Sim. Os gêmeos são dez (10) vezes mais comuns em jumentos do que em cavalos. Estima-se que menos de um em cada 1000 pares de gêmeos em cavalos nascem saudáveis e vivos, em jumentos, um em cada 100 pares irão sobreviver. Gêmeos são muito mais comuns nos jumentos e ouvimos falar que pelo menos 10 pares nascem e sobreviver a cada ano nos EUA. A maioria delas são das variedades Standard e Mammoths, mas também foram registrados gêmeos em miniatura também. Em abril e maio, tivemos relatos de dois pares de gêmeos em miniatura. No primeiro par ambos nasceram vivos, mas um morreu em cinco dias. O segundo par são gêmeos fraternos (ambos machos, mas diferentes na cor e manchas) e ainda estavam vivos depois de duas semanas (nascido em 27-04-01). Embora alguns gêmeos parecem ser idênticos, muitos dos casos são gêmeos graternal (de cores diferentes, ou pares masculino / feminino).
Èguas prenhês de muares também podem ter gêmeos, e a probabilidade de gêmeos sobreviventes é maior do que uma égua carregando potros.
Há também cinco casos registrados de éguas que deram à luz a um potro e um muar ao mesmo tempo. A égua foi cruzada com um garanhão, pensaram que não estava prenhê e fou cruzada com um jumento. Supresa! Ela ficou prenhê das duas cruzas, um fenômeno bastante incomum ocorreu!
Ao contrário do que acontece com o gado, uma fêmea que divide a barriga com um macho não nasce estéril. Isso é chamado de síndrome freemartin, e é comum em bovinos, onde a novilha é estéril devido a uma sobrecarga de hormônios masculinos do gêmeo. Não é o caso em eqüinos, e muitas éguas gêmeas tiveram potros - às vezes gêmeos, às vezes não.
Fonte: Love Longears
Nenhum comentário:
Postar um comentário