por influência do jumento, mas se a égua não é sólida, ela também pode passar suas deficiências hereditárias. Ambos os pais devem ter boa conformação de forma para  garantir um muar bonito e útil.

 

Muito importante para qualquer bebê, e acreditamos ser especialmente importante para um muar, é estabelecer uma relação humana logo no primeiro dia de vida. Filhotes que são tratadas com carinho desde o primeiro dia aprendem a adorar pessoas e são muito mais fáceis de trabalhar quando ficam mais velhos. Muares que não confiam nas pessoas, seja por ter sido mal utilizado ou maltratado, são quase impossíveis de mudar. A sua natureza de auto-preservação e o fato de não gostarem de ser feridos os tornam muito desafiadores, é difícil recuperar esses animais e pode levar anos para modificar o seu comportamento....

 

Embora seja importante lidar bastante com seu filhote de muar, enquanto ele é jovem, você também precisará ensiná-lo a respeita-lo. Mas não confunda o amor pelo seu animal com mimos que irão comprometê-lo e torna-lo impróprio para lidar. Filhotes não precisam de disciplina severa, geralmente basta uma voz firme para corrigir o comportamento inadequado. Eles são muito inteligentes e fáceis de trabalhar e respondem maravilhosamente à manipulação humana. Sentímos tanta alegria na manipulação de pequenos muares que eu acho incompreensível que algumas pessoas nunca toquem  seus potros jovens, acreditando que de alguma forma é melhor para eles. É nossa convicção que este é o momento mais crítico e oportuno na confecção de uma boa mula. A confiança que eles aprendem, em seus primeiros anos de vida, irão torná-los mais fáceis de ensinar e mais seguros quando maduros. O vínculo com uma mula que tenha sido tratada desde o nascimento é muito maior do que aquela que foi criada sem a intervenção humana. Não existe o mesmo nível de confiança.

In other words, she must have the handling and training on her that will make her safe for the breeder and his jack and thus ensure a better chance of delivering to you that mule baby you have your heart set on. There is nothing so entertaining and delightful as a baby mule, you will be rewarded with one of the best experiences in life.
Good luck to you!

A égua que você apresentar para o criador deve estar bem adestrada. Ela deve obedecer o cabresto, deixar ser conduzida com facilidade e deve ser capaz de ficar amarrada sem recuar. Se houver a possibilidade de coices, a égua deve ser capaz de aceitar que suas pernas sejam presas. Certifique-se de que se ela for ferrada, que tenha suas ferraduras retiradas. Em outras palavras, ela deve ter o tratamento e treinamento que vai fazê-la segura para o criador e seu jumento e assim garantir uma melhor chance de ter o filhote que você quer. Não há nada tão divertido e encantador quanto uma mula bebê, você será recompensado com uma das melhores experiências da vida.

Boa sorte para você!...

Fonte: Breeding for a Mule por Marlene Malcher
www.mammothmules.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário