Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 20 de março de 2012

Jumentos sem rabo???

 

image 

Pense um pouco sobre o jogo infantil que todos nós já jogamos ou vimos em um momento ou outro - o pino na cauda do burro. Você já se perguntou onde ele poderia ter se originado?

 

Nossa aposta é em um fenômeno que ocasionalmente surge em jumentos. Alguns jumentos (não importa o tipo) nascem sem cauda, ​​ou apenas com um rabo curto. Jumentos têm caudas que se assemelham a algumas vacas - osso longo, coberto de pêlos curtos, com um rabicho cheio no final. Rabos de cavalo tem cabelo comprido cobrindo o cóccix inteiro. Os cavalos de carroça e os cavalos do carruagem no passado, muitas vezes tinham as caudas cortadas para evitar que o pêlo da cauda se enroscasse com os arreios.

 

Esse corte não é mais feito na maioria das raças, e é de fato ilegal em alguns países. Então, se você ver um jumento sem rabo, não entre em pânico. Não foi cortado - as chances são que nasceu sem ele.

 

Há cerca de 10 casos registrados nos mais de 45.000 registros mantidos pelos ADMS de jumentos com rabo-curto, ou sem caudas. Eu (Leah) possuo um deles. Existem vários sem-cauda Standard, 1 Mammoth, e pelo menos 2 minis. Jumentos que nascem sem nenhuma cauda e uma covinha no final da coluna deve ser examinado por um veterinário e, possivelmente, radiografado. Em uma conversa com o Dr. Tex Taylor, veterinario da ADMS, ele afirmou que tinha um jumentinho Mammoth que nasceu com uma covinha. Com a idade de 1 ano, este animal estava começando a mostrar a degeneração do nervo e problemas nas costas.Ele sacrificou o jumentinho. Suspeita-se que a ondulação era um fechamento incompleto da coluna vertebral, algo semelhante a Mielomeningocele em seres humanos.

 

Jumentinhos com rabos-curtos, ou até mesmo com o menor indício de uma cauda devem ficar bem - eles apenas não têm sua defesa natural contra mosca. Sabemos de apenas um dos jumentos com cauda curta que foi colocado para cruzar, e o filhote também tinha uma cauda curta. Isto indicou que alguns dos problemas da cauda pode ser genético. O resto dos animais ou não foram colocados para cruzar ou foram castrados (os machos). Meu próprio jumento "Rabbit" (WSF Devil's Advocate) nunca foi um candidato a reprodutor. Ele foi castrado com 11 meses. Ele é um castrado muito feliz, que só tem alguns centimetros de cauda. Curiosamente, ele tem cerca de 12-20 pêlos longos crescendo no final da cauda. Ele pode mover a pequena cauda (e muitas vezes ele sacode de prazer se você acariciar ele direito ...), mas obviamente não é longo o suficiente para ter uma função.

 

Este fenómeno, obviamente, ocorreu antes. Se temos 10 casos em 40 anos de registros, há que ter havido outros casos anteriores a estas. Talvez em algum lugar ao longo da linha do tempo, alguém tenha tido um jumento sem rabo ou de rabo curto, e um pai inteligente criou um jogo de festa divertido!

Já utilizamos meu jumento Rabbit para jogar "coloque o rabo no burro ao vivo". As pessoas adoraram.

Você deve tomar precauções extras em épocas com grandes quantidades de moscas se você tem um jumento sem rabo. Eles vão precisar de abrigo na sombra onde podem ficar lonje do calor e das moscas, e preferencialmente com um companheiro que esteja disposto a ajudá-lo a se livrar delas. 

Além de procurar ter certeza de que o jumento não tem nenhum problema dorsal, eles podem ser usados como qualquer outro jumento de estimação ou de trabalho. Até que você tenha certeza que o problema é congênito e não genético, nós não recomendamos uzar ele em cruzamentos. Mas não há motivos para não usar ele para montaria, como jumento de guarda, colocar arreios, etc.

Fonte: Love Longears

Nenhum comentário:

Postar um comentário