O casco frágil não tem cura, é um problema com o qual se tem que conviver e controlar. Uma das maneiras é redobrar a atenção na hora de fazer o casqueamento, e fazer com mais freqüência. Uma distância normal entre um casqueamento e outro é de até 60 dias para um animal normal. Mas um que tem casco fraco o intervalo cai para no máximo 30 dias.
Se não for dada a devida atenção ao problema, a parte lascada pode apodrecer e abrir rachadura e virar ferimento. Para conter o avanço da rachadura, o casco é queimado com ferro quente a parte atingida. Existem alguns produtos comerciais a base de biotina e enxofre que podem ser misturados na ração, numa quantidade média de 30 gramas por dia. O suplemento vai fortalecer o casco e diminuir a incidência de rachaduras.
Para evitar que o casco fique muito seco e volte a quebrar, você pode passar uma graxa própria para casco do cavalo. É parecida com aquela que a gente costuma usar pra dar brilho em sapato e pode ser encontrada em lojas de produtos veterinários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário